Parque da Muritiba

A Chapada Diamantina tem muitos pontos surpreendentes, alguns mais distantes das cidades, outros próximos. E uma das atrações mais próxima da cidade de Lençóis é o Parque da Muritiba. Na verdade fica dentro da cidade e reservar um dia para conhecê-lo é algo que precisa fazer.

Tem quem faça ele em meio período do dia, eu acredito que gaste um pouco mais, ainda mais se forem aproveitando cada parada do local. O parque tem um circuito de trilha fácil, porém mal sinalizada. Então indico irem com um guia. Eu fui acompanhada dos proprietários da Pousada Solar Azul, pousada que me hospedei na região. Foi ótimo, pois eles iam explicando cada detalhe em que passávamos e foi muito proveitoso. O circuito te leva ao Serrano, Salão de Areia Coloridas, Poço Halley, Cachoeira Primavera e Cachoeirinha. Muitas pessoas vão sem guia, então acabam por fazer apenas o Serrano que é incrível, mas vale à pena conhecer ele inteiro. O valor do guia varia de R$ 50,00 a R$ 100,00 e você pode contratar um em uma das agências da cidade. A trilha inteira tem aproximadamente 4,5 km (ida e volta). Indico fazê-la de tênis, devido haver muitos desníveis. Só que saibam que ela é bem fácil e não requer muito preparo físico.

Logo que você entra no Parque da Muritiba, você faz uma pequena caminhada em uma trilha tranquila, até chegar ao Serrano. Esse é um conjunto de corredeiras que forma muitos poços. Quando digo muitos, são muitos mesmo e de diferentes tamanhos e profundidades. Como a água é escura, dá um certo receio de entrar neles, mas depois que entra no primeiro e vê que é tranquilo, quer entrar em outros. O interessante é que como a corredeira passa por esses poços, ela forma uma hidromassagem natural em cada um deles, de maneira que tomar um banho ali é algo inesquecível.


Veja também: Gruta da Pratinha e Gruta Azul na Chapada Diamantina!


Depois de se banhar nesses poços, você continua a trilha ao meio das formações rochosas. Ali você entra no Salão de Areia Coloridas. Eu achei esse lugar incrível, pois é possível ver as diferentes cores nas pedras. Dessas rochas coloridas são extraídas areias para fazer artesanatos em garrafas. Atualmente pararam com essa extração de areias, mas isso foi algo que perduraram anos e anos.

Continuando a trilha, você chega ao Poço Halley. Esse é um poço bem grande e delicioso para banho. Ótimo para darem um mergulho e passar um pouquinho mais do seu tempo. Além do poço há pequenas quedas d’água para você se refrescar. Seguindo em frente a trilha você chega na Cachoeira da Primavera. Uma cachoeira é formada por uma água escura, mas que ao pegar com a mão, percebe que ela é super transparente. Tenho certeza de que não irão se controlar e vão querer entrar debaixo da queda d’água da cascata.

Se continuarem o percurso chegarão ao Mirante de Lençóis, onde é possível admirar a Chapada Diamantina e a cidade de Lençóis. Já a próxima atração da trilha é a Cachoeirinha, um dos lugares que mais gostei. Isso, pois a água era de um tom verde cristalino incrível. O poço em que a Cachoeirinha forma é cheio de peixinhos e bem rasinho. Então até para aqueles que não sabem nadar é tranquilo entrar.


Veja também: Roteiro de 01 semana na Chapada Diamantina!


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de fazer todo o circuito, voltamos ao Serrano para nos divertir nos caldeirões que ele forma. Eu amei esse passeio e indico a todos fazerem. E recomendo no mesmo dia que ele, andar pela cidade e conhecer as lojinhas. Explorará da melhor forma a cidade de Lençóis.

Comments

comments

Deixe um comentário