Gruta Lapa Doce

Um passeio imperdível para quem vai para a Chapada Diamantina é visitar a Gruta Lapa Doce. Uma gruta maravilhosa, com muitas formações geológicas que te envolvem e te fazem ser mais curiosos, de forma que apreciem muito o local.

A Gruta Lapa Doce é uma das grutas mais importantes do Brasil e conta com mais de 25km de extensão. Todavia a visitação só pode ser realizada em 850m dela. Um lugar fascinante que vocês irão amar, vou explicar como funciona o passeio para melhor vocês entenderem.

Eu fui até o local com a agência Chapada Adventure Daniel que me levou até lá e depois casou com outros destinos próximos, Gruta da Pratinha e Morro do Pai Inácio. Achei ótimo fazer os três atrativos em um dia, pois não ficou enjoativo de uma só programação e deu para fazer tudo com calma, sem correria.

Ao chegarem na gruta, vocês precisarão anotar o nome de vocês, para que eles tenham o controle de pessoas que visitam o local. Vocês serão apresentados a um guia que te acompanhará durante todo o trajeto e que lhes contará sobre as formações ali presentes e te dará muitas informações e curiosidades da região. Eles lhes fornecem capacete e lanterna que auxiliarão dentro da caverna, e vale ressaltar que uso de tênis é obrigatório.

Normalmente os grupos para entrar na gruta são formados por 14 pessoas. No meu, estávamos em apenas 3. E saibam que se tiver muita procura, eles fazem a visita a cada 20 minutos. O passeio leva cerca de 1h30m e o percurso tem de 2,5km, 3km e um maior que te leva a ver pinturas rupestres. Eu fiz o tradicional de 2,5km e achei maravilhoso.

Após isso, o guia nos leva até a entrada da gruta. Ou seja, caminhamos por uma trilha com alguns degraus e muita terra. O caminho não é difícil, leva uns 10 minutos até a entrada principal da gruta. Aliás essa entrada é gigantesca e você fica fascinado com a beleza do lugar. A partir daí, tenho certeza de que você ficará observando cada cantinho para ver as estalactites, estalagmites e espeleotemas que estiver pelo seu caminho.

 

O mais interessante é que você ainda não terá parado de descer quando tiver entrado, mas não quase não perceberá a descida, porque estará muito envolvido com tudo que te cerca. Depois da descida, vocês chegarão em um grande espaço com diversas formações rochosas. Não achem que é porque esse lugar é amplo, que poderão andar por tudo. Porque não vão. Há delimitações por todo o local, mostrando onde é seguro você ir e acompanhar o guia é sempre ÓTIMO. Além do mais, eles precisam preservar a estrutura do lugar, o melhor que podem. Há formações com mais de milhões de anos no lugar, então qualquer mínimo impacto do homem pode vir a prejudicar.

Pelo caminho você irá se deparar com diversas formações, algumas levam até nomes, como lustre, presépio, anjo, buda, entre outros. Mas a melhor parte do passeio para mim, foi quando o guia pediu para que nós deligássemos as lanternas e ficássemos totalmente no escuro dentro do local. Você começa a simplesmente prestar atenção na vida subterrânea e fica admirado.

Você não irá sair pelo local em que entrou, irá sair em outra fenda da gruta. Dessa maneira, vocês irão apenas atravessá-la e sair por outro lugar. Para sair, precisará fazer uma leve subida, não é difícil.

 

Como chegar

A cidade com maior infraestrutura para se hospedar próximo a Gruta Lapa Doce é Lençóis, ao norte da Chapada Diamantina. Ela fica a aproximadamente 68km do local. Para melhor saberem a gruta está localizada na cidade de Iraquara. O acesso se dá pela BR-122 e pelo caminho há bastante sinalização.

 

Valores e Horário de Funcionamento

O valor varia de acordo o passeio que escolher, se o mais curto ou o médio, ou o mais longo, mas a média de preço é de R$ 60,00. Todavia se fechar com uma agência em Lençóis, esse passeio casado com alguns outros, como eu fiz e expliquei no começo do post. Você não precisará se preocupar com esse valor, pois sua entrada estará inclusa no valor pago, que é de aproximadamente R$ 230,00 com almoço incluso. Já quanto ao horário de funcionamento, o local abre diariamente das 08h às 18h.

Um passeio em minha opinião que deve ser feito e você irá se entreter, além de se divertir muito. Já que deixará sua imaginação fluir junto à natureza.

 

Salve esse post no Pinterest!

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!