Bóia Cross Duto do Quebó

Quando pesquisei sobre Nobres vi que existiam várias opções de Bóia Cross na região. Analisei todas com carinho e optei em fazer o Duto do Quebó. Claro que irei compartilhar com vocês essa experiência.

Esse passeio é muito diferente dos demais que acontecem na cidade, em que na grande maioria fazem flutuações em rios de águas transparentes e vê muitos e muitos peixinhos. Nele você terá um pouco de emoção e diversão. Nós casamos esse passeio com o Reino Encantado, já que ele ficava em mesma direção. Como não pega internet móvel na região, pegamos um mapa na agência da Pousada Bom Jardim que nos guiou até os atrativos. E se seguir o mapa não tem erro, sem contar que a estrada é MUITO bem sinalizada.

Mas para melhor entenderem, da Vila de Bom Jardim até o local do bóia cross tem aproximadamente 30 km. Sendo parte em rodovia asfaltada, mas a maior parte em estrada de terra. Todavia a estrada não é muito ruim, bem tranquila de ser percorrida. Com certeza indico fazerem esse passeio se estiverem de carro na região, se não infelizmente ele não é viável.

Quando chegamos no local, vemos que na lateral fica o estacionamento. Ali deixamos o carro de forma gratuita. Entregamos os vouchers, esses que já tinham sido fechados na agência e Pousada Bom Jardim, pelo valor de R$ 80,00. Então foi só necessário entregar e partir pegar os equipamentos e ouvir as instruções.

Os funcionários do local nos entregam um capacete e um sapatinho de borracha. Para aqueles que quiserem há colete salva vidas, mas não é obrigatório, ainda mais porque o rio não é profundo e tem em média 1 metro de profundidade na área em que fazemos o passeio. Então se quiser que o rio esteja mais cheio, não vá em época de seca. Mas mesmo assim nos divertimos do começo ao fim. Eu senti a falta de termos um farolete na cabeça. Somente o guia utiliza o farolete, então se você tiver: leva!

Depois pegamos as bóias e seguimos rumo ao rio. Nosso grupo era muito grande, 12 mulheres e tinha mais 3 casais fazendo o passeio. Então era muita gente no rio e a diversão estava garantida, com muitas risadas e tromba, tromba de bóias.

Durante o percurso há partes com emoção, em que formam mini corredeiras que te levam mais rápido. Em outras é bem tranquilo e só basta deixar a correnteza te levar. Ao irem para às margens utilize os pés para se afastarem e evitem ficar nesses locais, porque todos sabemos que esse é o lugar das nossas amiguinhas cobras. Porém não vi nenhuma no passeio. Só que quando eu perguntei para o guia “Tem muita cobra aqui?” a resposta dele foi sorrindo “Tem, sim!”. Então evite às margens.

A água do rio é escura, então não conseguirá ver os peixinhos que por ali nadam, mas podem admirar a natureza e vegetação que cerca o passeio. Realmente linda. Toda a travessia tem duração aproximada de 50 minutos e extensão de 1.800 metros. Com nosso grupo foram dois guias. Sempre há o acompanhamento de um guia, para ajudar nos momentos que encalhamos nas pedras.

O momento mais esperado do passeio e que eu amei é quando no meio da descida no rio, você passa dentro de uma caverna, a Caverna do Cerquinha. Nesse trecho você vai sem ver nada, só ao som da correnteza do rio e de muitos MORCEGUINHOS que ali vivem. Isso mesmo, dentro dessa caverna há muitos morcegos, esses são inofensivos e herbívoros. Mas em alguns momentos podem sentir eles voando perto de vocês e se tiver “sorte”, pode receber a “cagada” de um deles. O guia estará com um farolete que iluminará o teto, para que veja muitos desses bichinhos. Além de admirar os bichinhos, você poderá apreciar as formações rochosas da caverna . O local é formado por 280 metros de calcário. Como estávamos em muitas pessoas e muitas com medo dos morcegos, os guias resolveram não parar e descer das bóias. Todavia é comum eles fazerem isso com os turistas.

Ao fim do passeio há uma corda delimitando o espaço, para que você se segure e não continue rio abaixo. Quando saímos do Rio havia um caminhão esperando por nós. Na verdade era um pau de arara, uma caminhonete em que na carroceria colocam bancos e levam o pessoal e as bóias de volta para o lugar onde começamos o passeio.

Eu adorei o passeio, ainda mais porque estávamos em uma galera. Confesso que um guia foi simpático e o outro em minha opinião foi péssimo. Parecia que estava tendo que aturar a gente sabe, bem chato a situação. Só que talvez vocês peguem o simpático. Não deixem de ir por causa disso.

Mais Informações:

Bóia Cross Duto do Quebó

Telefone: (65) 3102-2018 / (65) 99989-7968

E-mail: contato@pousadabomjardim.com

Site: Pousada Bom Jardim

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!