Comidas típicas mineiras

Eu sou da seguinte opinião: Não vá para Minas Gerais se estiver de dieta! Para mim foi impossível não me acabar nas delícias e comidas mineiras. Com isso listei pratos típicos do estado para você experimentar quando forem para lá.

 

1. Pão de Queijo

Não tinha como eu iniciar essa lista, sem ser falando dele, o pão de queijo. Com certeza é o prato mais típico do estado e acho praticamente impossível você comer um em todo estado e não gostar. Você irá encontrá-lo em diversos lugares de todas as cidades. O mais engraçado é que encontrará ele da forma mais simples até o “gourmet”. A minha sugestão é comer o tradicional pão de queijo com linguiça.

 

2. Tutu

Chamado de tutu, tutu de feijão e tutu à mineira vem esse prato delicioso que todos precisam experimentar ao menos uma vez. Ele é o feijão cozido, temperado, batido e misturado com farinha de milho ou de mandioca. Muitos colocam torresmo, bacon ou ovos na receita para darem um gostinho mais.

 

3. Feijão Tropeiro

Esse não é só um prato comum, nele está envolvido muita história. O prato surgiu com os tropeiros, eles misturavam farinha, carne e ovos ao feijão. Isso era a “marmita” que levavam em suas longas viagens. Você irá encontrá-lo na grande maioria de restaurantes da cidade e é um dos pratos mais saborosos da culinária mineira.

 

4. Frango com quiabo

Esse é um ensopado de frango caipira com quiabo. Muitas pessoas ao olhar não querem comê-lo, pois não são fã de quiabos. Só que juro, que vale a pena experimentar. Ele é um clássico mineiro e considerada uma das comidas mais caseiras que podem ser feitas. E dizem que feito com frango caipira fica ainda melhor.

 

5. Vaca atolada

Muitos estados fazem esse prato, mas sua origem é mineira. Dizem que na verdade surgiu no período colonial e é mantido até hoje. Ele é formado por carne bovina cozida (normalmente costela) e mandioca também cozida. Eu adoro esse prato quando a mandioca é servida derretendo.

 

6. Doce de Leite

Na verdade não se sabe se ele se originou em Minas Gerais, mas com certeza é o local onde ficou mais conhecido. Um doce delicioso que combina com diversos alimentos, como com queijo, pão, fruta, churros e muitos outros. A sua receita consiste em leite com açúcar por muito tempo no forno. Todavia, atualmente hoje se encontra ele pronto em diversos lugares e receitas.

 

7. Doce de abóbora

Um doce que é muito comum de ser encontrado em Minas Gerais e muitas vezes são servidos como sobremesa. Há diversas maneiras de ser servido, como em compota, cremoso, como docinho de festa, em cubinho cristalizado, em bolinha. Ou melhor combinado com outros ingredientes, como com coco, com cravo, etc.

 

8. Goiabada cascão

Eu sou literalmente apaixonada por goiabada e a cascão mais ainda. Ele é um Patrimônio Imaterial de Ouro Preto e precisa ser saboreado por todos. Isso porque ele não é somente uma goiabada, mas sim conta com pedaços de casca em seu interior.

 

Hoje mostrei algumas dicas deliciosas a serem experimentadas em Minas Gerais, então se forem ao estado por favor comam todas elas e se comerem outras, me conta depois o que achou e quais foram. Ah, e não deixem de comer a gigantesca variedade de queijo de minas!

 

Salve esse post no Pinterest!

 

Comments

comments

Deixe um comentário