Cachoeira do Mosquito e Poço do Diabo

Pertinho de Lençóis na Chapada Diamantina fica uma cachoeira maravilhosa e um poço incrível, que vocês precisam conhecer. Esses são a Cachoeira do Mosquito e Poço do Diabo.

Para conhecer esses pontos há várias agências que guiam até eles, só que tem a possibilidade de ser feito por conta. Eu sempre indico irem acompanhados por guias, pois esses irão auxiliar nos caminhos e também no lugar. Sem contar que dão ótimas informações sobre a natureza e história local.

 

Como é o passeio na Cachoeira do Mosquito?

O correto é saírem bem cedo de sua pousada, rumo a Cachoeira do Mosquito. Ela está localizada a aproximadamente 40 km de Lençóis, sendo 20 km de asfalto e 20 km de estrada de terra. A estrada que devem ser pega é a BR-242 e seguir as instruções que te levam ao seu destino.

Ao chegarem na Fazenda Santo Antônio, lugar em que a cachoeira se situa é necessário pagar uma taxa de R$ 15,00 por pessoa. Se tiverem fechado com uma agência, a taxa de entrada estará inclusa (melhor se certificarem quanto a isso). Depois precisarão fazer uma trilha. Para percorrer a trilha você levará cerca de meia hora de caminhada. Uma trilha tranquila, porém com alguns lances de subida e descida. Com isso, sugiro estarem calçados com tênis.

Após a trilha, você chegará na Cachoeira do Mosquito. Uma cachoeira impressionante e ótima para banho. Ela possui uma ótima queda com 50 metros de altura e um poço se forma embaixo da queda, se tornando um lugar perfeito para um mergulho. Algo que me impressionou muito no local foi os paredões de rochas que rodeiam a cachoeira, deixando o lugar mais charmoso.

Depois de tomarem um banho na cachoeira, vocês podem ir até o mirante que há no lugar. O Mirante da Cachoeira do Mosquito possui uma vista maravilhosa. Tem como ir nele antes da cachoeira, então a ordem de exploração do lugar deixo para vocês decidirem.

Quando se vai com agências, normalmente acabam almoçando na fazenda que está a cachoeira. No local eles servem uma comida caseira e saborosa. Um almoço ótimo e com muitas opções, mas claro que as que ganharam a minha barriga foram os tradicionais arroz e feijão. Depois do almoço vocês seguem para o próximo local a ser desbravado, o Poço do Diabo.

 

Qual o motivo do nome da cachoeira?

Sei que ao decidirem conhecer essa cachoeira, vocês já separaram o repelente e já começaram a passar o mesmo pelo corpo. Não é mesmo?! Claro que indico levarem repelente, mas saibam que o lugar não tem esse nome por ter muitos mosquitos. Na verdade, o nome veio devido os diamantes. A cachoeira foi um ponto de garimpo e encontraram na cachoeira muitas pedras preciosas bem pequenininhas. Esses diamantes eram chamados de mosquito. Então é o único mosquito que eu iria amar nesse mundo.

 

Como é o passeio ao Poço do Diabo?

Assim que saírem do almoço na fazenda em que está a Cachoeira do Mosquito, vocês seguirão ao Poço do Diabo. Esse está localizado a aproximadamente 40 km do local onde estará, sendo o caminho em rodovia de asfalto. Em um determinado momento chegamos perto do Rio Mucugezinho e ali foi necessário começarmos uma trilha fácil. Ela possui muitos desníveis, então continuem com o tênis por aqui. A trilha acompanha a margem do rio e no caminho você já vai se deparando com algumas piscinas naturais.

Depois de andarem um pouquinho, vocês já verão a Cachoeira do Poço do Diabo. Um lugar incrível, ótimo para banho e perfeito para se passar um momento do seu dia. É possível no lugar praticar rapel e ter um pouco de adrenalina saltando de rochas mais altas. Se vocês forem os amantes de aventuras e decidirem cuidado, explore antes o poço para saber onde será as áreas mais profundas, no qual pode pular. Pois podem acabar sofrendo acidentes se saltarem em áreas rasas. Depois de lá é só se organizarem e voltarem aos automóveis para regressarem a cidade de Lençóis.

 

Salve esse post no Pinterest!

 

Comments

comments

Deixe um comentário