Parque Estadual do Caracol

Um passeio maravilhoso a ser feito perto de Gramado é conhecer uma unidade de conservação do sul do Brasil, o Parque Estadual do Caracol que fica em Canela.

O parque fica ao meio da Serra Gaúcha e tem o tamanho de 100 hectares. Somente 25 hectares são designados ao turismo, o restante está em total estado de conservação. Ali é unido matas fechadas, rochas e uma bela cascata. Essa conhecida de Cascata do Caracol. Parece que tudo foi colocado perfeitamente de forma que se encaixavam lindamente. Por todo o local há várias espécies de animais, então é um parque com fauna e flora em abundância.

Esse é um lugar que você pode ir para ficar o dia inteiro, ou passar apenas algumas horas. Em duas horas no parque você consegue conhecer o essencial, mas como em todos os lugares em que vamos na vida, quanto mais tempo, melhor. E algo bem interessante que pode fazer com que você fique o dia todo no local é saber que ali têm churrasqueiras cobertas com mesas e bancos, ou seja, um espaço de lazer para aproveitarem o dia inteiro.

No parque também há playground para as crianças, área de piquenique, trilhas e mirante (claro que com uma privilegiada vista da Cascata do Caracol e do Vale). Outra opção de entretenimento é o Observatório Ecológico, para entrar nesse é necessário pagar um valor à parte.  O observatório é uma torre de 30 metros de altura estabelecida dentro do parque com uma vista de 360º do parque. Para subir até o topo, pegue o elevador que te leva a plataforma de vidro.

Ainda contam com mais alguns lugares, como: Centro Histórico Ambiental, Estação Sonho Vivo e a Escada da Perna Bamba. O passeio de trem parte da Estação Sonho Vivo e é conduzido pelo maquinista Zé do Apito que conta sobre a imigração no sul do país e as viagens iniciais de trem na região. Dessa forma, ele vai até a Vila dos Imigrantes no qual podem ver hábitos dos imigrantes alemães e italianos.

Com certeza o maior símbolo do local é a Cascata Caracol com uma queda de 131 metros. É possível chegar até o pé da cascata através de uma escada ecológica com mais de 750 degraus. Ou seja, precisa de muito preparo físico. Para chegar até lá e percorrer os trajetos é muito fácil, tem auxilio de placas indicativas e setas que te levam às direções a serem seguidas. Uma dica é terem em mãos o mapa do local para seguirem facilmente até os pontos de seu interesse. Além de muitos irem até a base, o ponto que a maioria gosta é apreciar a vista do mirante, sendo esse o mais visitado pelos turistas. O mirante é seguro e todo cercado, ele conta com uma estrutura ótima e apropriada aos visitantes.

 

 

 

 

 

 

 

O horário de funcionamento do parque é das 09h às 17h30m e ele abre todos os dias da semana. Para entrar nele é preciso pagar R$ 18,00 os adultos e R$ 9,00 idosos, estudantes e crianças. Se não sabe como ir até o local, o melhor é ir de carro e deixá-lo estacionado no estacionamento do parque que é gratuito. Caso não esteja de carro pela região, saiba que há um ônibus turístico em Gramado e em Canela que levam até o local. Esse é chamado de Bustour.

Mais informações:

Parque Estadual do Caracol

Endereço: RS 466. Canela – RS.

Telefone: (54) 3278-3035

E-mail: parquedocaracol@canela.rs.gov.br

Site: Canela Turismo

 

Salve esse post no Pinterest!

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!