Mini Mundo

O Mini Mundo é uma das atrações mais visitadas de Gramado e não é para menos, já que vocês entrarão em um mundo completamente diferente. Como o nome diz o parque expõe um mundo em miniatura de forma impecável, algo com certeza lindo de ver.

O parque foi criado em 1981 por dois homens que quiseram presentear as crianças de sua família com um mundo mágico e fascinante. Ali eles construíram pequenas casinhas de bonecas, pequenos castelos, trens em miniatura, pequenos jardins, etc. Esse lugar ficava em frente ao jardim do hotel que pertence a família criadora do local, o Hotel Ritta Höppner. Com o decorrer do tempo eles viram que poderiam dividir este lugar com seus hóspedes e que esse mundo poderia ser passado por gerações da família. Então dois anos depois, em 1983 o parque foi aberto ao público.

Eles pensaram que as crianças quando crescessem poderiam dar continuidade nesse mundo de fantasia, poderiam aumentar os cenários de miniaturas e colocar ali os seus próprios sonhos. E aconteceu exatamente dessa forma, eles intensificaram e expandiram o lugar não só expondo momentos lúdicos, mas miniaturas de elementos do cotidiano. Isso sem deixar de lado cenas de alegria e diversão.

Praticamente toda a exposição do mini mundo está ao ar livre, sendo maravilhoso para apreciar em um dia de sol. As miniaturas são réplicas de diversos prédios do mundo inteiro, porém elas não são replicas comuns, elas são muito bem detalhadas e fiéis às construções originais. As miniaturas são projetadas em escala 1:24 , ou seja, elas são 24 vezes menores do que as edificações reais. Quando eles escolhem uma construção para ser adaptada e implantada no parque, eles a estudam muito bem para que sigam todas as características da mesma. Dessa forma, eles utilizam bons materiais que consigam transpassar da melhor forma possível os valores históricos e culturais de cada lugar retratado. Algumas dessas obras levaram mais do que dias, foram semanas e meses de dedicação e experiências para que elas não se desgastem com facilidade em ambiente externo, que será o espaço no qual o objeto será instalado.

O parque não retratam apenas ambientes famosos, mas também momentos de eleições de prefeito, cenas de trânsito e alguns eventos temáticos. A magia está por todo o Mini Mundo, mas não ache que por isso o local é designado apenas para crianças. Os adultos também acabam se impressionando pela realidade das réplicas. Agora se você já foi uma vez e está na duvida se retorna ou não, aconselho a voltar ao Mini Mundo, porque eles estão sempre inovando e colocando peças novas. A produção do local está sempre em constante trabalho, seja de inovação ou de manutenção.

 

Personagens do parque

Para alegrar ainda mais a visita dos pequenos o Mini Mundo criou personagens para deixar o espaço ainda mais divertido. Eles aparecem em diversos momentos do parque e o grupo é formado por cinco integrantes: o Ursinho Gui, a Ursinha Ana, a Bruxa Ju, o Limpador de Chaminés e a Princesa Rafa. Eles não estão apenas no papel, eles carregam uma história e deixam a ficção ainda mais real.

O Ursinho Gui é compreensível, sonhador e muito sensível. Ele mistura sua meiguice com timidez e fica feliz com a felicidade das crianças no parque. Ele sempre está ao lado de sua parceira a Ursinha Ana. Esta é encantada por arte e uma confeiteira de mão cheia. Ela sempre espera por festas e as preparam cuidadosamente sempre colocando nos detalhes seu maravilhoso gosto. Com isso ela também ajuda a criar os cenários de fantasia do Mini Mundo e ama se sentir útil quando todos apreciam e aproveitam melhor o parque.

A Bruxa Ju surgiu através da lenda da bruxa protetora em que a família fundadora do parque sempre carregou. Não achem que ela é má, ela é divertida e tem a função de proteger todos os visitantes do parque. Com sua magia ela acaba entrando em muita confusão, mas sempre tentando manter a felicidade das pessoas que a cercam. Só que às vezes ela fica confusa e acha que ela pode construir o Mini Mundo da forma que ela quiser.

Outro integrante do grupo é o Limpador de Chaminés, esse representa a sorte e tem a função de cuidar de todos os trens e miniaturas eletrônicas, para que essas não venham a falhar. Dessa forma ninguém se decepcionará com o parque. Por fim, a Princesa Rafa é uma personagem que mora no Castelo de Neuschwanstein. Ela é inquieta, divertida e conta com uma energia sem fim. Está sempre organizando brincadeiras no parque, correndo de um lado a outro. A princesa é muito curiosa, com isso busca sempre ler e estudar para estar por dentro de todos os assuntos.

Os personagens tem o intuito de divertirem os visitantes e criarem histórias para que os entretenham. Com o decorrer do tempo eles se tornaram muito influentes nas pessoas que visitam o parque e o Mini Mundo quis compartilhar eles não só com os visitantes, mas com o mundo. De que forma? Lançando uma série de livros e Gibis.

 

Livros e Jornal do Mini Mundo

O primeiro Livro do Mini Mundo surgiu em 2003, esse com o nome “As Aventuras do Ursinho Gui” e foi um sucesso. Com isso veio a ser desenvolvido mais edições e atualmente existem mais de 12 livros. Em cada um deles é abordado uma história diferente e é ótimo para didática de crianças. Eles são retratados de maneira clara e fácil para que as crianças consigam lê-los. Outro elemento criado no parque para a interação dos visitantes é o Jornal do Mini Mundo com as ultimas notícias do que aconteceu no local.

 

Ingressos e Horário de Funcionamento

O parque abre diariamente das 09h às 17h e o valor do ingresso varia de acordo a modalidade do ticket de entrada. O preço para adultos é de R$ 36,00 sendo esse designado como uma entrada inteira. Já a meia entrada vale R$ 18,00. Essa serve para senhores acima de 60 anos e estudantes (mediante carteira de estudante). Crianças até 02 anos de idade são isentos do pagamento. Os ingressos podem ser adquiridos na internet e na bilheteria do parque, só lembrando que os tickets de estudante são vendidos apenas na entrada do Mini Mundo.

 

Alimentação, lojas e facilidades do Mini Mundo

O parque tem um local para alimentação para a melhor comodidade dos visitantes. Ali poderá encontrar cafés e lanches com um preço acessível. Ainda pensando na comodidade das pessoas que visitam o parque, eles implantaram lojas temáticas para venderem souvenir e uma área de recreação para crianças menores.

 

Mais informações:

Mini Mundo

Telefone: (54) 3286 4055

Endereço: Rua Horácio Cardoso, nº 291. Gramado – RS

E-mail: parque@minimundo.com.br

Site: Mini Mundo

 

Salve esse post no Pinterest!

 

 

 

Comments

comments

Deixe um comentário