Certificado Internacional de Vacinação agora pode ser emitido pela internet!

Notícia boa a gente dá em primeira mão para vocês. Se vocês estão planejando viajar para um dos mais de cem países que exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), saiba que o Brasil facilitou o processo e agora é possível emiti-lo pela internet.

Na verdade o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a oferecer esse serviço online e gratuito aos seus cidadãos. Ou seja, você não precisará mais ir até algum escritório credenciado, como antes era necessário. Em muitos casos o local que devíamos comparecer era no prédio da ANIVSA, mas agora é quase tudo pela internet.

Se você mora em uma cidade grande, deve ter pensado “nossa, mas era tranquilo ir ali no escritório tirar”. Pode até ser, mas acho que evitar filas é algo que todos gostam não é mesmo? Mas a grande vantagem é para quem mora no interior e para comparecer em uma unidade de saúde credenciada precisava fazer uma viagem. Pensem no trabalho que esses cidadãos tinham antes de conseguir emitir o certificado?! Talvez uma informação que você não saiba é que atualmente há pouco mais de cem dessas unidades espalhas pelo Brasil.

 

Como emitir um CIVP pela internet

Claro que não é totalmente pela internet, além do mais, a parte mais importante você tem que fazer presencial e com muita coragem. Sim, eu sou um pouco medrosa, mas ir ao posto de vacinação e tomar as vacinas necessárias é o primeiro passo. Depois é só seguir os demais passos abaixo:

* Você deve entrar no site http://servicos.gov.br e se cadastrar. Após o cadastro você já envia uma solicitação do Certificado Internacional de Vacinação.

* Deverá esperar até 5 dias úteis, pois o processo será analisado e dado uma resposta até esse prazo.

* Depois que ele foi deferido é só imprimir o certificado e assinar o documento.

 

Continuará o processo presencial?

O processo poderá ser realizado presencialmente nas unidades de saúde credenciadas por pessoas que tem dificuldade de acesso ao processo digital. Em muitos casos: estrangeiros sem CPF, analfabetos e população indígena. Se você precisa de uma ajuda para encontrar onde ficam esses locais, vou deixar uma lista de locais credenciados   para que fique mais fácil para vocês.

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário