O que fazer em BH

Muitas pessoas veem Belo Horizonte como uma cidade com poucas atrações turísticas e acabam por não conhecê-la. Por favor, não seja esse tipo de pessoa. BH é incrível e tem muita coisa linda para ser vista e apreciada.

Os pontos turísticos a serem visitados você consegue colocá-los em um fim de semana pela capital mineira. E não deixe de saborear as comidas mineiras nos restaurantes da cidade. Então para facilitar, darei algumas sugestões de lugares a serem visitados.

 

Mercado Central

Para mim é o passeio mais importante que deve se fazer em BH. O mercado é considerado um dos melhores mercados do mundo e nele você verá artesanato, cachaças, queijos, lembrancinhas, doces, frutas, bares e muito mais. Vale muito a pena irem e desfrutarem dos produtos que estão no dia a dia do mineiro. Claro que não podem deixar de experimentar um bom pão de queijo.

 

Complexo da Pampulha

 

 

 

 

 

 

 

Na verdade, Pampulha é uma região da cidade e ela fica um pouco afastada do centro. Nela há uma bela e grande lagoa artificial, com 18km de orla, chamada de Lagoa da Pampulha. Ao seu redor além de uma longa ciclovia há também importantes prédios arquitetados por Oscar Niemeyer, como a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile. Quando forem ao complexo não deixe de visitar todos eles, são locais lindíssimos. Ali pertinho fica também o Mineirão e o Mineirinho (principais complexos esportivos do estado). Sem contar que no Mineirão fica o Museu Brasileiro do Futebol. Outras atrações da Pampulha são o parque de diversões Guanabara,  Zoológico, o Jardim Botânico, o campus da UFMG e o aeroporto da Pampulha.

 

Praça da Liberdade

Considerada um dos lugares mais bonitos, a Praça da Liberdade encanta os turistas e todos os mineiros. Seu jardim foi inspirado nos Jardins de Versailles e leva um estilo simétrico de impressionar. Antigamente ficava ali o Palácio do Governo e das Secretarias de Estado, hoje agindo como museu. Ao lado há um prédio residencial curvilíneo que encanta e casa com o local, o Edifício Niemeyer. Outro prédio que está nas proximidades é a Biblioteca Pública. Há muitos prédios culturais que você pode conhecer e formam o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, então não pode deixar de conhecer.

 

Praça do Papa

Na verdade o nome desse local é Praça Israel Pinheiro. Só que em 1980 o Papa João Paulo II visitou BH e celebrou uma missa no local. Ali ele disse a seguinte frase ao admirar a vista: “Que belo horizonte!”. Além de brincar com o nome da cidade, ele falou realmente o que via, que a vista dali era incrível. Da praça você tem uma vista panorâmica das montanhas da Serra do Curral e de Belo Horizonte. A minha dica é irem até lá para assistirem o pôr do sol.

 

Praça da Savassi

Com certeza essa é a região mais “badalada” de Belo Horizonte. Na região há diversos bares, restaurantes, boates, lojas, lanchonetes e muito mais. E chamo a praça de região, porque na verdade ela não é uma praça. Fecharam algumas quadras, sendo possível transitar somente a pé. O local fica exatamente no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas e a Avenida Cristóvão Colombo. Não deixe de comer no local e passear por lá à noite, é tranquilo e super movimentado.

 

Cervejarias Artesanais

Se você é um amante de cerveja saiba que BH é chamada de capital dos botecos. Com isso é possível conhecer várias cervejarias artesanais. Algumas até fazem tour interno, para você entender como é o processo de fabricação delas. Minha sugestão é irem à Cervejaria da Wäls.

 

Palácio das Artes e Parque Municipal

Localizados bem no centro da cidade estão o Palácio das Artes e o Parque Municipal. O palácio age como teatro e local para apresentações e exposições culturais. Um lugar lindo por fora e por dentro. Bem pertinho do palácio está o Parque Municipal, um local de grande área verde, ótimo para passear e passar o dia. São 180 mil m² de vegetação e vem passando por processo de revitalização. Isso porque muitos acham o mesmo perigoso e a prefeitura quer mudar isso. Então indico irem de dia e aos finais de semana que o parque fica mais movimentado.

 

Salve esse post no Pinterest!

 

Comments

comments

Deixe um comentário