Igreja Nossa Senhora da Luz

A principal igreja de Morro de São Paulo é a Igreja Nossa Senhora da Luz, esta homenageia a padroeira local.

Logo que você chega em Morro de São Paulo pelo Terminal Marítimo, você sobe uma “pequena” rampa. Essa é bem ingrime e cansativa, mas te leva até o começo da cidade. E ali bem no início você já verá a Igreja Nossa Senhora da Luz.

A construção da igreja se iniciou em 1628, com intenção de substituir a capela antiga, chamada de Pequena Capela no Alto do Morro. Essa capela ficava em cima do morro, próxima ao farol da cidade. A igreja portanto iria estar localizada no centro da vila e contaria com o estilo barroco. Sua construção foi concluída somente em 1845. Sim, não ache estranho a demora. Durante sua história a igreja passou por alguns episódios de depredação e roubos. Teve momentos que praticamente todo o acervo dela fora levado. Muitas peças caras e relíquias sumiram, imagens sacras e artigos de ouro e prata.

O altar da igreja e as imagens em seu interior são feitas de madeira e devido a infestações de cupins acabaram se deteriorando. Ela vem passando por um processo de restauração desde 2004. Essa reforma vem acontecendo com doações de moradores e de turistas. Em seu chão você vê algumas lápides, ali foram enterrados moradores locais do século XIX.

Não pensem que a igreja é grandiosa e requintada. Ela é pequena e simples, mas muito bonita. Você pode visitá-la gratuitamente e assistir missas no local. Ao conhecê-la não deixe de reparar nos painéis que contam a história de Morro de São Paulo e que ficam anexados em seu interior.

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário