O que fazer em Itajaí

Em Santa Catarina, ao lado de Balneário Camboriú está a linda cidade de Itajaí. Se você não a conhece, saiba que a cidade é linda e tem muito a que se explorar.

Itajaí foi fundada em 1860, ela é banhada pelo Oceano Atlântico e também pelo Rio Itajaí-Açu.  Com isso veio os significados do seu nome que é originário do Tupi. Há duas teorias de significados: Rio das Taiás e Água do Senhor da Pedra. Como disse anteriormente, a cidade é vizinha de Balneário Camboriú, mas também é vinha de Camboriú, Brusque, Gaspar, Ilhota e Navegantes. Ela é um orgulho e de extrema importância ao estado, pois ela é sede do maior porto pesqueiro do Brasil.

Então uma cidade com história e importante, claro que tem atrativos a serem visitados. Para facilitar a sua ida a cidade, já vou deixar listado os lugares que precisam conhecer.

 

Centro Histórico

Indico começarem a conhecer a cidade de Itajaí no Centro Histórico dela. Então se destine até o Píer Turístico e Terminal de Cruzeiros – Guilherme Asseburg. Dali você poderá apreciar os maravilhosos cruzeiros atracados e também encontrar pessoas de diversas nacionalidades que chegam na cidade. O local foi inaugurado em 2001 e na região é o que melhor possui infraestrutura para receber os transatlânticos. Seu endereço é Av. Prefeito Paulo Bauer, 755. Não deixe de andar pela região e admirar a arquitetura que o local leva, não só pelo pier, mas no bairro também.

 

Casarão Centenário

Sugeri que caminhassem pelo Centro Histórico, na região admire mesmo os casarões. Muitos estão bem conservados, parecendo até construções recentes. Só que são prédios que carregam uma grande história. Alguns deles agem como espaços culturais. Então tente entrar naqueles que estão aberto ao público para entenderem um pouco mais sobre a história e cultura de Itajaí. Alguns pontos que recomendo passarem: Casa Burghardt (Fundação Cultural de Itajaí), Casa Konder e Hotel Rota do Mar.

 

Igreja da Imaculada Conceição

Essa igreja está situada em frente ao Píer Turístico, na Praça Vidal Ramos. A sua história iniciou em 1823 em uma construção de pau a pique, todavia em 1834 ela foi modificada e estruturada para pedras e tijolos, sendo assim até os dias atuais. Seu prédio é considerado o mais antigo da cidade. Em seu interior há várias obras de arte sacra, como pinturas do artista local Dide Brandão.

 

Mercado Público  (Centro de Cultura Popular)

Também chamado de Mercado Velho, esse é um lugar que precisam ir. Ele iniciou suas atividades em 1917 e era o principal local de comércio de secos e molhados, de peixes e local em que os comerciantes se encontravam. Em 2017, o estabelecimento passou por uma reforma em comemoração aos seus 100 anos. Isso sem deixar seus traços originários. O local é formado por vários boxes, sendo eles principalmente destinado a venda de peixe. Com isso, muitos o chamam de Mercado do Peixe. E é uma ótima opção comprar peixes e frutos do mar no local, o preço é acessível e são todos fresquinhos. Ali você encontrará além do mercado em si, lojas de artesanato e lembrancinhas, e restaurantes. O funcionamento do mercado é das 07h às 18h. Seu endereço é Av. Ministro Victor Konder, Praça Félix Busso Asseburg, s/n.

 

Igreja Matriz Santíssimo Sacramento

Essa igreja levou aproximadamente 15 anos para ser construída, sendo no ano de 1955 que ela foi concretizada. Ela leva um estilo mesclado, digo isso pois ela une o estilo romântico e o gótico. Isso, com sincronia e que faz a mesma ser ainda mais linda. O interior da igreja agrada a todos que por ali passa, com diversas obras de arte sacra e também em seus detalhes. Há dois elementos que em minha opinião chamam muito a atenção: seu teto, que tem um painel representando a Imaculada Conceição da Virgem Maria, e a estátua de Moisés que desce do Sinai.

 

Palácio Marcos Konder (Museu Histórico de Itajaí)

Isso mesmo, em Itajaí tem um belíssimo Palácio. O museu está implantado em um casarão de aproximadamente 100 anos, que segue o estilo art noeveau em sua arquitetura. Então tenha certeza que você ficará encantado com ele. Em 1982 que ele começou a atuar como museu. Antes o prédio foi Prefeitura e Câmara Municipal da cidade. Atualmente o local conta com um maravilhoso acervo com mais de 2 mil peças e retratam a história de Itajaí e região. Seu horário de funcionamento é das 13h às 19h de terça a sexta e das 10h às 15h aos sábados. Ele está localizado na Rua Hercílio Luz, 681.

 

Praia de Cabeçudas

Se a cidade é banhada pelo Atlântico, claro que irei recomendar praias para vocês. Eu adoro a Praia de Cabeçudas, sua água não é tão fria e a praia é bem movimentada. Ótimo lugar para ir em família e passar o dia. Dizem que nela há uma formação rochosa que se assemelha a um Bico de Papagaio, confesso que minha imaginação não é tão fértil assim, mas se a sua for, já deixo a dica.

 

Molhes da Barra, Farol e Praia da Atalaia

Na verdade, os Molhes da Barra e o Farol ficam na Praia da Atalaia. Se não sabe o que é um molhe, tentarei te explicar. São por eles que entram e saem os navios que chegam ao porto da cidade. No local acontece a ligação entre o Rio ItajaÍ-Açu e o mar. Um ótimo lugar para passearem e passarem parte do seu dia. Ali há várias barraquinhas vendendo, milho, churros, caldo de cana, etc. Ótima opção de lazer na cidade. E também verá muitos praticando a pesca de arremesso, dizem que esse é um ponto bom para esse tipo de pesca.

 

Praia Brava

Muitos acham que essa praia pertence a Balneário Camboriú, mas na verdade ela é de Itajaí. COM CERTEZA ela é a minha preferida em toda a região. Sou apaixonada por ela e toda vez que vou para as redondezas tenho que ir nela. Ela se divide em duas partes: norte e sul. Tendo duas maneiras de acesso, uma por uma pequena serra e a outra apenas cruzando a Estrada da Rainha. Confesso que a parte sul é mais fácil o acesso, sendo essa a que mais vou. E também é possível ir de uma parte a outra a pé, só que terá que molhar os pés atravessando o rio que cruzam elas. Uma praia com ondas bravas, como o próprio nome diz, mas espetacular.

 

Morro da Cruz

 

 

 

Essa indicação é para aquelas pessoas que amam apreciar uma bela vista. O Morro da Cruz tem mirantes com vistas incríveis da região. Eu acho lindo poder admirar o encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar e também ver aqueles navios gigantescos que estão na cidade, muitos cargueiros e cruzeiros.

 

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário