Comidas típicas que você precisa comer na Chapada Diamantina

Quando eu viajo para algum destino pela primeira vez, busco comer os pratos típicos da região, para entender um pouco mais da cultura e hábitos locais.

Dessa maneira, em minha viagem para a Chapada Diamantina na Bahia tentei experimentar algumas dessas opções. E se você é como eu e quer saborear pratos diferentes e deliciosos, confere essa lista que vou deixar para vocês:

 

1. Palma

Com certeza o Cortado de Palma é o principal prato típico da região. Você verá em muitas paisagens, plantações de Palma. Ela é um tipo de cacto que originalmente alimentava apenas animais, mas os baianos a aperfeiçoaram com vários temperos e hoje ela está na mesa de quase toda a população.

 

2. Godó de Banana

O Godó de Banana é um prato delicioso que foi inventado pelos garimpeiros. Ele é um ensopado de banana verde com um pouco de carne de sol. Tem a possibilidade de encontrarem sem a carne, mas continuará com sabor muito bom. Fica ótimo combinado com arroz, feijão, farofa e salada.

 

3. Farofa de Garimpeiro

Semelhante a uma paçoca na textura vem a Farofa de Garimpeiro. Ela é feita com carne de sol frita e muito bem temperada. A farofa é servida bem sequinha e é um ótimo acompanhamento, sem contar que é ótimo para dar energia. Os garimpeiros sempre a levavam pelas matas para dar força no percurso.

 

4. Palmito de Jaca

O prato que ganhou o coração dos vegetarianos e veganos que passam pela Chapada Diamantina. Isso porque utiliza do broto da jaca, esse lembra o palmito, ou seja, possível colocá-lo em diversos pratos. Você encontrará muitas opções que substituem as proteínas pelo palmito de jaca, como, coxinhas, moquecas, pastéis, entre outros.

 

 

5. Café

A região da Chapada Diamantina é famosa por seu café gourmet ou especial. Muitas marcas das cidades aos arredores já ganharam diversos prêmios, devido suas qualidades. Um dos fatores que fazem com que seja muito bom é a altitude, ou seja, são cultivados a mais de dois mil metros de altura. Dessa forma, o grão vem ganhando o coração dos turistas e de todos que o experimenta. O mais renomado é o Café Piatã, vale à pena experimentar.

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário