O que fazer em Paraty

Está cogitando ir para Paraty e ainda não sabe o que fazer. Vou ajudar vocês a escolherem as melhores coisas para visitarem na cidade.

Muitos acham que em um fim de semana é possível conhecer tudo na cidade, mas já vou logo dizendo que quanto mais dias ficar, melhor será. Tem muita coisa a se fazer que você verá que em um fim de semana não fará nada. Então listei algumas coisinhas a serem feitas:

 

Paraty Free Walking Tour

Algumas cidades do Brasil possui Free Walking Tour e Paraty é uma delas. Ou seja, há um tour guiado gratuitamente pela cidade. Acho muito importante fazer esse passeio, pois vocês conhecerão a fundo o Centro Histórico e com alguém explicando a história do local. Eu sugiro que façam ele no seu primeiro dia na cidade, pois vocês aprenderão sobre a cidade e depois tudo que conhecerem e visitarem, vocês verão com outros olhos. Outro fato de começarem por ele é que você pode descobrir algum lugar do qual não conhecia.

O tour acontece de quinta feira a terça feira e se divide em dois grupos, um de manhã e outro à tarde. O matutino parte às 10h30m e o vespertino sai às 17h. O ponto de encontro é na Praça Matriz e o tour dura cerca de duas horas. E como o nome diz, ele é gratuito, depende de você dar uma contribuição voluntária ao guia. Para mais informações, entre no site Free Walking Tour Paraty

 

Caminhem pelo Centro Histórico

Não ande pelo Centro Histórico apenas no tour, deixe um tempo para você se perder pelas ruas da cidade. Além do mais, ela é incrível. Tenho certeza de que ficará com vontade de tirar mil fotos com as várias portas coloridas de Paraty. Entre nas lojas, desfrute dos bares e restaurantes. Admire com calma a arquitetura e os detalhes da cidade.

 

Faça um passeio de barco

Existem várias escunas que fazem passeios pelas praias e ilhas da região. Há também pequenos barcos e também lanchas privativas que podem alugar. Eu fiz o passeio de escuna e achei simplesmente incrível. Há diversas rotas que podem ser escolhidas, eu acabei fazendo o passeio clássico. Esse parou na Lagoa Azul, Praia do Engenho e Praia da Lula. Ele parte às 11h e regressa às 16h, o valor depende da época que visita a cidade, mas tem média de R$ 80,00 por pessoa. Você pode fechar esse passeio com uma das várias agências da cidade, muitas ficam próxima ao cais. Vou deixar aqui o nome da empresa em que fechei, caso queiram ver com eles: Escuna Banzay. Meu passeio com eles foi tudo perfeito, super indico.

 

Conheça a Praia do Sono

Essa é considerada uma das praias mais lindas do Brasil e considero a mais bonita de Paraty. Ela não tem grande infraestrutura, mas é um local calmo e rodeado pela Mata Atlântica. Há duas maneiras para se acessar a praia, fazendo uma trilha ou de barco. A trilha parte da Vila do Oratório e tem aproximadamente 3km de extensão. Ela é um pouco cansativa, mas tranquila de se fazer. Depois é só chegar e aproveitar a praia. Mais a diante há outra praia que você pode visitar: a Praia dos Antigos. Para chegar nessa há mais uma trilha de 700 metros, só que essa é uma subida ingrime, mas com vista espetacular.

 

Percorra o Caminho do Ouro

Paraty foi uma cidade muito importante na história do Brasil, principalmente durante o “Ciclo do Ouro”. Tanto que a mesma é o início da famosa Estrada Real. Ela era uma das principais cidades portuárias no século XVIII. Sendo dela que saía o ouro para Portugal. O começo dessa estrada é chamada de Caminho do Ouro e há paradas lindíssimas que você deve visitar. Há ótimos restaurantes, ateliers, lojas, alambiques e muitas cachoeiras para tomar um banho gelado de água doce.

 

Tome uma Gabriela e um Jorge Amado

Você sabia que Paraty também é famosa por suas cachaças? Tanto que tem até um Festival de Cachaça que atrai muitos turistas. Então você precisa experimentar algumas delas e as mais famosas são a Gabriela e Jorge Amado. A primeira é bem adocicada que quase lembra um licor, mas Gabriela nada mais nada menos tem Cravo e Canela em seus ingredientes. Já o Jorge Amado é um drink que mistura Gabriela, limão e maracujá. Ou seja, mistura o doce da bebida com frutas ácidas, deixando um sabor maravilhoso.

 

Vá em cachoeiras

Não é só praias bonitas que Paraty tem, mas possui muitas cachoeiras incríveis para conhecer. Eu sou uma amante das cachoeiras e adoro entrar embaixo de uma queda d’água. Então não deixem de ir até uma delas. A mais famosa é a Cachoeira do Tobogã, uma cachoeira esculpida pela natureza que os visitantes adoram escorregar. Além desse escorregador natural, há três poços de água para você entrar e dar um mergulho.

 

Casa da Cultura

Para aqueles que amam espaços culturais, não deixem de conhecer a Casa da Cultura de Paraty. Esse é um espaço que apresenta a história e a vida da cidade. Há exposições temporárias e permanentes que podem visitar. Sendo a exposição fixa composta por elementos do cotidiano dos paratienses, mostrando a vivência e o significado dos moradores locais. A entrada é gratuita e pode conferir mais sobre o lugar no site da Casa da Cultura.

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!