O que levar na mochila de trekking!

Vocês sabem que eu sou APAIXONADA por uma trilha, então não podia deixar de escrever o que levar na mochila de trekking.

Eu acho fundamental ao fazermos um trekking levar uma mochila, seja de ataque ou um mochilão completo para um trekking longo, de dias para cumprir a travessia. Com isso vale lembrar que tudo que colocar dentro da mochila será um peso a mais nas suas costas. Portanto levem apenas o que for necessário, não precisem levar 50 blusinhas, kit de maquiagem para balada, 10 vestidos e coisas assim. O correto é levar apenas aquilo que irá utilizar. Então pare, pense, organize e planeje o que precisará em sua viagem ou passeio. Infelizmente não consigo falar para vocês levarem x peças de roupa, ou falar a quantidade de comida, pois isso varia de acordo cada pessoa e também com a quantidade de dias. Mas vou tentar ajudar a levar o necessário para que seu trekking seja ótimo.

Antes de começar a falar o que levar dentro da mochila, vou sugerir uma marca que amo e tem lojas em várias cidades do mundo. Nela você poderá encontrar tudo que irá precisar. Eu amo e ficou louca quando vou na Decathlon, lá tem tudo e muito mais que precisaremos em uma trilha. Então agora vamos a lista do que levar:

 

Mochila

O elemento principal é terem uma mochila, o tamanho dependerá da duração do seu trekking. Se for apenas de um dia, separe apenas uma mochila pequena, de ataque. Agora se irá ficar dias no caminho separe uma mochila de 50L a 60L. Todavia mesmo que levem um mochilão de muitos litros, eu sugiro levar SEMPRE uma mochilinha de ataque, pois se ficar dormindo em um mesmo lugar e tiver um percurso pequeno a fazer, pode deixar seu mochilão e ir só com a mochila de ataque. Lembrem-se que a mochila tem que ser do tamanho e peso que você consiga carregar, então não exagere.

 

Roupas

Quando eu arrumo a minha mochila, eu tento separar uma blusinha por dia e a calça normalmente repito. Tem quem aconselhe levar uma troca por dia, mas acredito serem muitas peças se fossemos fazer isso. Levo também sempre uma roupa confortável para dormir. Em trilhas aconselho levarem roupas leves e que auxiliam da transpiração, exemplo modelos dry-fit. Outro fator importante na escolha das roupas, são serem de secagem rápida, pois se alguma molhar, dá para secar logo, antes de colocarmos no mochilão novamente. Também não deixem de levar roupas térmicas caso estejam indo para um destino frio.

 

Sapatos

Por favor não comprem uma botinha, tênis para fazer uma trilha longa. Comprem e testem em trilhas pequenas ou até mesmo no dia a dia. Imaginem comprar e a primeira vez que usarem começar a fazer bolhas e ser o calçado mais desconfortável do mundo. Então usem antes de sua viagem e veja se ele é mesmo confortável. Com isso irá garantir maciez ao seu pé. Eu também acho importante levarem um chinelo, para aqueles momentos que tirarem a botinha, poder deixar seus pés respirarem.

 

Itens de proteção solar

 

 

 

 

 

 

 

Não é só o protetor solar que serve para proteger, claro que não podem deixar de levá-lo. Ele é um dos itens mais importantes da sua mochila, mas também devem levar óculos de sol e bonés/chapéus que servem para proteger se rosto do sol. E não é porque o dia acordou nublado que não irá utilizar esses itens, precisa SIM usá-los. Porque não vamos querer ficar com uma insolação, não é mesmo?!

 

Luvas e Gorro

Essa dica deixo para aqueles que farão um trekking em um lugar frio, como a Patagônia. Esses dois itens são essenciais e ótimos para se manterem aquecidos. Claro que as meias também são muito bem vindas, ainda mais aquelas grossas e quentinhas.

 

Lanterna, pilhas extras e carregador portátil

Mesmo que não faça um trekking que vá até à noite, leve uma lanterna. Ela é um item de segurança, pois se algo acontecer e sair do previsto, acabar ficando até escurecer, terá uma lanterna para iluminar. Também acho fundamental levar pilhas extras para trocar quando a da lanterna acabar. Se estiver em um camping, ajudará muito ter uma lanterna com você. Outro item importante que considero é levar um carregador portátil. Esse ajudará a carregar a bateria do seu celular e câmeras durante a viagem, para que você possa registrar os momentos lindos que estará vivendo.

 

Papel Higiênico, lenços umedecidos  e sacos de lixo

Leve sempre contigo um rolo de papel higiênico, para momentos que apertar, seja número 1 ou número 2. Os lenços umedecidos é um item que acho imprescindível, ele auxilia naqueles momentos em que não temos chuveiro por perto e ajudam muito na higiene. Já os  sacos de lixo acredito que todos DEVEM levar não importa o tamanho do seu trekking, porque normalmente fazemos muito lixo. E não é nada legal deixar lixo na natureza, então leve saquinhos de lixo, armazene o seu e traga embora até achar um lugar correto para descarte. Os sacos de lixo também são ótimos para guardar suas roupas sujas, ou até mesmo para proteger da chuva.

 

Remédios

Eu acho fundamental levar seu kit farmacinha dentro do mochilão e aqui ele terá que ser mais completo. Eu não levaria apenas remédios comuns, mas levaria um kit básico de primeiros socorros, com gazes, bandaid, até mesmo agulha e linha (caso necessário). Um antisséptico também é bom levar.

 

Comida e Água

Mesmo que seja um trekking de um dia, leve um snack. Porque precisaremos para um lanchinho. Agora se forem ficar dias é bom levar comidas liofilizadas, práticas e leves. Essas são congeladas e embaladas à vácuo. E para prepará-las basta colocá-las dentro da água quente.  Tente levar o tanto de comidas suficientes e necessárias para sua trilha, não leve muito, pois se não acabará sobrando e terá carregado à toa. Agora a água é um elemento que com certeza você PRECISA levar. Leve um cantil ou garrafinha para armazenar água enquanto forem encontrando. E claro já comece levando pelo menos dois litros de água ou mais, dependendo do tempo. Outra dica é levar Clorin, esse é um comprimido de cloro que purifica a água. Então quando pegar água de chuva, de um córrego ou rio você utiliza ele que irá tratar a água para ficar purificada.

 

Barraca

Essa dica e as próximas serão apenas se vocês forem acampar, se for apenas fazer uma trilha de um dia não precisam se preocupar com esses itens, mas vale a pena lê-los. Portanto se irá dormir na travessia, você precisa levar uma barraca.

 

Saco de Dormir

Leve acoplado em sua mochila um saco de dormir. Compre de acordo a temperatura que vai estar, peso, tamanho e ocasião. Uma dica é levar um isolante térmico, eles ajudam muito quando a temperatura for bem baixa.

 

Fogareiro

Se irá passar dias fora em um trekking é importante levar um fogareiro, ou alguém do seu grupo. Pois será com ele que esquentará sua comida e bebida. E claro leve o gás que precisará para acender o fogo. Lembrem-se que esse item não pode ser levado em avião, então se sua viagem incluir trecho aéreo, deixe para comprar ou alugar o gás no local que iniciará a trilha.

 

Agora é só arrumar o mochilão e boa viagem!

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!