Galleria dell’Accademia

A Galleria dell’Accademia é um dos principais museus de Florença e está entre os melhores pontos turísticos da cidade.

A galeria foi aberta no ano de 1784, mas na época ela expunha apenas aos alunos da Academia de Belas Artes. Ali estavam obras do passado em que os alunos se inspiravam ou copiavam os desenhos e pinturas, como fundamento de aprendizado. A grande maioria das obras vieram da família Medici (uma família muito importante da Itália na época), e o acervo também era formado por itens de igrejas desativadas. Para a implantação do local, escolheram dois prédios: o hospital de São Mateus e o Convento de São Niccolò di Cafaggio.

Foi decidido que o local deveria se tornar um museu no século IX, pois ali seria exposto o famoso David de Michelangelo.  Antes o mesmo estava implantado na Piazza della Signoria, mas para manterem com cuidado a grande obra do artista, preferiram o transferir ao museu. Atualmente o David de Michelangelo é a peça mais importante e que faz com que os visitantes vão ao lugar, porém há muitas outras obras maravilhosas a serem vistas.

O acervo do local é muito grande e você verá muitas pinturas e esculturas renomadas e de diversas épocas da história mundial. Ali você irá encontrar a assinatura de artistas importantes, como: Filippino Lippi, Raffaelo Sanzio, Massacio, Lorenzo Bartolini, Michelangelo, etc.

Além de obras de arte, a exposição também é composta por uma ala com uma coleção de instrumentos musicais. Essa área pertence ao Conservatório de Musica Luigi Cherubini. Ali também verá muitos pertences da Familia Medici. Você encontrará modelos feitos por Stradivari, como uma viola tenor. Outro item que impressiona é o primeiro piano inventado em Florença, esse por Bartolomeo Cristofori.

No museu há uma ala destinada a Michelangelo e muitas de suas obras estão expostas nela. Claro que ficarão impressionados com David, mas sei que se apaixonarão por muitas outras. Outra obra muito conhecida dele são os prisioneiros, que eram compostos por seis prisioneiros, dois deles estão no Louvre, mas quatro estão ali em Florença.

Agora sei que muitos estão lendo esse post para entender mais sobre a escultura de David. Ele é um personagem da Bíblia, um garoto que venceu um gigante, chamado Golias. Com isso, Michelangelo quis retratar a tensão que David sentiu antes da batalha com Golias. Quem começou na verdade a esculpir a obra, foi outro escultor, Agostino de Duccio entre 1462 e 1463. Só que esse artista dizia que não era possível sair nada daquele bloco de mármore branco e então o abandonou. Depois Michelangelo, assumiu o material e realizou a tão obra famosa. Isso ocorreu entre 1501 e 1504 nos ateliês da Ópera do Duomo. A obra finalizada tem 5,17 metros de altura.

O horário de funcionamento da galeria é das 08h15 às 18h50 de terça a domingo. Portanto o museu fica com as portas fechadas nas segundas, também em 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio. Infelizmente o museu não é gratuito e é necessário pagar € 8,00 para conhecer o lugar. Jovens entre 18 e 25 anos pagam metade do valor e menores de ano não precisam pagar.

Mais Informações:

Galleria dell’Accademia

Endereço: Via Ricasoli, 58-60.

Site: Galleria dell’Accademia

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!