Amazônia e seus animais!

A Floresta Amazônica além de ser a maior floresta do mundo, ela é o local com mais espécies e também com o maior número de animais concentrado. Então no post de hoje falarei sobre a fauna maravilhosa que ela possui.

Devido sua variedade de espécies e grande número de animais, ela impressiona pessoas do mundo todo. Eu acredito que até chega a atrair mais pessoas de fora do que os próprios brasileiros e isso é uma pena, porque o lugar é riquíssimo.

Existem diversos tipos de animais, como mamíferos, peixes répteis, anfíbios e insetos. Devido nessa floresta estar situado o maior rio do mundo, entende-se que ali se encontra a maior diversidade de peixes do mundo. Atualmente é impossível falar o número exato de animais que vivem na floresta, porém há a estimativa que seja mais de 3 milhões de animais. Dentro desse número é interessante analisar que existem mais de 300 espécies de mamíferos vivendo ali, mais de 1.300 espécies de pássaros e mais de 3.000 espécies de peixes.

Se referindo aos peixes, os que estão presentes em maior abundância e também que se localizam mais próximo das principais cidades do Amazonas são das espécies: Tucunarés, Piranhas, Surubins, Tambaquis, Pirarucus, Traíras, Pacus, Corvinas, Pintados, Lambaris, Dourados e Jaús. Alguns não sabem enquadrar o próximo animal que vou citar devido saber que existem muitos na região, mas de acordo o seu nome ele é um peixe, mas na verdade ele é um -mamífero de água doce, então você poderá encontrar o Peixe-boi pela Amazônia. Eu vi e eles são enormes e lindos. Outro mamífero aquático que está muito presente na Amazônia são os botos e esses podem ser de diversas espécies. Já remetendo aos mamíferos definitivamente o que mais encontrará são várias espécies de primatas, os macaquinhos dominam o lugar. Até em minha experiência por lá, foi o animal que eu mais vi. Todavia é possível encontrar, onça pintada, onça preta, jaguatirica, anta, capivara, lontra, ariranha, tatu, veado, lobo guará (animal que representa o meu estado Paraná) e muitos outros tipos de mamíferos habitam por lá.

Os répteis também predominam várias áreas, então será fácil você ver alguns deles por lá, como jacarés, tartarugas e cobras. Dizem que existem muitas cobras na região e podem ser encontradas facilmente as: Cascavel, Sucuri e a Jararaca. Eu achei que seria o primeiro animal que eu veria por lá e voltei sem ter visto uma cobra se quer. Não que eu fiquei desapontada, mas eu achei que veria muitas, então não é tão fácil de ver como eu pensava.

Outro tipo de animal que devo abordar são os anfíbios e esses sim você escuta a noite toda no meio da floresta e tenha certeza de que verá pelo menos um, porque sapo e rã foi feito para pular em você. Brincadeirinha, mas eu cheguei a ver até um sapo-boi gigante. Agora um tipo de animal que você verá e ficará admirado com todos que passam são os pássaros. Até quando passava um urubu eu tava achando bonito, mas são diversas as espécies e grande parte encantadoras. Na região é possível ver papagaios, araras, maritacas, pardais, tucanos, gaviões, corujas, garças, quero-quero e muitos outros que estarão a todo momento voando de um lado a outro.

Claro que eu iria finalizar os animais com aquele nosso amigo querido, o mosquito. Esse está em toda parte, de vários tipos, cores e tamanhos. Quando você acha que está a salvo, doce ilusão, terá um ali para te acompanhar. Mas os mosquitos estão dentro do grupo de insetos e outros que eu vi por lá foram, mutucas, formigas, abelhas, marimbondos, vespas, besouros e cupins. Para quem tem pavor de barata já aviso que não vi nenhuma. Fato que deve ter, mas eu não vi. Outro tipo de animal que encontrei até que bastantinho pela floresta foram as aracnídeas, isso mesmo eu vi muitas aranhas e teias em muitos lugares da floresta.

Agora eu vi apenas uma espécie que poderia não ser vista ali no meio daquela floresta exuberante, a minha (incluo eu mesma), o homem. A cada momento nós vamos matando e não preservando esse local maravilhoso e muitos animais acabam entrando em extinção. Não só pelo ser humano matarem os animais, mas também pelo fato de nós acabarmos com o habitat natural deles, que eles precisam para sobreviver.

 

Então eu trouxe para vocês uma lista com 10 animais em extinção da Floresta Amazônica, talvez ainda tenham muitos no Pantanal, porém estou falando aqui da Amazônia em si:

 

1) Arara Vermelha 

 

2) Tucano de Bico Preto

 

3) Onça Parda

 

4) Uacari Branco

 

5) Mico Leão Dourado

 

6) Sauim de Coleira

 

7) Tamanduá Bandeira

 

8) Cachorro Vinagre

 

9) Tatu Canastra

 

10) Surucucu

 

Chega a ser triste em saber que o ser humano vem acabando com essa floresta magnífica não? Porém espero que as próximas gerações venham mais conscientes e ajudem cada vez mais a preservar esse local impressionante.

 

Salve esse post no Pinterest!

 

Comments

comments

Deixe um comentário