O que pode e não pode ser levado na bagagem de mão

Com as novas regra de bagagens feitas pela companhias aéreas, os viajantes brasileiros estão tentando ser mais econômicos em suas viagens e levando apenas a mala de mão. Todavia, ficam algumas dúvidas de o que pode e o que não pode ser colocado nela. Então facilitarei as informações para vocês.

 

O que é bagagem de mão?

Sim começarei do básico e vou explicar o que é a bagagem de mão. A bagagem de mão, ou também chamada de mala de bordo é tudo que você pode levar dentro do avião. Hoje em dia você pode levar apenas uma mala de mão com até 10kg + um item pessoal. Essa mala de 10kg deve seguir as medidas impostas pela companhia aérea em que comprou seu voo. E o item pessoal, normalmente é uma mochila ou bolsa para levar seus documentos pessoais e alguns itens mais importantes.

 

O que posso levar dentro do avião?

* Bolsa de mão ou mochila ou maleta;

* Sobretudo, mantas ou cobertores;

* Travesseiros ou almofadas;

* Livros e revistas;

* Guarda-chuvas ou bengalas (não pontiagudos);

* Peças que podem ser guardadas embaixo do banco do passageiro ou compartimento da aeronave.

 

O que posso levar dentro da mala de bordo?

* Mamadeiras e alimentos infantis industrializados (quantidade necessária para duração do voo);

* Medicamentos (não precisam de prescrição médica remédios de até 100 ml, acima dessa medida é necessário levar a receita contigo);

* Cosméticos (todos os sólidos são permitidos e líquidos não podem ultrapassar 100 ml);

* Itens pessoais (documentos, carteira, óculos, jóias, cintos, etc);

* Aparelhos eletrônicos de uso pessoal (celular, notebook, câmeras fotográficas, tablets, etc);

* Vestuário;

* Secador e Chapinha (claro que não ia deixar de mencionar que podem colocar a chapinha dentro da malinha de mão).

 

O que não pode ser levado na mala de bordo?

* Objetos cortantes ou perfurantes (canivetes, tesouras, alicatinho de unha, alfinetes, lâminas, etc);

* Desodorantes (aerosol);

* Ferramentas (alicate, machado, facões, etc);

* Armas;

* Materiais explosivos e inflamáveis;

* Substâncias químicas e tóxicas.

 

Informações Importantes

Todo e qualquer LÍQUIDO que for levar dentro da mala de mão deve ser inferior a 100 ml e deve estar em embalagem adaptada que não ultrapasse essa medida. Há algumas exceções para bebidas lacradas, mas isso depende de sua companhia aérea. Então confira o regulamento da empresa que escolheu, antes que decida levar contigo uma garrafa de vinho por exemplo.

Crianças de colo não possuem direito de levar uma bagagem de mão, porém se pagarem uma taxa de 10% podem levar uma bagagem dentro da aeronave. E passageiros com necessidades especiais que utilizam de cadeira de rodas completamente desmontável podem levá-la como bagagem de mão, mas a mesma será transportada no porão, não dentro do avião.

Outro fato interessante e que deve ser ressaltado é que se estiverem levando a malinha de mão e uma mochila, será normal o comissário de bordo te pedir para que leve sua mochila nos seus pés. Isso acontece, para que o compartimento acima dos viajantes dentro do avião não fique cheio e caiba a bagagem de todos os clientes da companhia aérea.

 

O que são as bagagens especiais?

As bagagens especiais são peças que fogem dos padrões de medidas de mala determinado pela companhia aérea, mas que podem ser transportados dentro da aeronave ou na área de bagagens despachadas (dependerá o tamanho). Essas bagagens só podem ter outro formato, mas ainda não podem exceder o peso máximo da franquia. Essas normalmente não estão inclusas nos preços das passagens aéreas, sendo necessário pagar a parte para transportá-las. São consideradas como bagagem especial as seguintes peças:

* Prancha de Surf;

* Instrumentos musicais;

* Equipamento de mergulho;

* Carrinho de bebê;

* Vara de pescar;

* Bicicleta;

* Sky ou Snowboard;

* Kite Surf;

* Tacos de golfe;

* Bastões de esquis, hóquei no gelo, de marcha;

* Patinete;

* Skate.Espero que tenha ajudado vocês a entenderem como funcionam as regras do que pode e não pode ser levado dentro das bagagens de mão. Caso tenha mais alguma dúvida, veja as regras determinadas pela companhia aérea em que viajará, pois essa pode mudar de empresa para empresa.

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário