Cachoeira da Fumaça

Você quer ter um visual lindo da Chapada Diamantina? Então você precisa conhecer a Cachoeira da Fumaça.

Muitos acabam não indo devido sua trilha extensa, mas eu se fosse você, faria um esforcinho e iria conhecê-la. A cachoeira tem uma queda d´água de mais de 300m de altura. Talvez no dia em que visitá-la não verá a queda com tamanho completo, devido estar com pouca água no rio, mas em dias de cheia com certeza verá uma cachoeira surpreendente. Agora se você está se perguntando se mesmo sem a queda deve subi-la, te digo que sim, valerá à pena. Pois a mesma está inserida em uma maravilhosa área verde, que contam com grandes paredões rochosos e deixam o cenário perfeito.

A Cachoeira da Fumaça é considerada uma das mais altas do Brasil e está inserida no Vale do Capão, que fica na região norte da Chapada Diamantina. Seu nome foi dado, pois quando a água da cachoeira despenca, desaparece no desfiladeiro e se assemelha a uma fumaça. No dia em que fui, ela estava fraca e quando ela se tornava “fumaça”, voltava respingando em nós que estávamos no topo. Um fenômeno muito diferente e interessante de ser visto.

 

Como é a trilha?

Há duas maneiras de você conhecer a Cachoeira da Fumaça, por cima e por baixo. Eu já lhes adianto que só conheci a mesma por cima, todavia dizem que fazer a trilha por baixo é incrível.

A trilha feita por baixo indico somente para os mais aventureiros e desbravadores, já que ela tem 36km e leva de dois a três dias para ser feita. Se escolher esse percurso contrate uma agência, pois é muito necessário já que terá que acampar pela trilha.

A trilha por cima é o passeio mais comum de ser feito e é considerada de nível médio (não por mim, porque se não seria difícil hahaha) e será sobre esta que irei falar nesse post. Ela tem o total de 12km, ida e volta. Os primeiros 2km do percurso é necessário enfrentar bastante subida. Então não indico para aqueles que não possuem um bom preparo físico. Digo o mesmo para os 2km finais que vocês irão descê-la e é o momento em que seu joelho pedirá “socorro”. Então desça com cuidado para não ter problemas depois.

Sim, você irá andar muito e pelo caminho já terá vistas deslumbrantes. Só que o objetivo da sua trilha é chegar aos mirantes. Deles você verá a maravilhosa Cachoeira da Fumaça e muita natureza ao seu redor que é realmente incrível. Se tiver sorte, pode ainda admirar um belo arco íris.

 

Preciso de guia?

Lembrem-se que precisar e ser obrigatório são palavras diferentes. Então lhes digo que não é obrigatório, mas eu achei totalmente NECESSÁRIO ter um guia com você. O caminho não é sinalizado e tem lugares que observava mais de uma opção de caminhos a serem percorridos. Sem contar que se acontecer qualquer coisa com você lá em cima, não terá nenhuma ajuda para descer ou até mesmo de primeiros socorros. Outro detalhe importantíssimo é que o meu guia, maravilhoso, o Jair ficava sempre atento aos animais “perigosos” do local. Pela trilha é possível encontrar cobras e insetos que podem lhes trazer problemas, tanto que ele avisava o lugar que não podíamos ir, que possivelmente teria abelhas.

Agora sei que você deve estar se perguntando “onde consigo o guia?”. Não ache que terá guias na entrada da trilha, mesmo com alguns sites falando, pois no dia em que fui observei e não havia ninguém. Lá há sim o controle de pessoas que sobem e descem e um funcionário que lhes dá as informações necessárias sobre a trilha e cachoeira. A minha dica é já ir com seu guia desde a cidade em que você estará hospedado. Eu estava alojada na cidade de Lençóis e fechei meu passeio com a Chapada Adventure Daniel. Junto com meu grupo nos acompanhou dois guias, um que ia sempre à frente de todos e outro atrás. Ambos sempre atento a tudo que nos cercavam e super simpáticos.

 

Há banheiros pela trilha?

Quando vocês chegam no Capão, antes de começarem a trilha há um banheiro e bebedouro. Aproveite para encher suas garrafinhas de água e fazer xixi, porque depois disso será só o “Sanimato” pelo seu caminho. Isso mesmo, você precisará fazer suas necessidades pelo caminho. Leve papel higiênico, sacolinha para seus lixo. Achei super interessante que o nosso guia levava um pá com ele, para enterrar o “número 2”, se alguém fizesse.

 

Como é o banho de cachoeira?

Já vou falar logo isso para vocês, para vocês não se decepcionarem ao chegar lá. Não há banho nessa trilha. Você estará fazendo a trilha por cima, então chegará no topo da cachoeira. Se você quiser, em determinado ponto da trilha, você passa pelo rio e pode dar um mergulho. Só que como o caminho é extenso, seu banho terá que ser muito rápido e LEMBREM-SE que é para ficar perto do local onde passam e respeitar as placas de LOCAL PROIBIDO e se o rio estiver cheio nem entre, pois pode ser PERIGOSO.

 

No passeio tem almoço?

Isso depende de como você vai fazer, se for por conta própria, precisará levar alimentos para passarem o dia. Não há lanchonetes, restaurantes no caminho. Então leve o que for necessário. Esse é outro ponto positivo de ir com uma agência, já que elas lhe fornecem um lanche que será de almoço. A Chapada Adventure Daniel nos deu uma sacolinha com dois sanduíches, frutas, chocolate, bolacha, sucos naturais e mais alguns petiscos. Quando chegamos no topo da trilha paramos por um tempinho para desfrutar de nossas comidas.

 

Qual o valor do passeio?

O valor varia de acordo com cada agência, mas a entrada literalmente na Cachoeira da Fumaça é gratuita. Eles só pedem uma doação para ajudar na manutenção do local e a Brigada de Incêndio que opera ali. Se você fechar com agência em Lençóis, eles te levarão para a Cachoeira da Fumaça e a Cachoeira do Riachinho que também fica no Capão. O dia inteiro de passeio fica em torno de R$ 180,00. Porém para ter o preço certinho, entre em contato com a Chapada Adventure Daniel que eles irão te auxiliar em tudo que precisar.

 

 

Dicas importantes:

* A trilha é praticamente toda descampada, então POR FAVOR passem protetor solar.

* Eu sugiro encararem a trilha de tênis, pois há muitas pedras e com chinelo há possibilidade de escorregar.

* Leve mochila de ataque, com comidas e MUITA água.

* Cuidado ao chegarem próximo aos desfiladeiros, é muito perigoso, então não brinquem.

* Há uma foto clássica que todos fazem na pedra principal do mirante em que deitam e abrem os braços. A pessoa chega com o rosto para fora da pedra e vê lá em baixo o abismo, abre os braços e parece que está voando. Não deixe de tirá-la, mas cuidado!

 

Mais Informações:

Endereço: Cachoeira da Fumaça, Palmeiras – BA

Agência: Chapada Adventure Daniel

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário