British Museum

O Museu Britânico é chamado de British Museum em Londres e é uma parada obrigatória aos amantes de história.

Desde a entrada você já se impressiona, pois sua arquitetura é  maravilhosa. Quanto mais entra, mais maravilhado fica. Em minha opinião ele é o museu mais bonito de Londres em questão arquitetônica. Vale a pena visitá-lo e passar um tempo admirando o Grande Átrio que fica no centro do museu. Ele possui um teto de cristal no qual está a sala de leitura da Biblioteca Britânica. Todavia ele não chama a atenção apenas por sua estrutura, mas também pelo seu amplo acervo.

O museu começou a ser criado em 1753, mas realmente abriu as portas ao público em 1759. Iniciou com o projeto do colecionador Hans Sloane que queria um local para manter sua coleção após sua morte. Ele possuía mais de 80.000 itens, sendo 40.000 livros e antiguidades da Grécia, Egito, Oriente Médio, Roma e América.

Quando inaugurado, o museu não ficava no local atual e sim a Casa Montagu (mansão do século XVI), com o decorrer do tempo o local começou a ficar pequeno, pois suas coleções vinham crescendo. Foram chegando cada vez mais peças e itens históricos, que comovido com isso o rei George IV em 1823 cedeu a biblioteca do seu pai para disporem o acervo.

Em 1852 foi concluída a construção de um prédio ao museu, no mesmo local em que ele está hoje. Todavia em 1887 muito da coleção foi transferido ao Museu de História Natural, pois não cabia mais no local. Outro local que tornou-se independente do museu foi a Biblioteca Britânica, mas isso só ocorreu em 1973.

 

Atualmente está exposto mais de sete milhões de objetos vindos de todas as partes do mundo. O interessante é que o museu é separado de acordo os continentes e países de quais os itens são. Lá você verá muitos tipos de obras, desde medalhas e moedas de época, esculturas, vestuários, louças, itens de casa, pergaminhos, jóias e muito mais. Uma das partes em que mais gostei de ver foi a parte do Antigo Egito, um acervo excepcional.

Ele recebe mais de 6 milhões de visitantes por ano, sendo o terceiro museu mais visitado do mundo. Então não fique sem conhecê-lo, vá e aproveite. Se for passear com calma, saiba que ficará um dia inteiro por lá ou dedique pelo menos à tarde toda.

 

Valores e Horário de Funcionamento 

O museu tem entrada gratuita e abre diariamente das 10h às 17h30, mas algumas partes do museu nas sextas fecham as portas às 20h30m. Em alguns dias do ano, ele fica fechado, esses são: 1° de janeiro, sexta feira santa, 24, 25 e 26 de dezembro.

 

Como chegar

Eu indico a andarem em Londres com transporte público, dessa forma vá ao museu de metrô ou de ônibus. A estação de metrô mais próxima é a Holborn. Essa está nas linhas Central e Piccadilly. Agora os ônibus que chegam perto do museu são as linhas: 1, 7, 8, 10, 14, 19, 24, 25, 29, 38, 55, 73, 98, 134, 242 e 390.

 

Mais informações

British Museum

Endereço: Great Russel Street – Londres

Telefone: +44 20 7323 8299

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!