Minas do Palácio Velho

Enquanto estive pela cidade de Ouro Preto fui conhecer as Minas do Palácio Velho, lugar que teve muita exploração de ouro e hoje abre às portas para os turistas saber um pouco mais dessa história que envolve essa cidade histórica brasileira.

O acesso ao local é muito fácil e indico irem caminhando. Está situado próximo ao centro, só algumas ladeirinhas para chegar até lá. Ao chegar, você passa pela recepção do local, onde é necessário pagar a taxa de visitação. Esta tem o valor de R$ 30,00 por pessoa. Após isso é só seguir em frente que chegará a um funcionário que estará te dando equipamentos de segurança que devem ser utilizados no interior das minas. Eles fornecem uma redinha de cabelo e um capacete para que não batam a cabeça em alguma parte da mina, ou também se vier a cair alguma pedra, para que não lhes machuquem.

Antes de adentrarmos às minas, ouvimos um pouco da história local e nos enriquecemos de conhecimento. O guia nos explica como funcionava a extração de ouro, quais os postos dos funcionários e as quantias exorbitantes que foram levadas dessa mina e de Ouro Preto em geral.

Depois prosseguimos pela primeira passarela, sob um córrego que antigamente era para limpeza e peneiração do ouro, hoje a água está dominada de lixo, mesmo aparentando estar limpa. Todo o percurso por dentro da mina é um aprendizado, com certeza uma das melhores aulas de história em que já tive. O guia nos explica também sobre os minérios das minas, nos mostra algumas pedras, como Quartzo e Pedra São Tomé. Ele mostra alguns minérios utilizados em fabricações de maquiagens e outros artigos em que usamos no dia a dia.

As minas são todas ventiladas e possui uma infraestrutura voltada ao turista com demarcações de espaços onde podem pisar e escadas que auxiliam o acesso a determinadas partes. Lá dentro é possível ver um pouco da profundidade das minas e te despertam a curiosidade de saber como eles se locomoviam ali dentro, pois o espaço é pequeno e os movimentos em algumas partes são restritos.

Com a imaginação fluindo e te levando para o século XVIII, sei que você terá muitas dúvidas e o guia sempre está à postos para respondê-las. O interessante dessa parte da mina é que dela é possível ver a pequena queda d’água que banha o local, sendo uma das únicas minas com cachoeira nela. Ela atualmente não é própria para banho, apenas para contemplação. Depois de conhecermos essa parte da mina, voltamos a parte inicial e atravessamos outra passarela. Essa nos leva a um segundo andar, onde há outro buraco de mina e conhecemos mais uma das milhares que existem pela cidade.

Para a visitação eles formam grupos de até 20 pessoas e a duração completa tem cerca de 40 minutos e é algo que devem fazer em Ouro Preto, pois acabam por conhecer um pouco mais das nossas raízes e do que passou em nosso país anos atrás. Só que já adianto que ficaram abismados ao saber o quanto nosso país foi roubado e levado para fora do nosso dinheiro e das nossas riquezas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais informações

Minas do Palácio Velho

Endereço: Rua Dom Silvério, 159. Ouro Preto – MG

Telefone: (31) 3552-5091

E-mail: contato@minasdopalaciovelho.com

Site: Minas do Palácio Velho

 

Salve esse post no Pinterest!

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!