Cachoeira Serra Morena

A Cachoeira Serra Morena é um dos atrativos que você não pode deixar de conhecer enquanto estiverem na Serra do Cipó em Minas Gerais.

Tive a oportunidade de conhecer a Serra do Cipó esse ano e tracei algumas cachoeiras e locais que queria conhecer na região. Uma delas era a Cachoeira Serra Morena, que na verdade acho errado chamá-la assim e para mim o correto seria no plural, já que há a Serra Morena I e a II.

Fui visitá-la pela manhã, pois queria aproveitar ela com tempo. Mas já aviso que ela está aberta todos os dias da semana das 08h às 18h. Fui até ela de carro e já aviso parte do caminho é em estrada de terra e não é das melhores não. Em muitos trechos só é possível passar um carro e as “pontes” pelo caminho dão até medo de passar, parecem que vão despencar. Mas deu tudo bem e ao chegarmos paramos o carro no estacionamento do local.

Ficava um funcionário do estabelecimento logo na entrada, anotando a placa do carro e recebendo o valor de R$ 30,00 por visitante. Próximo ao estacionamento fica os banheiros femininos e masculinos, esses não possuem ducha, mas há espaço para se trocar caso necessário. Ao lado está situado o restaurante, muito bonito e amplo, todavia ele só abre aos finais de semana. Eu fui em uma quinta feira e peguei o mesmo fechado. Em frente a ambos fica um lago com patos e outros pássaros, muito lindo de ser visto. Do local é possível avistar as casas dos moradores, mas não é permitido ir até lá.

O funcionário explica por onde se faz a trilha e a partir dali você verá que ela é muito bem sinalizada. A trilha é bem fácil, na verdade não tem nem como se perder. Já que o caminho está muito bem demarcado. Você pode optar por conhecer a Cachoeira Serra Morena I ou a Serra Morena II primeiro. Eu optei em começar pela II, pois sabia que a trilha até lá era um pouco mais extensa.

A trilha total até a Serra Morena II deve ter levado cerca de 15 minutos, já que na parte que vai chegando nela começa uma subidinha ingrime, mas tranquila de ser feita. Como disse a trilha não é difícil e não vi necessidade de estarem de tênis. Para mim, um chinelo foi bem tranquilo. Enquanto ia subindo as pedras da trilha, íamos observando a natureza em volta que é realmente linda.

Quando chegamos no topo da trilha, já conseguimos avistar a cachoeira. Ela é grandiosa e surpreendente. Muito maior do que eu imaginava. Em sua base ela forma uma gigantesca piscina natural. Um ótimo lugar para tomar banho e passar o dia todo. Lembrando não pule das pedras no poço, pois há MUITAS pedras em seu fundo.

Só que ainda estava no alto, então para chegar nela tinha que descer, mas foi bem simples. Em volta da cachoeira são pedras, então atenção ao andar, ainda mais se estiver com crianças. Sei que elas saem correndo para tudo quanto é canto, então tomem cuidado, pois elas são bem escorregadias. Deixamos nossas coisas em um canto de sombra e ficamos nadando e nos deliciando naquela água gelada. Como no dia anterior tinha chovido, a cachoeira estava cheia e ainda mais lindas estavam suas quedas.

Depois de um bom tempo lá, vimos que o céu tinha fechado totalmente. E todo mundo começou a falar “Vamos sair, porque vem chuva. Cuidado com tromba d’água.” e não somos loucos de ficar para ver. Porém foi o tempo perfeito para sairmos e passarmos na outra rapidinho, só a admiramos e não entramos, porque a chuva estava realmente chegando. A Serra Morena I é bem menor do que a II, mas muito bonita também. E para chegar nela, nós voltamos a trilha uns 5 minutos e mudamos o percurso por mais uns 5 minutinhos.

Começamos a voltar e não deu tempo de chegarmos ao carro sem tomar um banho de chuva. Chegamos encharcados. Mas foi um passeio delicioso e que tem que ser feito, porque o lugar é incrível.

 

Como chegar

Se estiver em Santana do Riacho, você deve pegar a estrada principal MG-010 sentido a Lapinha da Serra. Na estrada verá uma placa indicando a entrada para Serra Morena, a partir daí a emoção começa. E inicia 8 km de estrada de chão. Vá com cuidado, mas é fácil de achar e podem seguir reto bastante tempo. Terá placas indicando a Serra Morena pelo caminho, a entrada fica nessa estrada mesmo.

Mais informações

Cachoeira Serra Morena

Telefone: (31) 3486-1421

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário