Cidades perto de São Paulo para um bate e volta

Quando tudo voltar ao normal, sei que muitos vão querer viajar em qualquer oportunidade. O que mais indico é viajarem para lugares próximos e dentro do nosso país, isso para ajudar a economia brasileira. Então para os moradores de São Paulo, ou para quem estiver na cidade e estiver buscando lugares perto para conhecer, esse post foi escrito para você!

São inúmeras cidades próximas a capital paulista que pode ir, fica até difícil eu selecionar algumas aqui. O melhor é que os destinos nos arredores agradam todo tipo de público, tem destinos de natureza, religioso, praias, cidades históricas, serras e muito mais. Alguns “bate e volta” dessa lista, você pode acabar estendendo e ficando o final de semana inteiro, tenho certeza que aproveitarão melhor o local, mas saibam que também dá para ir e voltar em um dia.

 

Aparecida (180km)

Vou começar com um destino religioso católico pelo qual sou apaixonada. O interessante é que não indico apenas para quem segue essa religião, sugiro a todos conhecerem. Um exemplo é quando se viajam a Paris e conhecem mil e uma igrejas católicas, porque não conhecer o maior templo católico da América Latina? Um lugar com uma história impressionante e que surgiu após a aparição de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no rio Paraíba do Sul (rio que corta a cidade) em 1717. A entrada no templo é gratuito, mas algumas partes de visitação precisam ser pagas, como mirante e  teleférico.

 

Templo Zu Lai em Cotia (30km) 

Outro lugar que podem visitar independente de sua religião é o Templo Zu Lai. Um templo budista cercado por área verde que te fará se sentir do outro lado do mundo, sem contar que irá te mostrar mais a fundo uma cultura que nós não presenciamos tanto em nosso país. Tem quem considera esse local de São Paulo por ser tão próximo, mas na verdade ele fica em Cotia, uma cidade vizinha da capital paulista e sua entrada é gratuita.

 

Paranapiacaba (60km)

Bem pertinho de São Paulo fica Paranapiacaba, uma vila inglesa que na verdade é um distrito de Santo André. A cidade se originou com intuito de ser local de residência dos funcionários da São Paulo Railway (antiga empresa de trens que operou as entradas de ferro da região). Atualmente a cidade é perfeita para ensaios fotográficos. Para aqueles que querem fazer um passeio bem turístico, há um trem que sai da Estação da Luz aos domingos às 08h30. Para mais informações sobre o trem, entre aqui. Mas aqueles que querem ir de carro, tem a flexibilidade de horário e também estará mais à vontade para explorar a cidade.

 

Socorro (105km)

Um destino de aventura na região que vocês podem conferir é a cidade de Socorro, uma cidade pequena que ganha o coração dos visitantes com suas atividades de adrenalina. Lá vocês podem fazer: rafting, boia cross, tirolesa, arvorismo, rapel, escalada, canoagem, stand up padle, etc. Além disso o local tem seu encanto na arquitetura de cidade de interior, com monumentos e casas históricas. Outra informação interessante sobre a cidade é que ela  é um dos polos fabricantes de tricôs e malhas, tendo ótimos preços, valem à pena darem uma conferida.

 

Juquitiba (75km)

Outro destino de aventura da nossa lista é a cidade de Juquitiba. Ali podem praticar tirolesa, rafting, rapel, arvorismo, canoagem, etc. Essas práticas de aventura você realiza dentro de áreas preservadas a Mata Atlântica. A atividade que mais se destaca é o rafting, pois as corredeiras do Rio Juquiá são ótimas para a prática, até sediam diversos campeonatos da região.

 

Boituva (100km)

Boituva é conhecida como a capital do paraquedismo, é um local disputado para essa prática e o lugar que mais indico fazerem no Brasil, pois os instrutores são qualificados, os aviões são todos revisados, com certeza será uma experiência memorável e de segurança. Outra atividade muito procurada na cidade são os passeios de balão que tem duração de aproximadamente 45 minutos e te levam a sobrevoar a cidade. Ou seja, são práticas que não deixarão você esquecer nunca a cidade.

 

Águas de São Pedro (185km) 

A cidade se destaca por ser uma estância hidromineral com fontes riquíssimas em enxofre, ou seja, águas termais. Dessa maneira, o que se destaca é o Parque Aquático Thermas para quem busca diversão e também suas estâncias terapêuticas para quem busca relaxamento e tranquilidade. Uma cidade linda e organizada que também possuem jardins agradáveis e que te levarão estar mais perto a natureza, como o Parque das Águas. Um ótimo destino para um bate e volta e também para um final de semana completo.

