Areia que Canta

Se você nunca ouviu falar na Areia que Canta, saiba que você está perdendo uma “fofura” de passeio.

Quando eu decidi ir para Brotas, o passeio que não podia faltar em meu roteiro era a Fazenda Areia que Canta. O local funciona como hotel fazenda, onde é possível se hospedar e desfrutar completamente do lugar. Porém lá também acontece um dos principais passeios da cidade, que é assistir o canto da areia.

Nesse momento você está perguntando: Como assim uma areia que canta? Sim ao você pegar a areia com as mãos e esfrega-las, sai um som. Se você souber administrá-lo o som sai bem bonito e afinado (não foi o meu caso) hahaha. Agora se você está pensando que toda a areia faz isso, aviso que não. Eu também pensei assim e tentei com outras areias e nada do som sair.

Ir até uma fazenda assistir uma areia cantar não tem cara de ser um programa divertido. Mas a atração não acaba por aí. Na verdade o local possui algumas lagoas (não sei se posso chamar assim), que são formados por olhos d’àgua. Vou falar um pouco sobre geografia e, por favor, leia, porque é bem interessante.

Existem pelo mundo alguns aquíferos – formações geológicas que armazenam água subterrânea –. O Brasil possui a maior parte do conhecido Aquífero Guarani, esse também está presente no Uruguai, Argentina e Paraguai. Ou seja, em algumas partes do Brasil tem muita água no abaixo do solo. E tem lugares no Brasil que elas saem através de olhos d’àgua, uma delas é em Brotas – SP e é a areia dessa “lagoa” que canta.

É um passeio bem interessante, mas como sabem sou sincera e achei caro! O valor é R$ 90,00 por pessoa e é necessário fazer reserva via telefone ou e-mail com o local. A minha dica é ir pela manhã. Por mais que não possa colocar os pés no fundo da lagoa, isso ainda acontece muito. Então acaba que a areia vai subindo e ela não fica tão transparente.

Eu marquei para ir às 09h da manhã e foi ótimo. O meu grupo foi a primeira equipe a descer até lá para fazer a flutuação. Imaginem um lugar encantador, onde a água reflete a vegetação em volta e é transparente de tudo, então esse é o lugar. A temperatura da água é sempre em torno de 16°C, então é fria e você acaba não ficando muito dentro do local. Podem entrar até no máximo quatro pessoas por vez, crie a coragem logo e seja um dos primeiros a desfrutar essa maravilha da natureza.

Ao sair da lagoa, o passeio ainda continua e os guias te levam até as cachoeiras da fazenda, onde podem pular e nadar. O caminho é tranquilo e agradável, mas não imaginem que a água será transparente como a da areia que canta, pois você estará enganado. O rio é barrento, então a água fica amarronzada, não que seja sujo, mas não é tão bonita de ver quanto a que você viu anteriormente.

Quando finalizarem essa trilha, eles te levam de volta a fazenda. Lá você poderá usufruir parte da estrutura da fazenda que consta com piscinas naturais, fazendinha, museu, restaurante, redário, tirolesa, etc.

Se estiverem indo para Brotas ou cogitando ir para lá, mesmo tendo um preço puxado incluam esse passeio. Reserve apenas meio período para o local, acredito ser tempo suficiente para conhecê-lo.  Agora se estiver com crianças com certeza vão, elas irão amar e saibam que vocês podem ficar o dia todo, porque elas irão aproveitar muito o lugar. Mas não percam a oportunidade de ver essa obra da natureza que se forma em  nosso país.

Mais informações:

Hotel Fazenda Areia que Canta

Rodovia Eng. Paulo Nilo Romano (SP 225), Km 124,5

Cep 17380-000 | Brotas – SP

Telefone: (14) 3653-1382 / (14) 3653-2465

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário