Lista de 10 ilhas incríveis na América do Sul

Tão pertinho, mas tão distante ao mesmo tempo. Existem inúmeras ilhas na América do Sul e vamos parar para pensar em quantas nós conhecemos. Poucas, não? Então para inspirarem vocês a procurarem mais por destinos no meio do mar, veja esta lista com 10 ilhas incríveis na América do Sul.

  1. Fernando de Noronha – Brasil

Com toda a certeza eu iria começar com uma Ilha brasileira, aliás, nosso país é maravilhoso. Fernando de Noronha é uma ilha pequena com 17 quilômetros quadrados, pertence ao estado do Pernambuco e é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Seu ecossistema é rico em corais, vida marinha, mata e formações rochosas. Suas praias são lindas se destacando algumas como a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos e do Leão. Seu mar com partes azul turquesa e outras em verde esmeralda.

O arquipélago não é o destino mais barato que você verá por aqui, para a preservação do local existem uma taxa de entrada que custa em torno de R$ 300,00 para uma semana na ilha. Além disso, quase todos os produtos do local vêm do continente, ou seja, precisam agregar o valor do combustível na mercadoria, encarecendo-as. Noronha é encantadora e saibam que mesmo tendo um custo elevado, vale muito a pena. E por favor, não vão para lá com poucos dias, porque vocês irão amar cada segundo na ilha. Existem muitas atividades, das quais abrangem todos os gostos.

 

  1. Ilha de Margarita – Venezuela

Localizada no mar do Caribe, próxima de Caracas, capital do país, esta ilha se destaca pela variedade de tons de turquesa de seu mar. Você pode chegar ao local por avião ou ferry, a segunda opção sai das cidades de Porto La Cruz ou Cumaná. A ilha não é considerada pequena, é a maior ilha da Venezuela, e possui cerca de 420.000 moradores.

A atração mais conhecidas do local, além de suas praias é a visita ao Parque Nacional de La Restinga, onde você com um barco passeia por rios e praias do local. Este é um lugar onde não tem erro em ir se quer aproveitar as praias, o sol prevalece o ano todo, são pouquíssimos os dias de chuva na ilha.

 

  1. Ilha Santa Cruz – Equador

Esta ilha está situada no arquipélago das Galápagos, sendo considerada a principal ilha do local, devido a maior parte da população habitar ali. Sua área é de 986 quilômetros quadrados de muita beleza natural. Suas montanhas chamam a atenção com sua bela vegetação e com seus tuneis de lava.

O local é conhecido em possuir grande numero de tartarugas marinhas, muitas estão sendo preservadas de forma conjunta, pela Estação de Pesquisas Charles Darwin e pelo quartel-general do Serviço do Parque Nacional de Galápagos. Outro lugar curioso pertencente a ilha é a Enseada da Tartaruga Negra, muitos animais como tartarugas marinhas, arraias e pequenos tubarões buscam a área para acasalamento. Outro animal muito visto em todo arquipélago são as iguanas,  você as verá por toda a costa terrestre. Estes são dóceis e não transmitem mal algum. Quem estiver procurando um local para conhecer rico em fauna, esse é local correto para você.

 

  1. Ilha Isabela – Equador

A Ilha Isabela também pertence ao arquipélago das Galápagos no Equador, esta é a maior ilha com 4.588 quilômetros quadrados. Seu formato se deu pela fusão de vários vulcões, sendo o ponto mais alto da ilha o Vulcão do Lobo com 1.707m de altura. A biodiversidade do local é riquíssima, há muitas aves marinhas, como: pinguins, falcões das galápagos, pelicanos, mergulhões e petréis. Sem contar a vasta e exuberante vegetação nas vertentes e caldeiras dos vulcões.

Nesta ilha é possível fazer mergulho em corais, admirar tartarugas marinhas em seu habitat natural e há muitas trilhas entre os vulcões para ser realizadas. Se você busca esse lado mais aventureiro, vale a pena você dar uma olhada com carinho na Ilha Isabela.

 

  1. Ilha Bela – Brasil

A queridinha da região sudeste brasileira vem se destacar por aqui também. Ela é considerada a maior ilha marítima do país, sendo formada por 42 praias, que totalizam 130 km de costa. O local possui uma natureza maravilhosa, na qual preservaram parte da Mata Atlântica. Além das lindas praias há diversas cachoeiras em meio à ilha onde você pode se banhar em água doce. Para isso deve-se fazer de pequenas a grandes trilhas. Uma dica é pegar um carro e sair desbravando o local.

