Farol e Tirolesa de Morro de São Paulo

Logo que chegamos em Morro de São Paulo já avistamos o farol da ilha e subir até ele para admirar a vista é algo que precisam fazer em sua viagem. E para os mais aventureiros saibam que dali pertinho sai a Tirolesa que cai na primeira praia.

O Faro do Morro é o ponto mais alto da cidade e é possível chegar nele através de uma caminhada que sai da Igreja Nossa Senhora da Luz. Irão passar em frente ao bar Toca do Morcego e continuarão a trilha. Pelo caminho passará por uma escadaria e ruazinha de terra. Mas não pense que o caminho é longo, em menos de dez minutos você já chega no Farol. Não é preciso estar com tênis para trilha, pode ir de chinelo que dará tudo certo. Só deixo a dica para evitarem ir em dias de chuva, pois como ele está cercado de vegetação, a terra pode acabar se tornando lama. Deixando o acesso molhado e com isso, muito escorregadio.

Quando vão chegando perto do farol já irão ver alguns espaços que se abrem e se os seguirem, chegarão há pequenos mirantes lindíssimos. Deles é possível admirar as praias que cercam Morro de São Paulo e aquela água azul maravilhosa.

O Farol está localizado em um morro de 89 metros de altura e o farol em si possui altura de 28 metros. Ele foi levantado entre os anos de 1848 e 1855 e tinha o intuito de servir como instrumento de sinalização da Baía de Todos os Santos e do Canal de Tinharé. Dessa forma, protegendo as embarcações que abasteciam Salvador. Não é possível visitar a parte interna do farol, ela fica cercada, impedindo que entremos. Mas é possível subir até ele de dia e de noite. Se forem à noite, irão conferir a luz branca que sai dele, esta atinge 23 milhas.


Veja também: Roteiro 04 dias em Morro de São Paulo


Quando estiverem no farol verão placas, mas ao seu lado direito fica uma trilha que te leva ao Mirante da Tirolesa. Não sei se posso chamar de trilha, porque serão poucos passos para chegar até lá. E vocês sabiam que essa é a maior tirolesa que cai na água do Brasil? Isso mesmo, ela sai de um ponto a 70 metros de altura e faz um percurso de 340 metros, caindo na Primeira Praia de Morro de São Paulo. E vale lembrar que o nome da tirolesa é TIROLEZA.

Já aviso que eles não deixam descer segurando pau de selfie, então peça para alguém ficar lá embaixo ou lá em cima filmando sua aventura. Mas se você tem a luva ou capacete com GoPro, eles deixam você descer com o equipamento. Seus pertences eles descem através de uma corda até a areia e pode pegar com um responsável lá embaixo na praia.


Veja também: Toca do Morcego, melhor bar de Morro de São Paulo!


As descidas começam às 10h e ficam até às 17h. Eu fui em 2017 e o preço por pessoa para descer a tirolesa era de R$ 40,00. Só que já ouvi quem foi depois e pagou R$ 50,00. Podem achar um pouquinho caro, mas juro que vale à pena. E mesmo que não queira descer, vá até o mirante da tirolesa, pois a vista de lá é incrível. Você consegue admirar a primeira, segunda e terceira praia de Morro de São Paulo. Também conseguem ver a ilha da saudade que fica próximo.

Eu acho que conhecer esses dois lugares é algo imprescindível e que irão amar fazer. E se forem amantes de fotografia se preparem, porque com os cenários que verão ali, tenho certeza que sairão boas fotos.

 

Mais Informações:

Tirolesa de Morro de São Paulo

Site: TIROLEZA

 

Comments

comments

Deixe um comentário