O famoso prato típico do Porto: A Francesinha

Quando falei para primeira pessoa que iria para Portugal, ela logo veio me dizendo “Não deixe de experimentar a Francesinha”. E eu fiquei toda intrigada querendo saber o que era e claro que eu iria experimentá-la.

A Francesinha é um prato típico português que carrega o nome francês, isso mesmo. Você não está lendo errado, um prato da cidade de Porto em Portugal que chamamos com nome de outra nacionalidade. Ele não é conhecido em todos os cantos de Portugal e ficou famoso precisamente na cidade do Porto. Então quando estiverem passando pela cidade por favor experimentem a mesma. São muitos os restaurantes na cidade que serve o prato então não será difícil de encontrá-la. A dica é irem para mais longe do Rio Douro e da Ribeira, porque essa é uma área em que ela é oferecida de forma mais cara.

 

 

O que é a Francesinha?

Ela nada mais é que um sanduíche servido em um prato. Nesse lanche vai linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de vaca. Sob ele é colocado um molho de queijo derretido com tomate, cerveja e pimenta. Alguns também colocam no molho um pouco de Vinho do Porto. O prato possui alguns acompanhamentos, como ovo estrelado no topo do sanduíche e batatas fritas. Recomendo a pedirem com pouca pimenta, porque eles dão uma exageradinha no “picante”.

 

Como surgiu o prato?

Existem diversas histórias sobre o surgimento do prato, mas a que mais se mantém é que ele foi criado pelo português Daniel David Silva nos anos 50 enquanto ele trabalhava no restaurante A Regaleira, no Porto. Antes dele ter trabalhado nesse local ele passou um tempo na França e aprendeu muito da gastronomia francesa. Dessa forma, ele se inspirou nas receitas de “croque-madame” e “croque-monsieur” para criar a famosa Francesinha. Claro que ele adaptou o prato para maior aceitação do paladar dos portugueses e criou o molho apimentado que cobre o sanduíche. Já a segunda história que também tem força, mas de maneira mais fictícia é que o mesmo criador sempre afirmava que “As mulheres mais picantes que conheço são as francesas”, portanto um prato bem apimentado foi criado com o nome de a Francesinha.

 

Preço do prato?

Enquanto eu estava na cidade do Porto eu vi vários restaurantes que a vendiam e diversos preços a se pagar. Em alguns lugares ela vinha com o acompanhamento de fritas inclusas no valor, mas em alguns locais não estão inclusos os acompanhamentos. O local aonde eu fui estava e acredito que grande maioria também servem com as tradicionais batatas inclusas, mas vale à pena falar para vocês se certificarem na hora de escolher um lugar. A média de preço do prato é de € 8,00. Eles dizem que esse é um prato individual, mas eu compartilhei com uma amiga tranquilamente. Ainda mais porque a porção de fritas era muito grande. A média era aquele, só que eu paguei um pouco mais caro, mas escolhi um restaurante em Vila Nova de Gaia, bem na frente do Rio Douro, ou seja, pedi para pagar mais caro né, mas não foi tão mais elevado o valor. Se não me engano ele pagou € 10,50.

 

Poderia sugerir vários lugares para vocês irem e desfrutarem desse maravilhoso sabor, só que não vou falar nenhum não, deixar vocês desbravarem a cidade e encontrarem um que melhor agradem vocês. “Como irei saber?” Você não irá e só saberá na hora de experimentar. Então coma e depois me conte!

 

 

 

 

 

 

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!