Pantheon

Um dos principais pontos turísticos de Roma é o Pantheon, ou em Português Panteão.

Foi durante o reinado do imperador Augusto que o Pantheon foi contruído, ou seja, entre 27a.C. a 14d.C. Todavia ele não permanece intacto, ele já sofreu incêndios, no qual o imperador Adriano em 126d.C. o reformou e o mesmo voltou ao formato original. No século VII o local se tornou um templo cristão e até os dias de hoje nele acontecem missas. Atualmente essas ocorrem de domingos e dias santos.

O local além de contar com uma história maravilhosa, possui uma belíssima arquitetura. Ele é redondo com um pórtico retangular, ou seja, uma estrutura diferenciada de qualquer outra de Roma. Possui várias colunas em mármore. Ele possui o mesmo tamanho de altura e de diâmetro, levando essa simetria com 43,4 metros. A porta da edificação é toda feita em bronze e tem 6,5 metros de altura. Quando vocês adentram o lugar, você se impressiona mais ainda. Lá dentro as paredes são circulares, acompanhando a arquitetura externa, e nelas há vários nichos em que ficam dispostos imagens.

No teto do local, bem ao centro há um óculo no alto da cúpula. Esse possui 9 metros de diâmetro. Com isso, entre uma faixa de luz que ilumina o interior e proporciona uma experiência única. Até indico irem ao local em dias ensolarados. Mas confesso que na chuva deve ser uma experiência diferente, já que a água entra no estabelecimento, pois o óculo é aberto e não tem nada que o feche.

Dentro do Pantheon você encontrará obras renomadas e também o túmulo de pessoas importantes para a história romana e também mundial, como: o artista Rafael, o rei Vitório Emanuel II. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita, mas aconselho conhecerem o local acompanhados de um guia, eles irão explicar melhor sobre a história e cultura local.

O Pantheon está localizado na Piazza della Rotonda e seu horário de funcionamento é das 09h às 19h30m de segunda a sábado, aos domingos ele abre das 09h às 18h e em feriados das 09h às 13h. Mas fique atento aos dias em que ele fecha, que são apenas três dias no ano. Esses são: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro. Outra dica que tenho que dar para vocês é que o local é bem concorrido por turistas, então chegue bem cedo para conseguir entrar sem muito tumulto.

Mais Informações:

Pantheon

Endereço: Piazza Della Rotonda 1 – Roma

 

 

Comments

comments

Deixe um comentário