Dicas para uma Road Trip

Sei que muitas pessoas sonham em entrar em UM outro automóvel e cair na estrada. Querem deixar de lado seu dia a dia e explorar algum lugar, com isso formar suas próprias histórias do mundo.

Se preparam, escolhem as músicas que irá tocar, os caminhos que irá percorrer, decide alguns destinos a parar, e ao mesmo tempo deixa a agenda livre se decidir parar em um lugar que te surpreendeu. É o momento para deixar a vida te levar e te surpreender. Eu já tive essa experiência por alguns lugares no Brasil e fora. No final desse ano mesmo fiz uma Road Trip partindo do Rio de Janeiro até Diamantina, percorrendo toda a Estrada Real. Eu sou apaixonada por esse tipo de viagem, pois nelas me sinto LIVRE. Se você também tem vontade de fazer uma trip desse tipo, siga as dicas que vou dar para organizar sua viagem da melhor forma possível.

 

1. Escolha sua rota

Ao falar sobre mapas, você logo imagina nele fisicamente em suas mãos. Não necessariamente deve levá-lo contigo assim. Você consegue visualizar tudo na internet e também pode baixar um mapa interativo que facilitará no percurso. Eu mesma adoro usar o Waze e recomendo a todos que vão cair na estrada, pois ele te indica obras, acidentes, engarrafamentos e o melhor caminho para chegar. Todavia o primeiro passo que sugiro fazerem é definir sua rota.Também defina como será sua viagem, se com família, sozinha, namorado, amigos. Isso mudará totalmente sua maneira de viajar, defina que te ajudará.

 

2. Defina suas paradas

Depois que você decidir a rota que irá fazer é o momento de escolher as cidades em que quer parar. Já escolha o lugar que irá se acomodar, se um camping, pousada, hotel, etc. Existem pessoas que deixam para reservar na hora que chegam na cidade, ali mesmo orçam os locais e escolhem. Eu considero isso nos dias atuais perda de tempo, pois você tem tudo na internet e é muito fácil fechar. Sem contar que você não correrá o risco de não ter vaga no local. Tá que algumas vezes, somos enganados por fotos, mas uma vez ou outra e a dica é não deixarem de ler as avaliações dos lugares. Quando forem definir as cidades que irão dormir, leve em consideração a distância de uma cidade a outra. Também vale a pena considerar se vale a pena ficar em uma cidade base e dessa visitar as outras que a rodeiam, ou se é melhor ir ficando de uma em uma. Tente prezar suas noites, durma e descanse. Pois dias na estrada podem cansar, com isso precisarão de noites bem dormidas.

Uma dica que dou para vocês é que independente de seu estilo de viagem, leve uma barraca de camping no porta malas. Isso, porque se você não reservou nenhum lugar e chegar em seu destino e não achar um hotel ou pousada, sempre há campings disponíveis para você acampar, ou um morador com um grande quintal. Se achou estranho eu falar de um morador com um quintal, vou lhes contar uma história minha. Fui passar a virada do ano na Guarda do Embaú, fomos de carro e não reservamos o camping, porque pensamos “sempre há vagas no camping”. Doce ilusão, estava lotado e o que iríamos fazer? Vimos uma casa, uma quadra da praia que tinha um quintal MUITO grande. Batemos na porta e perguntamos se poderíamos pagar para ele e acampar ali. Ele tinha um banheiro na edícula no fundo e nos acolheu. Então sempre leve sua barraca reserva dentro do carro.

 

3. Separar os documentos

Não será só com os seus documentos pessoais que você deverá se preocupar. Claro que terá que ver se sua CNH está válida, separar também ela e seu passaporte, caso for uma road trip internacional. Mas deverá ver se a CRLV está em dia, se licenciamento, IPVA, se em geral seu carro está de acordo. Também acho importantíssimo cair na estrada com um seguro de carro. Pois se tiver algum problema, terá quem recorrer para te ajudar. E também como vão acabar estacionando seu automóvel na rua, terá mais segurança. Agora se forem alugar um carro, não precisa se preocupar com as documentações do carro, porque eles sempre te passam um carro com documentos em dia.

 

4. Check-up

Se vai viajar com seu carro, não esqueça de fazer um check-up nele antes de começarem a viagem. Faça uma revisão completa, calibre os pneus, confira o óleo, regule a suspensão, coloque água no motor e nos esguichos do para-brisa. Confira se o extintor do seu carro está dentro do prazo de validade. E uma dica importante: carregue um galãozinho reserva de combustível. Muitas vezes, não encontramos um posto de gasolina aberto e ficamos em apuros, então se tiver um galão reserva, ficará mais tranquilo. E lembrem-se de não deixar tudo para um dia antes da viagem, pois se precisar consertar algo, pode levar um tempo. Então comece esse processo com pelo menos 10 dias antes.

 

5. Música

Eu não sou a maior amante de músicas, mas em uma Road Trip é essencial estar com sua playlist montada. Escolha as melhores músicas, aquelas que te agradam e muitas mesmo, já que ficarão horas dentro do carro. Evitem trilhas sonoras calmas, pois essas podem dar sono e se estiver dirigindo não é bom tocar somente esse tipo de músicas. Escolha um som que te anime, que te faça cantar junto. Não confie somente na rádio, essas podem não funcionar dependendo do lugar em que estará. Muitas estradas sofrem interferência. Então defina as melhores músicas.

 

6. Últimos preparativos

Você está prestes a começar sua viagem, então deverá preparar alguns itens que te ajudará no percurso. Separe uns comes e bebes, para os momentos que a fome bater. Sempre é bom ter água contigo e se manter hidratado. Além do mais, imaginem se não encontrarem nenhum lugar aberto para comer, nesse momento você terá bebida e comida para se manter. Sempre leve um mapa com você, eu levo um baixado no celular, para no caso de a internet não funcionar.

Entre no carro com a carga do seu celular completa e recomendo levarem pelo menos um carregador portátil com você. Deixe também um cabo dentro do carro, se caso precisar carregar seu celular. Coloque também dentro do seu carro uma toalhinha, para se caso derrubarem algo ou chover dentro do carro poder secar. Papel higiênico também e bom levar, pois nem todas as paradas de banheiro tem.

Não esqueça seus óculos de sol e protetor, achamos que não, mas dentro do carro também queimamos. Então se protejam do sol. Leve também algumas sacolinhas plásticas, para você guardar o lixo e também para alguma emergência. Se precisarem vomitar e não ter um acostamento para parar, essa será sua saída. Não deixe de levar dinheiro em mãos, não apenas cartões de crédito. Você pode passar por algum lugar que não passe cartão, ou passará por pedágios e precisará de dinheiro.

 

7. Aproveite

Tenha a consciência de que algo saíra fora do planejado. Um pneu que pode furar, um remédio que esqueceu, uma pista fechada por causa de um acidente, se perdeu no caminho e mudou o trajeto, passou a saída que precisava pegar, internet parou de funcionar, às vezes uma multa, entre outros perrengues de viagem. Lembre que isso fará parte da sua história e você poderá contar para seus amigos e família tudo o que passou. O importante é que independente do que aconteça, se divirta. Você estará vivendo um momento mágico, uma experiência única que lembrará para sempre. Então relaxa e curta sua viagem.

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!