Capim Dourado: a Jóia do Jalapão

O Jalapão encanta a todos com seus cenários incríveis, fervedouros, dunas, cachoeiras e muitos outros lugares. Mas a real jóia do local impressiona os turistas e o mundo todo, o Capim Dourado.

O Capim Dourado é uma panta típica do cerrado brasileiro que há em abundância no estado do Tocantins, principalmente na região do Jalapão. Todos acham que a planta é um capim, mas na verdade ela é uma espécie de “sempre-viva”, uma planta que mesmo após colhida pode ser moldada a diversos formatos. E a sua cor é o que diferencia das demais plantas, com um tom maravilhoso de dourado.

Ao pensarmos em plantações com ramos dourados incríveis que são os capins dourados, venho dizer que isso não existe. A plantação se dá em campos abertos e a planta se mistura com outras vegetações, passando despercebidas. Não é sempre que vemos as plantações e se passamos por ela, mal percebemos, devido não termos o costume de ter contato com ela. E a colheita da mesma é realizada em uma data específica do ano, de setembro a novembro. Isso pois já aconteceu a semeadura da planta.

O uso desse capim na região começou no século XX com os índios Xerente. Com o decorrer do tempo as Comunidades Quilombolas começaram a usar a técnica, sendo possível encontrar principalmente no povoado de Mumbuca. Eles foram aperfeiçoando e modernizando os itens moldados, sendo possível encontrar jóias, presentes, itens de cozinha, decorações, bolsas e muito mais. Para costurar o capim dourado, eles utilizam da fibra de outras plantas, como o babaçu e o buriti.

Você encontrará produtos realizados por artesãos locais, que utilizam de sua própria planta para realizar o trabalho. O local mais conhecido para comprarem esses produtos é na Comunidade Quilombola do Mumbuca. Essa fica próxima a cidade de Mateiros , uma das principais cidades do Jalapão. No povoado tem até uma cooperativa que vende peças de todos os artesãos juntos e tem preços tabelados. Isso devido a atividade ser de grande importância para economia e desenvolvimento local.

Se sair dessa comunidade, você poderá encontrar peças realizadas por artesãos independentes. Pelas estradas, fervedouros e povoados existem algumas barracas que vendem peças de capim dourado. Às vezes o preço estará mais elevado, mas com certeza ainda será um trabalho maravilhoso.

Eu desde novinha gostava de Capim Dourado, tive muitas pulseiras, brincos e anéis feitos com a planta. Então comprar lembrancinhas foi algo que eu fiz na região. E não deixe de comprar algum item feito manualmente com tanto carinho e de muita beleza. Sendo esses jóias do Jalapão.

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!