Cachoeira do Formiga

O lugar mais lindo em que fui no Jalapão com certeza foi a Cachoeira da Formiga. Um local de beleza indescritível e que todos devem incluir em seu roteiro enquanto estiverem pela região.

O nome da cachoeira surgiu de acordo com o nome do rio, Rio Formiga. Ele está localizado em uma área particular que pertence aos quilombolas, que vivem dentro do Parque Estadual do Jalapão. Com isso, para conhecer o local é necessário pagar. O valor da entrada é de R$ 20,00. Todavia a maioria dos passeios com agências pela região já incluem o valor da entrada. Lembrando que eu fiz o passeio com a Jalapão Extremo e adorei todo o atendimento e serviços prestados por eles.

Ao chegar não há trilha a ser feita, então não terão que se preocupar com percursos longos a serem percorridos. No pátio da entrada há banheiros e uma lanchonete. E logo mais a frente, está os acessos ao rio. Os acessos são fáceis e você pode simplesmente pular no poço formado pelo rio ou entrar pelas escadas que auxiliam. A piscina natural tem aproximadamente oito metros de diâmetro e dois metros de profundidade máxima, mas há lugares mais rasos. A água da mesma é definitivamente a mais transparente em que já vi.

Ao seu redor há uma grande área verde formada por vegetação nativa. E a coloração verde das folhagens refletidas no poço d’água deixam o cenário ainda mais bonito. A água fica com um tom de azul esverdeado e aquela transparência incrível. Algo maravilhoso de ser visto e apreciado. Não deixe de mergulhar no local e por favor abra os olhos embaixo da água. Quase não é necessário de máscaras ou óculos que facilitariam a visibilidade.

No fundo do poço a areia é bem branquinha. Há locais com um pouco de algas, mas esses estão mais nos cantos do poço e pelas águas muitos peixinhos coloridos mergulham no local. Chegar embaixo da queda d’água não é tão fácil, pois ela cai com força, então tente nadar contra a correnteza. Minha dica é irem pelos cantos da água e conseguirão chegar mais fácil na queda. Tem quem suba no topo da cachoeira, porém não é aconselhado a fazer isso. A correnteza é forte e o risco de se machucarem é grande de mais.

Em relação a época que devem visitar a cachoeira, saibam que ela estará aberta durante todo o ano. Porém nos meses mais chuvosos que são de novembro a abril a água fica um pouco mais turva. Eu fui em setembro e foi maravilhoso.

 

Como Chegar

Eu novamente digo para estarem com uma agência, já que na região não pega internet. Então o uso de GPS será complicado. Outro fator é que os carros devem ser 4×4 devido as estradas serem péssimas. Todavia se forem por conta a Cachoeira do Formiga fica cerca de 30 quilômetros de Mateiros. O acesso pode ser feito pela rodovia TO-110 (estrada de terra) sentido São Félix do Tocantins.

 

Salve esse post no Pinterest

 

Comments

comments

Deixe um comentário