Como aprender um novo idioma?

Atualmente saber falar outro idioma é algo que está se tornando cada vez mais importante e se você quer aprender outro idioma continue lendo esse post, pois ele foi feito para você!

Existem inúmeras maneiras de aprendizado, mas tudo dependerá de sua dedicação. Infelizmente não tem como apertarmos uma tecla e após isso estarmos sabendo tudo e falando fluentemente. Na verdade precisará de estudo e força de vontade. Mas fique tranquilo que pode ser de um modo interativo ou também teórico. O jeito em que você preferir. Com isso listei alguns passos que ajudarão a aprender outro idioma.

 

Não escolha apenas um método

Fernanda, como assim? Não é se cadastrar em aulas presenciais uma vez na semana que deve ficar fazendo apenas isso. Opte por mais maneiras que podem te ajudar. Claro que deve fazer as aulas se você se cadastrou, mas busque outras opções, como:

* Sites e aplicativos de aprendizado online – Existem muitos aplicativos e sites que auxiliam no aprendizado de uma língua diferente. Eu mesma, adoro o Duolingo. Esse é muito interessante, pois te mostra situações cotidianas e te convida a fazer as tarefas quando está muito tempo sem praricar. Também adoro baixar app no celular de joguinhos, esses como caça palavras, ou de formar palavras com um determinado anagrama.

* Aulas em escolas de idiomas – Acredito que esse é o método mais comum existente hoje em nosso país. Você pode escolher uma aula particular, dupla ou grupo. Acho elas ótimas opções, pois você apenas com um professor, pode se dedicar mais. Com uma outra pessoa, acaba criando intimidade e perde o medo de se comunicar. E em grupo, perfeito para estimular o diálogo e praticar a todo momento. Como escolher a melhor maneira, dependerá de você, mas lembre-se que com mais pessoas, pode acabar demorando um pouco mais se alguém do grupo tiver um pouco de dificuldade.

* Aula particular – Se está tentando entender no que esse quesito se difere do anterior, na verdade é muito pouco. Só que aqui você contratará um professor particular fora da escola de idioma. Eu aprendi assim italiano e amei, sugiro essa maneira para línguas que não são comuns serem encontradas em escolas.

* Pratique a escrita – Lembra daquele caderninho de redação da sua infância? Ou melhor do seu diário que você parou de escrever anos atrás? Volte a escrever e dessa vez, coloque em prática no idioma que você está aprendendo. Dessa forma, você treina vocabulário, gramática e muito mais. O interessante é escrever pelo menos um por dia.

 

Repita o máximo que puder

Fez uma aula e vai demorar para ser a próxima. Repita o que aprendeu, fale em voz alta, escreva no papel o que aprendeu e o que entendeu, resolva tarefas e exercícios sobre aquele conteúdo. Enfim, repita em sua cabeça aquilo que você viu. Algo bem interessante são as músicas, ao escutá-las, vá as memorizando e cante-as junto. O mesmo recomendo para frases de filmes, algumas que são inesquecíveis e repita o máximo que puder. Aquelas palavras que não sabia o significado, descobriu, repita. A repetição é um ótimo método de ensino.

 

Pratique e exercite!

Tudo que for aprendendo coloque em prática, fale em voz alta e exercite. Seja na frente de um espelho ou com outras pessoas. Mas claro que o espelho só servirá no começo, depois você precisará SIM, praticar com alguém e ir para a etapa da conversação. Além do mais, você terá que se comunicar com outras pessoas, depois que dominar o idioma. Se não tem com quem conversar, fique tranquilo. Hoje há redes sociais que são feitas para conversar com outras pessoas em outro idioma. Então pratique o máximo que puder e exercite o novo idioma.

 

Não leve sua dúvida para casa

Antigamente, eu me via carregando os dicionários de outros idiomas para cima e para baixo. Hoje temos a sorte de vivermos em um mundo modernizado e podermos carregar conosco no celular. Então se você ler algo e não saber o que significa, tentar entender e ver que não se enquadra no contexto. Não fique sem entender, pegue o tradutor e sim traduza. Alguns não gostam dessa técnica, mas eu acho que ajuda muito, porque às vezes acabamos esquecendo de como era a palavra e nunca mais procuramos o significado dela. E não ache que você irá se deparar com palavras apenas em texto, algumas vezes estará vendo um filme, série, vídeo, ouvindo uma música e “pá”, veio aquela palavra que não tem noção do que seja. Esse é o momento de procurar e eu sugiro até mesmo a anotar essas palavras e escrevê-las, isso ajuda a memorizar.

 

 

Divirta-se

Faça com que seu aprendizado seja divertido, não precisa ser algo massante e entediante. Há muitos jeitos de aprender e se divertir ao mesmo tempo. Então dependerá muito da sua criatividade e do seu gosto pessoal. Lembra que lá em cima citei que gosto de aplicativos de joguinhos no celular, sempre gostei de comprar aquelas revistinhas de palavra cruzada em bancas de jornais. Comprava em português mesmo e com o celular agora, tenho elas baixadas e faço sempre que posso. Algumas sugestões de joguinhos para vocês, são: Charades!, ChiSono?, Perguntados, Na Cabeça!, Draw Something.

Todavia além de joguinhos em celulares, você pode se divertir de outras maneiras. Então assista filmes, séries, programas, vídeos em outra língua. Não preciso nem falar para começar a ouvir músicas também. Uma sugestão é juntar um grupo de amigos interessados no mesmo idioma e fazerem noites gastronômicas. Nessas noites, pratiquem a língua e cozinhem juntos pratos típicos de um país em que fala aquela língua. Assim vocês treinam vocabulários culinários e se divertem juntos, apreciando uma boa comida (se vocês mandarem bem, é claro).

Você tem que querer!

Você pode achar estranho eu colocar isso aqui, mas às vezes somos forçados a aprender um idioma, quando não queremos. Outras vezes estamos enganando a nós mesmos, pois falamos que queremos, mas nunca temos tempo e sempre arranjamos uma desculpa para deixar para depois. Então LEVE A SÉRIO seus estudos. Tudo dependerá de você, do tanto que você quer e praticar. Não será fácil, muito menos rápido, então lembre que precisará de muita dedicação.

 

Espero que esse post tenha te ajudado a querer aprender outro idioma e ver que não é um bicho de sete cabeças começar a estudar uma nova língua. Na verdade, depois que começamos, vemos que é bem tranquilo e satisfatório. Então bora lá estudar e boa sorte!

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário