O que fazer em Tiradentes

Tiradentes é uma das mais charmosas e requisitadas cidades históricas mineiras. Ali você encontrará a união perfeita entre história e beleza.

A cidade foi fundada em 1702 durante o Ciclo do Ouro. Ela possuía outro nome, Santo Antônio do Rio das Mortes. Com o passar do tempo ela trocou mais duas vezes de nome, por Arraial Velho e por São José. Esses duraram até o século XIX. Depois que o país já havia se tornado uma República e que o ouro das Minas Gerais vinha desaparecendo, os republicanos voltaram a povoar o pequeno vilarejo. A partir desse momento trocaram novamente o nome da cidade para Tiradentes, em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier.

Com todo seu charme em suas ruas, ladeiras e arquitetura, a cidade chama a atenção de muitos turistas. Vale ressaltar que por ser um cenário perfeito histórico, ela é muito escolhida para novelas e filmes de época, deixando-a ainda mais famosa. Além disso, há dois festivais tradicionais que acontecem por lá, em janeiro o Festival de Cinema e em agosto o Festival de Gastronomia.

Nessas épocas Tiradentes é realmente mais movimentada, mas você pode visitá-la qualquer época do ano. A cidade é repleta de pontos turísticos e conta com um turismo gastronômico incrível. Nesse post irei sugerir realmente o que fazer pela cidade, mas fiquem tranquilos que terá um destinado apenas para os lugares onde podem se deliciar.

 

Centro Histórico

Na verdade, praticamente todos os pontos turísticos estão situados na região do Centro Histórico. Só que quando eu ressalto ele, quero dizer para vocês desbravarem ele com calma. Saírem caminhando pelas ruas sem rumo, se perderem e se encontrarem. Dessa forma, vocês conhecerão muitos cantinhos lindos e que te encantarão ainda mais.

 

Largo das Forras

Essa é a praça principal da cidade. Ela conta com paisagismo realizado por Roberto Burble Marx, ou seja, uma praça linda que você com certeza passará e por favor fiquem um tempo nela observando a vida da cidade que acontece em seu redor. Ela está rodeada de casarões coloniais, restaurantes, bares, galerias de artes, lojas, hotéis, pousadas e muito mais. Sem contar em inúmeras carruagens puxadas por cavalos que agem como passeio guiado e turístico da cidade.

 

Maria Fumaça

Um dos passeios mais tradicionais de quem vai a Tiradentes é passear de trem. Há uma Maria Fumaça que percorre o caminho de 12 km em 50 minutos, ligando Tiradentes a São João del Rei. As paisagens pelo caminho são lindas e todo o passeio é muito histórico. Minha dica é vocês irem cedo e aproveitarem para conhecer a cidade vizinha. E retornarem em um dos últimos horários.

 

Museu da Liturgia 

 

 

O Museu da Liturgia tem um acervo maravilhoso e conta com mais de 500 peças sacras do período colonial. Ele é um museu que envolve religião e história.

 

Chafariz de São José

 

 

Um chafariz que foi construído com intenção de ajudar a abastecer a vila. Ele é formado for três carrancas esculpidas em pedra em que dessas jorram água. A água até os dias de hoje é potável. Antigamente este local era utilizado não só pelo consumo humano, mas a sociedade as usavam para tratar seus animais e fazerem seus afazeres domésticos, como lavar roupas (serviço feito por escravos).

 

Trilha do Bosque Mãe d’Água

 

 

 

A trilha fica ao lado do chafariz mencionado anteriormente. Seu trajeto é de pouco mais de 1km e é feito ao lado do aqueduto de pedra, este construído por escravos. Um passeio diferente e rápido, adorei fazê-lo.

 

Casa da Câmara Municipal de Tiradentes

 

 

Com certeza vocês precisam passar por essa edificação. O local está inserido em um casarão colonial muito bonito. Além de agir como a Câmara Municipal, ela também é um centro de eventos, e ali acontecem shows e apresentações culturais.

 

Casa de Padre Toledo 

O local é um museu dedicado a  história da Inconfidência Mineira. E nada melhor do que a sede ser a casa de uma dos inconfidentes mais importantes, o Padre Carlos Correia de Toledo e Melo. Ele funciona das 10h às 18h de terça a domingo.

 

 

Matriz de Santo Antônio

A igreja matriz é a principal da cidade e ela abre diariamente das 08h às 17h. Ela é uma das igrejas mais bonitas de todo o estado. Sua construção iniciou no ano de 1710 e só encerraram a mesma no século em que sucedeu. Sua fachada teve um toque artístico de Aleijadinho. E em seu interior ela esbanja o item em que o estado era rico na época, o Ouro. Você verá muitas peças de ouro dentro dela e suas peças de infraestrutura e decoração são maravilhosas. Ao redor da igreja, não ache estranho, mas é um pequeno cemitério em que foram enterradas pessoas importantes da cidade.

 

Capela Bom Jesus da Pobreza

 

 

 

Uma igreja pequena e linda em estilo Barroco-Rococó que foi erguida no século XVIII. Ela abre apenas de segunda a quarta das 12h30m às 17h30m. Então se quiser conhecê-la terá que se programar.

 

Capela Nossa Senhora das Mercês

 

 

Essa capela começou a ser construída em 1793 e foi finalizada em 1824. Pouco tempo atrás ela passou por um processo de restauração e está ainda mais linda. Seu horário de funcionamento para visitação é das 08h às 17h, apenas aos domingos).

 

 

Capela São Francisco de Paula

O horário de funcionamento dessa capela é das 09h às 11h30m. Ela abre apenas aos domingos. A mesma está localizada no alto de uma colina e possui uma das vistas mais privilegiadas da cidade. Acredito que seja o melhor lugar para ver o pôr do sol. Anotem essa DICA, pois de lá você tem uma vista ampla do centro histórico.

 

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

 

 

 

 

Essa é a igreja mais antiga da cidade e ela foi construída para os escravos frequentar. E claro que foi construída pelos próprios escravos. Atualmente ela abre de quarta a segunda das 09h às 16h.

 

 

Serra de São José

Se você não quer curtir o lado histórico da cidade e quer se envolver pela natureza local. Saiba que ali pertinho está a Serra São José e na cidade de Tiradentes há várias agências que te levam a explorar o local. Eles te levarão a conhecer cachoeiras lindíssimas, através de trilhas. Ou também há a possibilidade de fazer passeios no alto da serra à noite, caminhando ou cavalgando.

 

Bichinho

Já que citei a serra que fica fora de Tiradentes, não podia deixar de mencionar a cidade de Bichinho. Um vilarejo rico em artesanato e agora com um ponto turístico que todos querem visitar: a Casa Torta. Um café que age como local de diversão. Nele você pode se fantasiar e participar de algumas brincadeiras. Se estiver com crianças é um ótimo lugar para conhecer.

 

 

 

 

 

 

Salve esse post no Pinterest!

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!