O arquipélago se destaca na prática de esportes náuticos, como: a vela. Isso devido estar em situação favorável com o Canal de São Sebastião, tornando o local propício. Outro ponto forte da ilha são as festas, bares e baladas. A vida noturna do local é muito forte, mas lembre-se que os preços são um pouco salgados. Em meio a muitas praias, cachoeiras e festas, eu venho reafirmar a vocês que a Ilha Bela é definitivamente bela.

 

  1. Ilha de Páscoa – Chile

O nome desta ilha se deu devido à mesma ter sido descoberta no domingo de páscoa de 1722. Ela pertence ao Chile, mas se encontra um pouco longe dele, no meio do Oceano Pacifico, aproximadamente 3.700 km de distância da costa oeste do país.

Este local possui muitos mistérios e teorias que te envolvem e desperta sua curiosidade, a principal dela são os Moais. Esses são grandes e pesadas estátuas de pedras vulcânicas realizadas por uma civilização hoje inexistente. Se você está se perguntando o porquê isso ser misterioso, isso se dá porque cientistas se intrigam para entender como anos atrás eles conseguiram colocar as estatuas nos locais onde elas estão. Elas pesam aproximadamente 82 toneladas. Se você, assim como eu também ficou curioso a respeito disso, imagina poder ver uma ilha maravilhosa com essas esculturas por toda sua costa.

 

  1. Ilha Chiloé – Chile

Localizada ao norte da Patagônia e ao sul da região dos lagos no Chile, a Ilha Grande de Chiloé se sobressai. Ela foge do padrão dos arquipélagos que temos em mente, ela é mais rustica, o que a deixa mais aconchegante. Todos que ali pisam, afirmam ter se sentido acolhido pela cidade e pela população.

Os habitantes do lugar são chamados de chilotes, esses ainda estão de modernizando quanto ao turismo. Portanto é possível ver muito artesanato, pesca e agricultura na ilha. Outro elemento que se vê em abundância pela ilha são as igrejas, com uma arquitetura particular, na qual parecem casinhas com uma torre ao centro. São mais de 70 igrejas no arquipélago, sendo que 16 foram reconhecidas pela Unesco. Realmente é um local encantador e acolhedor.

 

  1. Ilhas Malvinas

Nunca sabemos afirmar se pertencem à Argentina ou a Inglaterra, desde seu descobrimento há guerras ou reivindicações para o poder do local. A mesma possui governo próprio e atualmente o Reino Unido possui a responsabilidade pela defesa e relações internacionais do território. Mas a Argentina não deixará isso quieto. Agora se você se perguntou o porquê de tanta competição. Antigamente era devido o local ser favorável às caças de baleias, hoje dizem ser questão de orgulho.

A área do local é de 12.000 quilômetros quadrados em que se dividem em um espaço maior, na qual há a Malvina Ocidental e a Malvina Oriental e mais 776 ilhotas espalhadas, todas encantadoras. Ao admirar o arquipélago e ver o quão belo é você entenderá que até nós seriamos orgulhosos com tanta beleza em um local.

 

  1. Ilha da Providência – Colômbia

Esta é uma ilha isolada em meio ao mar do Caribe, está localizada na Colômbia, a 72 km de San Andrés. Nela o seu “turquesômetro” será acionado e atingirá o limite, isso mesmo, as águas são azuis e cristalinas, deixando o mar ainda mais incrível. As praias são pouco movimentadas e muito bem conservadas. Assim, sendo um local de tranquilidade e relaxamento.

O contato com a natureza é o que vem em primeiro lugar, você se encantará com os elementos simples do local. Mas claro que também há a possibilidade de realizar mergulho na terceira maior barreira de corais do mundo e admirar a grande diversidade marinha que a ilha possui. Definitivamente é um arquipélago mágico que todos deveriam ter a oportunidade de conhecer.

 

  1. Florianópolis – Brasil

Diferente de todas as ilhas apresentadas anteriormente, se destaca a Ilha da Magia. Floripa, assim mais conhecida têm 42 praias catalogadas, sendo uma mais encantadora do que a outra. A cidade é a capital do estado de Santa Catarina e agrada a todos os públicos. Se você gosta de surfar, de festas, de mar agitado, de mar calmo, de praias desertas, de praias mais badaladas, de trilhas, de dunas, de shoppings, de natureza, de agua doce, de mar, e de muitas outras opções, ali é o seu lugar.

A cidade de quase 500.000 habitantes possui uma alta qualidade de vida e ótima pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano. A economia do local é movida por tecnologia da informação, turismo, serviços e pela criação de ostras. Sendo este considerado um dos pratos típicos da cidade e oferecidos de diversas fomes. Agora se você é brasileiro e não conhece Floripa, por favor, pare agora e dê uma olhada nas passagens para a capital catarinense, você não se arrependerá.

Comments

comments

Deixe um comentário