Como evitar o Jet Lag

Mudar os fusos horários pode ser ruim para sua saúde e para o seu dia a dia. Com isso escrevi esse post para vocês saberem como evitar o Jet Lag.

Você sabia que há um termo médico para o Jet Lag? Isso mesmo, ele é chamado de Dissincronose. É uma fadiga que vem devido a viagem. Sei que alguns devem pensar “como fadiga? estarei sentado por horas, como estarei cansado?”, mas a fadiga acontece, pois o avião está percorrendo alguns fusos horários, você viaja para um lugar que será um horário totalmente diferente do habitual. E não tem como avisar o nosso relógio biológico de que isso acontece. Ele só sabe quando se chega ao destino, pois ele sente o efeito.

Com isso aparecem os principais sintomas: sonolência de dia, insônia à noite, problemas digestivos, variações no humor, falhas momentâneas de memória, irritação na pele, cansaço, dores de cabeça, dificuldade de concentração, etc. Para evitar esses sintomas, siga algumas instruções que deixarei abaixo.

 

Acostume seu corpo

Vá acostumando seu corpo com o futuro horário que irá enfrentar. Sei que não tem como dormir horas antes ou horas depois do que está habituado, mas já vá acostumando seu corpo e fazendo ele dormir com uma hora de diferença. Como assim? Se você vai para o Ocidente, prepare seu corpo a dormir uma hora mais tarde do que o normal, depois uma hora e meia e assim vai alguns dias antes da viagem. E se forem ao Oriente durma mais cedo do que de costume.

 

Prepare-se mentalmente

Ajuste seu relógio biológico uns dias antes e também no voo. Já veja se será necessário se manter acordado no voo, ou se precisará dormir mais que o comum. Se ajuste ao ritmo que será no destino, já dentro do avião. Pense que seu tempo em voo, já é tempo no destino e que você já mudou o fuso horário.

 

Tome um bom banho

Ao chegar no destino, entre embaixo de um chuveiro ou pule dentro da piscina. Refresque seu corpo, com isso ele vai se sentir relaxado e fará bem a ele. Agora se chegar na correria, ou se for apenas uma escala, para depois tomar outro avião e não ter tempo de tomar esse banho, vá ao banheiro e lave bem o rosto, escove seus dentes, dê uma caminhadinha breve. Seu corpo agradecerá muito.

 

 

Sono tem que ser para valer

Como eu disse antes tente se adequar com o horário de destino, se precisa ficar acordado mais tempo, tente. Não dê uma cochiladinha. Porque sei que em sua cabeça pensou em colocar o despertador e tirar só uma sonequinha. Isso não ajudará seu corpo a sintonizar com o novo horário e muito menos fará bem a ele. Então não dê aquela descansadinha e sim preste atenção em como será o horário de seu destino. E quando for dormir, durma para valer.

 

Bebida, comida e exercício

Mantenha se hidratado o tempo todo, isso desde antes de embarcar no avião até depois que chegar ao destino. Opte por comidas mais leves, mas mantenha a barriga “forrada”. Se dentro do voo quer beber álcool, beba, mas não muito e tente balancear com água. Durante o voo você pode de sentir entediado e cansado, fique tranquilo que não é só você. Levante e caminhe pelos corredores do avião, vá até no fundo, converse com os comissários de bordo. Isso fará com que flua o oxigênio.

 

Fique na luz

A luz solar é a maior aliada para quando está nesses momentos de sofrimento por jet lag. Com ela você consegue “enganar” seu cérebro. Então se precisar vá ao ar livre, ande em um parque e fique na luz solar. Caso não tenha essa opção a luz artificial também ajuda,porém em menos proporções.

 

Use remédios somente se necessário

Se precisa dormir e não consegue, tome algum remédio (por favor natural, pelo menos). Sei que muitas pessoas já tomam a melatonina assim que entram no voo, pois assim moldam seu corpo ao novo horário que irão enfrentar. Esse remédio não te fará a não ter sintomas com jet lag, mas te ajuda a dormir intensamente. Então opte só se não conseguir dormir sem ajuda e também seria aconselhável ter um aconselhamento de seu médico para essas situações.

 

 

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