5 Obras de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro

Um dos mais renomados arquitetos brasileiros foi Oscar Niemeyer. Quando falamos dele, logo pensamos nos maravilhosos prédios de Brasília, mas você sabia que ele também fez algumas obras no Rio de Janeiro?

Isso mesmo, seu legado também está presente no Rio de Janeiro e é possível conferi-las de pertinho quando estiverem na cidade. Veja 5 obras que há na cidade:

 

1. Sambódromo da Marques de Sapucaí

Alguns nunca imaginaram que a famosa Sapucaí foi um projeto dele. E sim, a sede de um dos maiores carnavais do mundo foi projetado por ele. O local foi inaugurado em 1984 e recebe o Desfile das Escolas de Samba do Rio. Um dos destaques do local é a Praça da Apoteose, lugar no qual o desfile é disperso.

 

2. Casa das Canoas

Essa casa foi projetada em 1951 e foi a própria casa de Oscar Niemeyer por aproximadamente 8 anos de sua vida. Ela é considerada um marco da arquitetura moderna no Brasil. A casa está situada ao meio da Floresta da Tijuca e seu jardim foi um projeto de Burle Marx, que aproveitou a mata atlântica nativa que ali está presente em abundância.

 

3. Palácio Capanema

O Palácio de Capanema foi inaugurado em 1945 para ser a sede do Ministério da Cultura e Educação. Além das mãos do grande arquiteto, houveram outros renomados artistas que tem um toque na obra, como a liderança do projeto foi realizada por Lúcio Costa, os jardins foram feitos por Burle Marx e os azulejos utilizados em um painel na obra são de Cândido Portinari.

 

4. Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Isso mesmo, esse museu está situado na cidade vizinha, Niterói. Um local que realmente encanta a todos, devido seu desenho se assemelhar a um disco voador. O local foi implantado sob um platô na praia de Boa Viagem e age como museu, com diversas exposições permanentes e temporárias. Dentro do local fica um restaurante muito procurado, devido ter uma vista incrível do Rio de Janeiro.

 

5. Hotel Nacional

Infelizmente o Hotel Nacional encontra-se fechado. O mesmo foi abandonado, foi reaberto em 2016 e está fechado novamente. Ele teve seu auge nos anos 70 e 80, sendo um dos principais hotéis da cidade. Ali aconteceram muitos eventos importantes na cidade. Todavia não há planos para reativá-lo.

 

Essas são apenas cinco obras de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro. Ainda há muitas outras que você pode visitar, como o Teatro Popular, o Centro de Memória Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer e a Reserva Cultural de Niterói.

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!