Gorjetas nos EUA

No Brasil não temos o hábito de dar gorjetas para os serviços que nos são prestados, mas pelo mundo a fora é diferente. Então venha entender como funcionam as gorjetas pelas cidades americanas.

Quando pensamos em ir aos EUA, já ficamos com dúvidas sobre as gorjetas que devemos dar. Lá elas são chamadas de “tips” e elas servem para complementar e gratificar o serviço de um funcionário. Então se alguém ajuda você com suas malas em um hotel, se dá uma bonificação, se alguém te serve em um restaurante, se dá uma bonificação, e assim por diante.

Vou ser sincera aqui e sei que esse ato cultural é muito diferente do nosso. Aqui em alguns estabelecimentos existem os 10% do garçom e nem assim queremos pagar. Então imagina se existisse em quase todos os lugares que vamos. Iriamos endoidar, só que não dar nos EUA acaba sendo algo deselegante em algumas situações. Então vem entender algumas dúvidas: Quanto pagar? Tenho mesmo que dar gorjetas? Tem que dar gorjeta e 10%? Não existe a taxa para serviços? Devo dar gorjetas diferentes dependendo do lugar?

 

Quanto devo dar de gorjetas? Como elas são cobradas?

Antes que pensem que dar gorjetas é ilegal, saiba que não é. E de certa forma em Las Vegas é uma “lei” dar esse bônus. Se você não deixar pelo menos U$ 1 para o funcionário, eles entendem como que foi prestado um serviço ruim. Sem contar que você sairá como chato e soará como ofensa.

Claro que indico darem gorjeta de acordo o seu bolso, se você não pode dar, pois está fazendo uma viagem totalmente econômica, não dê. Só que saiba que você sairá como ruim na história. Todavia acho que não devam se atropelar todo com suas finanças. Eu mesmo sempre guardaria pelo menos U$ 1 para dar, mesmo não se enquadrando no padrão dado pelos americanos.

Nos EUA eles tem costume de dar de 10 a 20% do valor prestado como gorjeta. Alguns restaurantes descrevem esse valor abaixo na conta, como aqui no Brasil, mas não será em todos que estará descrito essa informação. Se estiverem em muitas pessoas, alguns restaurantes já incluem o valor na conta. Então quando forem pagar, vejam se está descrito “Gratuit Included”. Caso esteja, saiba que não precisa deixar gorjeta.

Os garçons e barmans dos bares e restaurantes já esperam que vão ganhar gorjeta no final do seu atendimento. Para esses casos normalmente se dão de 10 a 15% se o serviço foi razoável. Agora se o serviço foi de destaque e considerou ter sido vem atendido dê de 15 a 20%. Se for um barman, normalmente se dá ao menos U$ 1 por bebida que pedir.

Há serviços que não possuem um preço, como camareiras, barmans, babás, guias turísticos, manobristas, entre outros. Então para esses vocês dão uma bonificação de acordo o que seu bolso permite. Outra dica que é importante falar é para que não esperem que eles digam quanto tenham que dar. Você quem irá definir o valor.

Aos taxistas, indico para que arredondem o valor em que a corrida deu para maior. Então se sua corrida ficou U$ 11,50 dê U$ 12. E caso ele tenha que te ajudar com malas, dê U$ 1 por mala.

Nos casos dos hotéis, é indicado sempre contribuírem com os funcionários. Então se alguém carrega sua mala, dê ao menos de U$ 1 por cada mala carregada. Deixe também ao menos U$ 1 por hóspede no quarto para a camareira. Já para os manobristas dê um pouco mais de U$ 2 a U$ 5. Em hotéis estilo resort como  a maioria dos hotéis de Las Vegas, você verá que eles cobram uma taxa chamada “Resort Fee”, no momento da sua reserva. Essa é para suprir todos esses serviços. Então nesse caso, você realmente dá se achar que é necessário. Ninguém te achará arrogante por não contribuir, caso você já pagou essa taxa.

Caso queira um upgrade de quarto ou de carro em uma locadora de veículos, tente deixar uma gorjeta de aproximadamente U$ 20 ao recepcionista ou atendente. Em muitos desses casos, eles acatam seu pedido e te dá um quarto ou carro melhor. É bem comum isso acontecer por lá, mas também há casos que não dão certo e você perde o valor, mas ficou como uma gratificação. Só que serei sincera, na maioria das vezes eles te ajudam nesse upgrade.

Com certeza vocês passarão por muitas situações que terão que dar gorjeta, então se não quiser ser antipático é só seguir essas sugestões. Mas também sei que terá momentos que você não irá querer dar. Eu confesso que nesses casos não pago, mas seja melhor que minha pessoa e não faça isso. Assim evitarão situações desconfortáveis, como uma vez em que sai de um restaurante sem dar gorjeta (porque fui mal atendida) e o garçom saiu na rua, me gritando para eu pagar. Com isso todos na rua, ficaram me olhando. Então dê gorjeta e não passe por isso.

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário