Dicas de destinos para o verão brasileiro

O verão vem chegando e com isso muito calor e destinos maravilhosos para apreciarmos no Brasil. Que o nosso país é rico em culturas e lugares nós já sabemos, então para você apreciar o calor brasileiro vou listar alguns desses locais para você poder visitar nos próximos meses.

 

1) Guarapari – ES

Guarapari é uma cidade com mais de 100mil habitantes, localizada no estado do Espírito Santo. Ela fica cerca de 50km de Vitória (capital do estado). Esse é um destino muito procurado por mineiros e pelos próprios capixabas. Mas é um lugar lindo e que deve ter a atenção de pessoas de todos os estados. Ali você verá uma combinação perfeita de lazer e infraestrutura. As orlas são muito bem urbanizadas, contendo quiosques, bares e restaurantes. O município conta com várias praias que atingem diversos públicos, desde famílias e idosos até praias mais badaladas com o público mais jovem. Algo que você não pode deixar de fazer enquanto estiver lá, é experimentar a tradicional Moqueca Capixaba (ela se diferencia da baiana, principalmente nos temperos, sendo mais leve).

 

2) Nobres – MT

Muitos nunca nem ouviram falar nesse destino MARAVILHOSO que o Brasil possui. Nobres está situada no estado do Mato Grosso, há 147km de Cuiabá. Nesse local você verá muitas grutas, cachoeiras e rios cristalinos com muitos peixinhos. É um ótimo local para mergulho e flutuação. A melhor maneira de ir até o local é de carro e lá você consegue se locomover facilmente até a maioria dos atrativos que estão localizados na Vila Bom Jardim. Quase todas as atrações necessitam de guias, então a dica é procurar uma agência logo que você chega na cidade para você poder desfrutar melhor do local. Lembre-se que os passeios são diários e são das 08h às 17h. Então é o destino perfeito para quem gosta de aproveitar o dia.

 

3) Ilha do Mel – PR

As praias mais queridinhas do Paraná estão na Ilha do Mel. E quem nê se sintonizará com sua paz interior, apreciará a natureza, não verá carros e a sua maior preocupação será “qual a trilha devo percorrer?”. Para chegar até a ilha é necessário ir de barco e lá você deve escolher em qual região se hospedar: Nova Brasília, Fortaleza ou Encantadas. Cada uma tem seu charme e traz a alegria de seus hóspedes. Se ficar bastante tempo dá para ir andando até as outras partes da ilha, por meio de trilhas. Lembre-se de prestar a atenção na maré e não deixe de levar LANTERNA, porque não há iluminação pelas trilhas. É um destino definitivamente “pé na areia” que você precisa conhecer.

4) Ilha Grande – RJ

Localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, a Ilha Grande vem cada vez mais chamando a atenção de turistas. Ela possui mais de cem praias, sendo uma mais linda do que a outra e rica no âmbito de vida marinha. Também está em meio à Mata Atlântica, então há diversas trilhas que te levam a rios e cachoeiras. Esta também é uma ilha da qual não é permitido a circulação de carros ou motos, dessa forma, para chegar é necessário ir de barco. A ilha tem uma atmosfera rustica, mostrando que ela é uma aldeia de pescadores e não um pólo turístico moderno. Lá é possível realizar diversos passeios de barcos ou a pé, dentre eles mergulho por naufrágios e corais.  Mas o passeio que não podem deixar de fazer é conhecer a Lagoa Azul.

5) Península de Maraú – BA

Este é um local muito reservado e que guarda os seus belíssimos ecossistemas costeiros, suas piscinas naturais, suas praias, recifes, mangues, campos e a Mata Atlântica. Localizada no sul da Bahia, a Península de Maraú possui mais de 40km de praias nativas. Quando a maré baixa, formam várias piscinas naturais com muitos peixes. Ao procurar pousadas na região, busque na Vila Barra Grande, é o local com mais estrutura para turistas. A melhor maneira para chegar até a Península é de barco e lembre-se de levar dinheiro em espécie para lá. Porque não há caixas eletrônicos e não são todos os lugares que aceitam cartões de crédito.