 

Holambra (135km)

Para aqueles que buscam um clima europeu, uma ótima pedida é visitar a cidade de Holambra. Parece que você será transportado aos Países Baixos. E sim o nome não é coincidência, é a junção das letras iniciais da Holanda, América e Brasil. Isso em homenagem aos imigrantes que vieram dessa região européia após a Segunda Guerra Mundial. A cidade é conhecida como cidade das Flores. Ela é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais do continente. Vale à pena visitá-la durante o ano todo, mas nos meses de agosto e setembro acontece a Expoflora em que você poderá ver em maior quantidade muitos tipos de flores e se encantará ainda mais com a cidade.

 

Campos do Jordão (180km)

Se Holambra te leva até a Holanda, Campos do Jordão te leva até a Suíça. Sua arquitetura impressiona a todos turistas que por ali passam. Sem contar que a cidade está localizada no meio da Serra da Mantiqueira, em uma altitude de 1628 metros em relação ao nível do mar. Então quando forem a cidade não esqueçam de levar algumas peças de frio, pois as temperaturas são mais baixas se comparadas a São Paulo. Sei que tem quem faça esse destino em bate e volta, mas se possível passem o final de semana, pois a cidade tem muito a oferecer e tenho certeza que irão se apaixonar por ela.

 

Embu das Artes (25km)

Um destino ótimo para um bate e volta é Embu das Artes e se eu puder indicar quando ir, digo para irem aos domingos que é o dia em que a cidade toda incorpora a vocação artística dela e sai para as ruas. O centro é tomado por artistas com seus artesanatos,  músicas, peças antigas. Aliás sou apaixonada pelos antiquários dessa cidade. Outro elemento que chama a atenção dos turistas são as igrejas, casas históricas e ótimos restaurantes.

 

São Roque (60km)

São Roque é uma cidade pequena que atrai os turistas pela famosa Estrada do Vinho, uma estrada de 10 km de extensão repleta de vinícolas com ótimas infraestruturas e maravilhosos restaurantes. Acho legal selecionar umas 3 ou 4 vinícolas e parar para conhecer, saber mais sobre a história das mesmas e fazer degustações. Lembrem que se estiver dirigindo, não devem beber, ok? Há muitas agências em São Paulo que fazem esse passeio, levando-os de vans ou ônibus, pois evitam que vocês dirijam no percurso. A cidade também tem mais atrativos, como construções da época dos bandeirantes e um parque que assemelha a prática de esqui e snowboard.

 

Santo Antônio do Pinhal (160km)

Essa cidade fica bem pertinho de Campos do Jordão, aproximadamente 20 km e é uma cidadezinha tranquila que te faz estar cercado e natureza. Ela também está localizada na Serra da Mantiqueira, ou seja, rodeada de área verde. Na região há muitas trilhas a serem exploradas, algumas cachoeiras e também é possível fazer esportes radicais. Com certeza um destino que vale a pena ser visitado.

 

Pedreira (130km)

Eu amava ir nessa cidade quando pequena e confesso que faz tempo que não vou e preciso voltar. Ela é conhecida como cidade das porcelanas. Ela é ótima para quem busca objetos de decoração ou matéria prima para artesanato. São muitas lojas com diversos produtos a preço de fábrica, sendo a maioria feito em porcelana ou louça. Ali você encontrará itens como: utensílios para cozinha, xícaras, pratos, esculturas, quadros, vasos, mesas e muito mais.

 

Itu (100km)

A cidade entrou no turismo fazendo brincadeiras com o tamanho exagerado de itens dela. E lá é possível encontrar orelhões, semáforos, letreiros, postes, placas em tamanho gigante. Além disso também há a Casa Imperial, local que abrigou a família real no século 19 e também mais locais que foram importantes na história do Brasil. Uma cidade histórica e divertida, que pode ser visitada em um bate e volta.

 

Santos (72km)

Claro que não vou deixar de sugerir destinos de praia e Santos não tem apenas isso, mas é uma cidade completa, com atrações históricas, como o bonde em que pode passear pela cidade. Também possui aquário para visitação, museus, bons restaurantes e etc. As praias de Santos possuem orlas belíssimas, que vocês podem dar uma boa caminhada e espairecer a mente. Uma cidade grande e encantadora.

 

Maresias (180km)

Mais uma cidade de praia para você, na verdade indicaria para bate e voltas todas as praias do litoral paulista. Todavia como só posso escolher uma, digo para irem até Maresias. Ela tem uma extensão de 5km de orla e um mar com águas azuis. Uma cidade jovial e que sedia vários campeonatos de surfe, pois suas ondas são bravas. Além disso, também é possível fazer trilhas e conhecer cachoeiras na região.

 

Depois de todas essas dicas de cidades perto de São Paulo, só faltam se organizar para quando ir. Lembrem de sair bem cedinho para aproveitarem o destino da melhor forma possível e Boa Viagem, mesmo que ela seja pertinho de você!

Comments

comments

Deixe um comentário