Como planejar uma viagem?

Eu sempre amei planejar viagens, tanto que na minha casa eu organizo de todos que vão viajar, mesmo que eu não vá na viagem. Sei que muitos não tem essa paciência e às vezes nem sabe por onde começar. Com isso vou dar algumas orientações para vocês planejarem a vossa viagem!

 

1. ESCOLHA O DESTINO

Com certeza a primeira coisa a ser feita é escolher o destino em que quer conhecer ou regressar. Então escolha se o seu destino será nacional ou internacional, se será praia ou cachoeira, se será tranquilidade do campo ou agito da cidade. Defina aquilo que você quer para essa viagem e com isso facilitará sua decisão.

 

2. DEFINA A ÉPOCA DO ANO QUE VIAJARÁ

Em que época do ano poderá viajar? Nas férias em dezembro? Em agosto? Veja quando poderá ir. Em minha opinião isso casa totalmente com a escolha do destino, porque você deverá analisar as condições climáticas do destino se são favoráveis na época que pode ir. Exemplo: você quer ver neve na Suíça, então não pode ir no meio do ano, pois a época que neva em abundância é de dezembro a fevereiro.

 

3. DURAÇÃO DA VIAGEM

Acho de extrema importância definir aqui o tempo que será sua viagem. Você verá que todas informações se cruzam e uma depende da outra. Digo isso porque você decide atravessar o mundo e ir para Austrália, mas só tem 5 dias de viagem. Então ficará inviável fazer essa viagem, já que para chegar lá leva aproximadamente 24h. Então tente ser sensato e se tem poucos dias, vá para lugares mais próximos e se tem muitos explorem outras regiões ou muitas cidades.

 

4. QUAL O SEU ORÇAMENTO

Para mim esse é um item bem importante para qualquer viagem. Sabemos que atualmente você pode conhecer qualquer destino do mundo de forma econômica e luxuosa. Todavia você abrirá mãos de algumas comodidades, como ficará em hotéis mais baratos, talvez não conhecerá o restaurante mais TOP da cidade e coisas assim. Só que não adianta se endividar todo, então abra a carteira e conte quanto poderá gastar para assim ajudar você a traçar toda a sua viagem. Nesse momento pense no destino e tempo que escolheu de viagem, tente ver quanto poderá gastar por dia no local e não esqueça de deixar um dinheiro reserva para imprevistos e lembrancinhas.

5. FIQUE DE OLHO NAS PASSAGENS

Se você já sabe o destino, sabe quando pode ir e o tanto de dias que poderá viajar. Comece a ficar de olho nos sites de companhias aéreas ou site de buscas de voos. Se você não tiver data fixa para ir e voltar, acaba sendo melhor e poderá encontrar voos com preços melhores. E se comprarem com antecedência, acabam economizando, pegando preços mais em conta.

 

6. FAÇA UMA LISTA DE ATRAÇÕES

Você já sabe para onde vai e quando vai, então agora indico pegarem um papel e uma caneta, e anotarem os lugares que querem conhecer no destino que escolheu. Faça essa lista com vontade mesmo, escreva tudo que quer conhecer, mesmo que ache que não dará tempo.

 

7. MONTE UM CRONOGRAMA

Lembre-se que você é humano e não dá para abraçar o mundo. Eu sei que listaram mil lugares para conhecer, mas às vezes não será possível. Então saiba que em alguns casos terá que abrir mão de conhecer alguns lugares. E ao montar o cronograma de vocês não se esqueçam de colocar tempo sobrando para ir andando e desbravando mais a cidade. Porque se perder e conhecer cantinhos que não estavam nos planos é algo ótimo e que marcará sua viagem. E claro que é interessante deixar algumas programações reservas, caso sobre tempo e dê para conhecer.

 

8. MAPEIE OS PONTOS QUE QUER VISITAR

Como assim mapear? Gente é super simples, abre o Google Maps e vai colocando os pontos, porque aí você consegue ver uma logística melhor para turistar. Exemplo: Você quer conhecer em São Paulo a Pinacoteca, o Mercado Municipal, o Farol Santander, a Av. 25 de Março e o Beco do Batman. Ao mapear você verá que em quase todos dá para ir a pé, com exceção do Beco do Batman, então esse você posicione para o final ou para outro dia. Pois não teria lógica ver a Pinacoteca, ir no Beco do Batman e voltar no Mercado Municipal que ficava pertinho da Pinacoteca.

 

9. REFLITA QUE TIPO DE VIAJANTE VOCÊ SE ENQUADRA

Se não entendeu pelo título, irei explicar melhor. Algumas pessoas gostam de viagem de luxo e podem pagar por isso. Outras são desbravadores, viajantes solo e que buscam algo mais econômico. Outros gostam de conforto, mas não precisa ter luxo e muitos outros tipos de viajantes existem. Isso é algo de muita importância, pois com isso você planejará de acordo o seu orçamento.

 

10. ESCOLHA ONDE IRÁ SE HOSPEDAR

Sei que tem casos de pessoas que já começam a planejar querendo ficar hospedados em algum lugar específico, mas são poucas que fazem isso. Normalmente eu passo por todas as etapas anteriores, para depois escolher minha acomodação. Isso dependerá muito do tipo de viajante que você é, pois talvez você escolherá um resort de luxo, ou hotel, ou pousada, ou hostel, ou alugar uma casa/apartamento.

 

11. ORGANIZE SEUS DOCUMENTOS

Veja se você possui todos os documentos necessários para essa viagem. Se for uma viagem internacional confira se o seu passaporte não está vencido. Veja se o país em que  escolheu visitar precisa de visto. Se for algum país que exija a carteira de vacinação, vá atrás de saber quais as vacinas e de regulamentá-las na ANVISA. Se estiver viajando com menores de idade, vá atrás das documentações necessárias para que ele viaje desacompanhado dos pais. Então se for algum documento que precise de tempo para ficar pronto, fique atento a isso, para dar tempo de fazer tudo antes da viagem. E não deixe de fazer seguro viagem, imprescindível fazê-lo. Tenho um cupom de desconto com a SEGUROS PROMO, acesse por esse link SEGUROS PROMO e utilize o código: CHAPINHANAMALA5

 

12. DESCUBRA DETALHES ÚTEIS DO DESTINO

Como assim descobrir detalhes úteis do destino? Se a moeda for diferente, já veja para estar trocando com melhor preço possível. Veja a voltagem do país, se não você leva um secador 110v e lá é 220v. Veja também como é a tomada do lugar, porque se não for como a nossa brasileira, indico irem atrás de um adaptador. Entender a cultura de vestimentas do destino, imagina ir para o Oriente médio e só levar shorts e cropped, acho que nem deixam você andar na rua.

 

13. PACIÊNCIA AO ARRUMAR A MALA

Tente não esquecer nada de importante, leve roupas confortáveis e os itens que utiliza no dia a dia. Faça um check list de itens de viagem e deixe um espaço sobrando, para trazerem algumas lembrancinhas. Não deixe de levar um casaquinho dentro do avião, para não passarem frio, já que o ar condicionado fica ligado no modo CONGELAR os passageiros.

Espero que essa listinha de como planejar uma viagem ajude vocês, eu sigo ela nessa ordem e gosto muito. Agora quando estiverem na viagem tentem aproveitar o máximo e se na viagem algo não sair como planejado, não se estresse e aproveite a desavença que houve.

 

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!