12 Pratos típicos italianos

Uma das culinárias mais apreciadas do mundo é a italiana. Ela é irresistível e possui diversas opções, não é formada somente de massas não. Uma comida bem preparada, deliciosa e com um tempero que fica sempre em nossas cabeças.

Com isso listei vários pratos italianos para vocês apreciarem enquanto estiverem na Itália. Apresentarei entradas, pratos principais e sobremesas. Então tente experimentar mais de um em um único dia. Além do mais, na Itália, eles tem costume de comer em etapas: entrada, prato principal e sobremesa. Diferente do Brasil que a gente junta a salada com batata frita, arroz, feijão, bife e a banana frita, tudo no mesmo prato. Então segue abaixo a lista:

 

1. Risotto

Um dos pratos italianos mais deliciosos é o Risoto. Ele surgiu no norte do país. E consiste em fritar cebola e arroz na manteiga e aos poucos ir adicionando ingredientes que irão encorporar o prato. Há muitas opções a serem feitas de risotos, mudando o tipo de arroz e também alterando os ingredientes colocados. É possível encontrar risotos de carne e vegetarianos, alguns de queijo, outros que contam com frutas. Então não deixe de experimentar uma das opções.

 

2. Lasagna

Com certeza esse é um dos meus pratos preferidos na Itália. Eu amo uma lasanha bem feita, então experimentar uma em solo italiano é algo que precisam fazer. O prato é considerado uma assa e é formado por várias camadas de massa, intercaladas com algum recheio/molho e queijo.

 

3. Ciabatta

Esse é um pão branco de origem italiana. Ele é uma mistura de farinha, fermento e água. E leva o nome traduzido “chinelo” pois se assemelha ao formato de um, pois ele é achatado. O pão é bem gostoso, tem um miolo bem molinho e aerado.

 

4. Focaccia

A Focaccia também um pão italiano, que surgiu em Gênova. Ele é achatado, difícil ter mais do que 2 cm de altura e é bem macio. Na maioria das vezes, em cima da massa é coberto com sal grosso, azeite e alecrim. Outras vezes você verá com alguns ingredientes diferenciados, como tomates, presunto, queijo, etc. É uma ótima opção para café d manhã, entrada e aperitivo.

 

5. Bruschetta

A bruschetta também é bem conhecida no Brasil, mas claro que precisam experimentar no momento que estiverem na Itália. Pois a origem do prato é de lá, então as receitas desse prato são tradicionais e deliciosas. Você encontrará facilmente a receita original que consiste em torrada, alho, pimenta, azeite e sal. Todavia há muitas outras opções que podem escolher, como com tomate e manjericão, que é a minha preferida.

 

6. Carpaccio

Diz a história que o prato surgiu em Veneza com um cliente que disse que só podia comer carne crua de acordo seu médico. Se tornando em uma receita típica e que parecia uma obra de arte de Vittore Carpaccio. O prato consiste em unir carne crua fatiada de forma fina, sendo essa bem temperada.

 

7. Gnocchi

O nhoque é uma massa deliciosa, criada há séculos atrás. Antigamente era feito de semolina, todavia atualmente é feito de batata. Essa massa é misturada a um molho maravilhoso e saboroso, deixando o prato suculento e ainda mais gostoso.

 

8. Pizza

Sabemos que a pizza não surgiu na Itália, mas foi em Nápoles que ela se desenvolveu e ficou ainda mais aprimorada. As pizzas servidas no país normalmente são de borda grossa e cobertura fina. Existem diversos sabores, mas os mais tradicionais são a margherita e a napolitana.

 

9. Tagliatelle al ragu

Esse seria o nosso famoso macarrão à bolonhesa. Então consiste em uma massa achatada com molho de ragu de carne. Vocês precisam experimentar e tirar suas próprias conclusões, digo isso porque tem quem não goste muito do jeito italiano. E preferem aquela maneira brasileira de se fazer esse prato. Eu gosto tanto do nosso, como do italiano. Uma curiosidade sobre esse prato é que o apelido desse prato é “A Gorda”.

 

10. Arancino

O arancino é para o italiano, o mesmo que a coxinha é para nós. Ou seja, muito amor. O arancino é um bolinho de arroz recheado e frito. Existem muitas opções de recheios, sendo o mais tradicional de ragu de carne. Só que eu amei o de tomate, o de queijo e o de berinjela também. Você verá ele por todo o país, mas na região da Sicília verá em todos os lugares mesmo. Isso porque foi ali que surgiu o prato.

 

11. Gelatto

Com certeza essa será a comida em que você mais irá comer na Itália. E o melhor irá repetir muitas vezes. Além do mais quem não gosta de um bom sorvete? O gelatto italiano é famoso no mundo inteiro e há muitas sorveterias espalhadas por suas cidades, e com muitas opções de sorvestes. Eu indico comerem o de frutas vermelhas e o pistache. São ótimos.

 

12. Tiramisú

Para fechar nossa lista, não podia deixar de mencionar essa sobremesa italiana espetacular, o Tiramisú. Uma sobremesa que mescla café, creme de leite, bolacha champanhe e licor. Nas receitas mais tradicionais também é usado queijo tipo Marcarpone que dá um toque a mais na sobremesa.

 

Existem mais inúmeros pratos italianos, então o importante é se esbanjar e se deliciarem em várias opções. Até mesmo se não estiverem indo à Itália, tente reproduzir algum desses em casa. O que precisam é experimentar essas maravilhas.

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!