Cachoeiras em Penedo para você se refrescar em um dia de sol!

A cidade de Penedo no interior do Rio de Janeiro é absurdamente charmosa, por conta de sua arquitetura finlandesa. Mas saiba que além disso, ela possui muitos atrativos, como cachoeiras incríveis.

Não é porque Penedo está localizada na Serra da Mantiqueira que só faz frio na região. Há dias de muito sol e ressalta o calor. E o que melhor para refrescar do que um belo banho embaixo de uma queda d’água de cachoeira?

Para darem uma refrescada listei algumas cachoeiras que ficam localizadas próxima a cidade e o acesso é fácil. Na região há diversas outras, só que são um pouco mais distantes e demandariam mais tempo para chegar até elas. E para que ir lá, se tem essas lindezas no coração da cidade?

 

 

Poço das Esmeraldas

O local é rodeado de mata e a flora verde se destaca, com isso ela refletida na água deixa uma coloração verde esmeralda, dando o nome ao poço. Há apenas uma queda d’água não muito grande, mas que forma uma hidromassagem natural com a força da água que cai. Embaixo há um poço para banho, raso e tranquilo. Ótimo lugar para crianças. A trilha para acessá-la é muito rápida e leve. Acredito que em 2 minutos de caminhada você chega ao local e lembre-se que também não há sinalização, somente o solo pisado te leva ao poço.

 

Cachoeira das Três Bacias

Se estiver no Poço das Esmeraldas e decidir ir para a Cachoeira das Três Bacias, saibam que vocês não andaram nem 5 minutos para fazer esse percurso. Elas ficam uma ao lado da outra, porém com trilhas diferentes. A trilha da Cachoeira das Três Bacias é muito rápida e leve. Na verdade há uma pequena escada de pedras em uma parte, mas devem ser apenas 5 degraus. Bem pequena e tranquila de ser acessada, lembrando que não há sinalização na mesma, mas acredito que nem seja necessário, pois ela é muito curta. Ao chegarem na cachoeira irão se deparar com exatamente 3 poços d’água formados por pedras e é possível ir de um a outro escorregando nas pedras. O lugar é muito divertido, pois podem brincar de escorrega o dia todo. Dica coloque um biquíni velho, porque vi geral esfolando e rasgando a parte de baixo ao descer nas pedras.

 

Três Cachoeiras

Acredito que esse seja o lugar mais próximo do centro da cidade para vocês irem se refrescar. Com certeza dá para irem andando ao local, mas claro que ela é o local mais cheio de pessoas. Aliás o trem turístico da cidade passa pelo lugar para mostrar aos turistas que visitam a cidade. O local é formado por três quedas d’água deliciosas e refrescantes, com alguns poços e pequenas corredeiras. Com o local é o que mais recebe turistas há sempre barraquinhas vendendo comidas e bebidas por lá. E não há trilha para acessar o local, a rua passa ao lado do rio e das quedas.

 

Cachoeira de Deus

Para acessar a Cachoeira de Deus é tranquilo. Deve ser feito uma trilha de aproximadamente 5 minutos de nível fácil. É possível ir até a mesma de chinelo, pois não há muitas pedras soltas, nem partes muito ingrimes para ser enfrentado. A trilha não possui sinalização, mas será bem fácil de chegar no rio, pois ficam as marcas das pessoas que passam no solo. A cachoeira possui duas quedas, sendo uma pequena embaixo de cerca de 1,5m e uma grande queda d’água de 15 metros de altura na parte superior. Após essa queda grande se forma um grande poço para banho. Com certeza eu achei essa a melhor cachoeira da cidade, só que aconteceu algo comigo que me deu certo medo até de entrar em outras. Sei que é natural e na verdade ali seriam o habitat delas, mas eu vi pela primeira vez uma cobra bem grande nas pedras e senti medo. Deixarei a foto abaixo para que vejam, então toda atenção é pouca. E sei que ela não estará lá ainda quando forem, mas fiquem de olhos bem abertos.

 

 

 

Dicas importantes se forem às cachoeiras!

* Leve bastante água e se forem ficar muito tempo, um lanche também vai bem.

* Leve protetor solar e repelente.

* Recolha o lixo que fizer no local. A natureza com certeza agradece!

* Não salte das cachoeiras, há diversas pedras embaixo delas e pode ser extremamente perigoso.

* Se não gosta de ficar molhado, leve uma toalha e uma troca de roupas seca.

 

 

Salve esse post no Pinterest!

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!