 

6) Capitólio – MG

Considerado o mar de Minas Gerias, Capitólio chama a atenção com seus maravilhosos lagos de água verde esmeralda. A represa de Furnas forma um dos maiores lagos artificiais do mundo, com aproximadamente 1.440 km². Mas não são só os lagos que encantam, ao seus redores há um lindo cânion que chega a 20m de altura. Sem mencionar nas trilhas, grutas e cachoeiras espetaculares que há na região. A melhor maneira de apreciar o local é através de lanchas, escunas ou chalanas. Todos os passeios na cidade devem ser agendados, para que melhor coordene seu roteiro enquanto estiver ali.

 

7) Itaúnas – ES

Itaúnas é um distrito de Conceição da Barra no Espírito Santo. Ela está praticamente na divisa com a Bahia e é super bem preservada, também pelo fato de ter sido recém descoberta (isso aconteceu na década de 80). Alguns anos depois foi criado ali o Parque Estadual de Itaúnas e com isso sua natureza prevalece. A natureza do local é grandiosa, são muitas dunas que cercam rios e mares, e na região também há algumas cachoeiras e trechos da Mata Atlântica. Com essa descoberta pouco a pouco alguns turistas, principalmente jovens vai até a região e com isso vieram pousadas, bares e casas de forró. Aliás ir para lá e não ir em um bar ouvir forró é inadmissível.

 

 

8) Jericoacoara – CE

Jeri, como é chamada está entre as dez praias mais bonitas do mundo. O numero de visitantes dela vem crescendo, porém nada que tire a rusticidade dessa vila de pescadores. Claro que vem cada vez mais tendo hotéis, pousadas, bares e restaurantes, mas o local continua paradisíaco e aconchegante. Ela não fica tão longe de Fortaleza, apenas a 300 km, mas a estrada é precária. Mas tudo compensa quando você chega lá e admira as lagoas do local. A principal praia é a Jijoca e ao redor da cidade há muitas dunas em que é maravilhoso assistir o pôr do sol de lá. Esse destino com certeza é um local em que você tem que colocar na sua listinha de ir aproveitar no verão.

9) Maragogi – AL

Maragogi está no estado de Alagoas e fica situada entre Maceió e Recife. O acesso ao local é controlado e só podem entrar 720 pessoas por dia. Essa vila encanta a todos devido seu mar cristalino, areias brancas, coqueiros e recifes. Outro elemento maravilhoso da natureza que se destaca ali são as Galé – enormes piscinas naturais que se formam pela costa – essas possuem muitos peixes e corais. O meio mais comum de passear ali é através de catamarãs e lanchas. Esse é um destino sossegado e maravilhoso que vale a pena conhecer. Ah e não se esqueçam de comer o Bolinho de Goma – um biscoitinho típico da região.

 

10) Mariscal – SC

A praia de Mariscal está localizada no estado de Santa Catarina e possui águas cristalinas e areias finas. Por toda a orla você verá a vegetação de restinga. Ela é considerada uma praia residencial, então as opções comerciais são poucas, mas ficam próxima a Bombinhas. Aliás para chegar em Mariscal há duas maneiras, ou por Bombinhas, ou pelo Morro do Mariscal em que contorna a praia. A vista desse Morro é muito bonita, você consegue ver o bonito bairro de Zimbros. Na virada do ano esse destino acaba ficando muito cheio, mas passou essa primeira semana de janeiro o numero de visitantes cai e fica uma delicia aproveitar o lugar.

 

Espero que tenham gostado das dicas de lugares para curtir no verão brasileiro. Além desses, há muitos outros lugares encantadores e lembre-se que VIAJAR FAZ BEM A ALMA. Então não fique em casa nesse verão, saia um pouco e aproveite alguns locais fantásticos do nosso país.

 

 

Comments

comments

Deixe um comentário