Como tirar o passaporte?

Quando falamos para alguém que nunca tirou passaporte que vamos tirar o nosso, eles param e ficam abismados achando que é muito difícil e complicado. A verdade é que é bem mais fácil do que a maioria pensa e um processo muito simples.

Irei explicar como acontece esse processo e após lerem esse post verão que vocês estarão querendo ir tirar o seu também, porque é sempre bom ter esse documento. Vai que aparece uma super promoção e você tem a oportunidade de viajar para fora e descobrir novos lugares.

 

Informações importantes que devem saber sobre o passaporte!

* O passaporte brasileiro é um documento aceito em todo território nacional e internacional com validade de 10 anos. Após esse prazo você terá que emitir um novo. Esse prazo apenas para maiores de idade, menores de idade tem um prazo de 01 a 05 anos.

* O processo para tirar o passaporte acontece em dois locais: online e em um posto de atendimento da Polícia Federal. Por grande parte ser online facilita muito e deixa o processo mais rápido.

* O seu documento não fica pronto na hora, então se não tem um passaporte não compre uma passagem internacional para semana que vem, pois será muito difícil de conseguir que fique pronto à tempo. Então se preparem e programem para solicitar o seu passaporte. Normalmente o processo inteiro leva mais de um mês para ser efetivado.

 

Quais documentos preciso separar para tirar o passaporte?

Antes de qualquer coisa, você deve separar todos os documentos para tirar seu passaporte. Desde o começo do processo você já terá que saber alguns dados, mas lembrem-se que é bom levar no dia também. E quais são os documentos que você precisa? Esses são:

* Documento de identidade oficial com foto, lembrem-se que o RG deve ter no máximo 10 anos.

* Quem alterou o nome por qualquer motivo, leve os documentos que comprovem a alteração.

* Menores de 18 anos precisam de autorização de ambos os pais ou responsáveis. Para ter um modelo, acessem o Site da Polícia Federal.

* Certidão de nascimento ou de casamento

* CPF

* Se já tem um antigo passaporte, tenha ele em mãos para que seja cancelado.

* Título de eleitor e comprovantes da última eleição (primeiro e segundo turno se aconteceu). Caso você perdeu aqueles pequenos comprovantes, você pode emitir a Certidão de Quitação Eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral de forma gratuita.

* Homens de 19 a 45 anos precisam levar o documenta de quitação com Serviço Militar.

Dizem que a partir do ano que vem não será mais necessário os dois últimos documentos, pois o sistema da Polícia Federal terá esses dados embutidos. Agora se não quer ter riscos, o que custa separá-los não é mesmo?!

 

Como requerer o passaporte?

Depois que separou todos os documentos listados acima chegou o momento de requerer seu passaporte. Para isso você deve acessar o o site da Polícia Federal e clicar em “requerer passaporte”. Ao escolherem essa opção, vocês entrarão em uma tela que deverão preencher todos os seus dados com aqueles documentos em que separou. Faça essa parte com atenção, para não ocorrer erros de digitação e complicar mais para frente. Após preencherem as informações avancem até que chegue no boleto gerado. Esse é chamado de GRU (Guia de Recolhimento da União), salve esse documento ou imprima, você precisará dele mais para frente junto com o número de protocolo que vem nele.

 

Qual o preço para tirar o passaporte?

Tirar um passaporte não é um serviço gratuito e para ele ser efetivado é necessário pagar a GRU. Essa tem o valor de R$ 275,25 e pode ser paga pela internet, ou no caixa eletrônico ou na boca do caixa bancário. Para a sua compensação deve-se esperar cerca de 72h.

 

Como agendo meu atendimento?

Após você esperar as 72h para ser compensada no sistema da Polícia Federal o pagamento de sua GRU você deve entrar  novamente no Site da Polícia Federal e clicar em “agendar atendimento”. Você entrará em uma tela em que ta dará campos para serem preenchidos com seu estado e a cidade em que quer marcar seu agendamento. Infelizmente não é possível tirar em todas as cidades brasileiras o passaporte, então se a sua não aparecer ali, escolha a mais próxima. Algumas cidades possuem mais de uma opção de postos de atendimento, então aí vai de você decidir em qual local quer ir. Nesses casos eu dou a dica para olharem todos os postos e ver qual tem a data mais próxima livre. Depois de escolherem, ficará faltando somente escolher a data e horário para ser atendido.

 

O atendimento é presencial e o que devo levar no meu atendimento? 

Sim o atendimento é presencial, então cheguem com alguns minutos de antecedência. Aliás você está indo tirar um documento com hora marcada e não indo para uma festa. Não esqueça de levar TODOS os documentos em que falei lá no começo para você separar, principalmente se tem outro passaporte, leve-o. Não deixe de levar também a sua GRU e seu comprovante de pagamento, eles pedirão logo que chegarem no local. Vou dar uma dica que não me deram em meu primeiro passaporte: vá arrumado e bonito! Digo isso, porque em seu atendimento você irá tirar sua foto do passaporte e eu fui mais feia que tudo e estou em minha foto com o cabelo todo armado e sem um amarrador para prender o cabelo.

Sobre o atendimento fiquem tranquilo não é uma entrevista, eles não vão te perguntar para onde vai e nem o porque de estarem tirando seu passaporte. Como é um documento de direito do cidadão brasileiro (desde que paguem) eles não te questionam em nada. Ao fim ela te dará um documento para que você possa retirar depois de alguns dias seu passaporte no mesmo posto em que foi atendido.

1

 

Quando sei que meu passaporte ficou pronto?

Como você viu grande parte desse processo é online, então para saber se o seu passaporte está pronto é só acessar o Site da Polícia Federal . Só que se você é um ansioso de plantão saiba que eles duram em torno de 07a 20 dias para ficar pronto. Os meus e dos meus familiares sempre em pouco mais de uma semana ficaram prontos.

 

Como retiro meu passaporte?

Você deve ir pessoalmente até o mesmo posto da Polícia Federal em que foi atendido, leve aquele documento que te entregaram no dia de seu atendimento e um documento com foto. Você tem um prazo de 90 dias para retirá-lo, caso perca essa data limite ele será cancelado e você terá que fazer o processo novamente. Então não dê bobeira e vá buscá-lo.

 

Espero que tenha explicado tudo que precisa saber para tirar seu passaporte. E viram como não é um bicho de sete cabeças?

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!