El Caminito

O lugar mais charmoso em minha opinião em Buenos Aires é o El Caminito. Vem entender o motivo de eu achar isso.

Antes de qualquer coisa, vou dizendo como fui até esse lugar incrível de BA. Eu fui com a Agência Tour Porteño, essa me levou durante o City Tour Premium e amei cada momento do meu passeio. Foi sensacional o tour pela região, ainda mais que estava acompanhada de uma guia que ia nos contando um pouco sobre a história do lugar.

O Caminito é o que literalmente a tradução do seu nome diz, um caminho pequeno, uma via de aproximadamente 150 metros que encanta a todos. Só que claro que hoje não é só essa via que chama a atenção, a região toda ao seu redor leva o mesmo estilo.

El Caminito está localizado no bairro de La Boca, perto da Bombonera – Estádio do Boca Juniors -. Sendo possível visitar um depois o outro. O bairro foi formado por imigrantes italianos que chegaram na cidade por volta do século XIX. Esses vieram trabalhar na região portuária de Buenos Aires, ou seja, eram trabalhadores humildes, não pessoas ricas. Com isso eles construíram vários “conventillos”. Para eu te dar o exemplo perfeito para você entender, vocês se lembram daquela vila do Chaves? Então aquilo era um Conventillo. Esses lugares foram levantados usando sobras de zinco da zona portuária e para dar um pouco mais de alegria ao local, usavam os restos de tinta que serviam para pintar os navios na oficina do porto. Dessa maneira, cada um ia usando uma tinta e cada casa ia tendo uma cor, se tornando vilinhas coloridas. O interessante é que esse show de cores permanece até os dias de hoje.

Mas na verdade não foi todo o tempo dessa forma. Perto dos anos 20, na mesma rua que o Caminito passava a linha de trem e ela foi removida. Com isso, o lugar foi ficando abandonado. Assim ficou por mais de 30 anos e o local só voltou a se tornar popular nos anos 50 quando o pintor Boca Quinquela começou um processo de restauração no bairro. Foi esse artista que deu o nome “Caminito” ao lugar, ele se inspirou em um famoso tango de 1926 de Peñalosa e Filiberto. Muitas pessoas acham que a música foi inspirada no lugar, mas foi o contrário.

Com o passar do tempo El Caminito se tornou um ponto turístico da cidade, um museu a céu aberto. Os antigos conventillos abriram as portas e se tornaram lojas, cafés e restaurantes. Em cada passo que dá você vai aprendendo mais sobre a história porteña.

 

Como chegar

Lembra que ali em cima eu disse que tiraram a linha férrea do local e isso infelizmente permanece até hoje. Então não há metrô, nem trem que te leva ao local. O modo mais comum de ir é com carro ou de ônibus. Existem muitas linhas de coletivo que te levam até o Bairro de La Boca. São essas as linhs: 29, 33, 64, 53 e 152. Também há a possibilidade de irem no City Tour com a Agência Tour Porteño e eu indico fazerem isso, vá primeiro com o city tour e se realmente gostar e achar necessidade de voltar, volte depois com calma.

Eu amei demais ir ao El Caminito e acho imprescindível conhecerem a região. Só que se eu puder aconselhar vocês em algo é irem de dia. O bairro de La Boca é um pouco perigoso e dizem que à noite fica um pouco pior. Então não bobeiem, prestem sempre atenção em seus pertences e lembrem sempre que todo cuidado é pouco. Só que não é porque estou dizendo isso que vão deixar de ir, é só irem de dia que está tudo OK.

 

Mais Informações

Agência Tour Porteño

Telefone: +54 9 11 2859-9138

Instagram: @agenciatourporteno

 


Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

Comments

comments

Deixe um comentário