8 Vulcões ativos no mundo para você visitar!

Alguns acham vulcões assustadores, outros acham fascinantes e você o que acha deles?

Eu me enquadro no grupo das pessoas que sempre sonharam em ver um de perto e depois que viu quer ver muitos outros. Ao vê-lo fico pensando no começo do planeta terra, que deviam existir muitos e muitos em diversas regiões do mundo. Só que eu não seria louca de morar perto de um vulcão ativo, que pode explodir a qualquer momento, como várias pessoas fazem. Então se você tem interesse de morar perto de um, ou pelo menos visitar de pertinho um vulcão ativo, esse post é para você. Pois listei 8 vulcões ativos pelo mundo que você pode ver de perto.

 

1. Etna – Itália

O Etna é o maior vulcão da Europa que está ativo. Seus registros vulcânicos são bem recentes e ele é monitorado muitas vezes ao ano, pois assim verificam as suas explosões. Ele está localizado em Catânia, uma grande cidade da região de Sicília. Na região há cerca de 1 milhão de habitantes que no inverno esquiam nas neves que o cobre e no verão sobem para desbravá-lo. Muitos turistas também fazem isso, já que ele é uma atração turística local.

 

2. Vesúvio – Itália

Com certeza o Vesúvio é um dos vulcões mais famosos do mundo. Ele já chegou a destruir várias cidades ao seu redor. Pompéia e Herculano é um exemplo de ruínas realizadas por ele. Ele entrou em erupção pela última vez em 1944. Atualmente próximo a ele moram cerca de 3 milhões de habitantes e com as tecnologias atuais é possível saber se o mesmo começar a entrar em atividade. Ele está localizado próximo a uma das maiores cidades da Itália, Nápoles. E é possível visitar a cratera do vulcão, os passeios de vans sai da estação de trem de Herculano. As vans levam até determinado ponto, depois terá que subir a montanha a pé.

 

3. Colima – México

Nesse caso não é apenas um vulcão ativo, mas dois. Então o chamamos de Complexo Vulcânico de Colima. Ele conta com um dos vulcões mais ativos da América do norte. Esse entrou pela última vez em erupção poucos anos atrás de forma grave. Suas nuvens atingiram uma área de aproximadamente 200km de distância. Após essa explosão houveram outras emissões de gás e cinzas. Ele possui quase 4.000 metros de altura e em sua região moram cerca de 500 mil habitantes. Devido suas explosões recentes não é aconselhado nem permitido subir o mesmo, mas em seus arredores há muitas atividades ao ar livre e de natureza que podem ser feitas.

 

4. Osorno – Chile

Localizado na região de Los Lagos no Chile está o Vulcão Osorno. Um vulcão ativo, mas que apresenta suas últimas atividades vulcânicas muitos anos atrás, em 1869. Suas encostas são praticamente toda coberta por geleira, devido sua altitude de quase 2.700 metros de altura e por estar situado no sul do Chile. Próximo a ele moram cerca de 500 mil habitantes. Durante o inverno, o local é muito usado para prática de esqui. Já no verão é possível subi-lo de teleférico e descer com este ou tirolesa. Você não chega com esses até o extremo topo, mas já em um ponto que consegue ver crateras secundárias. Para chegar na cratera principal há caminhadas guiadas.

 

5. Vulcão Villarrica – Chile

Para mim, esse vulcão é destinado aos “doidinhos de plantão”. Isso porque ele teve sua última erupção recentemente, em 2015. E mesmo assim muitas pessoas procuram subi-lo. Para chegar em seu topo é necessário fazer um trekking de 3,8 km, uma média de 4 horas.  Ele está localizado dentro do Parque Nacional Villarrica, próximo a Pucón e é um dos vulcões mais ativos da América do Sul. Em seus arredores moram cerca de 100 mil pessoas.

 

6. Sakurajima – Japão

O Vulcão Sakurajima está localizado na cidade de Kagoshima, que possui aproximadamente 600 mil habitantes. O mais interessante é que este vulcão está em erupção desde 1955. Com isso, os japoneses que moram nos arredores fazem procedimentos testes de evacuações regularmente e possuem alguns abrigos, caso o mesmo venha a realmente explodir. Suas cinzas saem constantemente e chegam a subir 5km de altura. Ele se tornou um atrativo no sul do país e muitos turistas vão até o mesmo para conhecê-lo. Ao redor dele há diversos atrativos, como águas termais, trekkings e muito mais. O principal atrativo é uma das suas antigas entradas que ficou quase toda soterrada pela lava e depois que esfriou só é possível ver parte de cima do portão.

 

7. Monte Merapi – Indonésia

Você sabia que a Indonésia é o país que mais tem vulcões no mundo? Portanto será praticamente impossível você visitar o país sem ter um vulcão por perto. O mais ativo atualmente está localizado na ilha de Java, esse é chamado de Monte Merapi. Essa região é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo. Ele já veio a matar muitas pessoas e está constantemente em atividade. É possível ver fumaça sair dele todos os dias. Sua última erupção foi agora em 2018, fazendo com que muitos moradores dos arredores deixassem suas casas. É possível subir até o topo através de uma longa caminhada. Ao decorrer dela vocês verão muito destruído pelas lavas. Não é recomendado permanecer muito tempo no local, pois a fumaça vulcânica é tóxica e prejudicial a saúde humana.

 

8. Monte Nyiragongo – República Democrática do Congo

Esse é um vulcão único, em sua cratera há um lago de lava semi permanente. Isso, pois ele foi formado por dois vulcões sobrepostos. Sabe aquela cena de filme, em que o vulcão racha e escorre lava rapidamente. Então quando esse vem a se romper, sua lava chega a descer a 100 km/h. Assim aconteceu em 1977, nessa época ele destruiu muitos povoados e cidades pelo caminho, incluindo Goma (cidade com quase 1 milhão de habitantes). Sua última erupção foi duradoura, começou em 2002 e só parou em 2014. Ele deixou mais de 120 mil pessoas desabrigadas nesse período. O parque nacional em que ele está inserido atrai turistas anualmente e é possível subi-lo através de um pesado e difícil trekking. Deve dormir no alto do vulcão para depois regressarem.

 

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!