Passeio de barco tradicional em Noronha

Um dos passeios mais tradicionais de Fernando de Noronha é o Passeio de Barco. Ele é feito por praticamente todas as agências da cidade e tem um roteiro pré estabelecido.

Também tem como fechar passeios particulares em que você diz onde quer parar e faz de forma mais exclusiva, com menos pessoas. Já que os passeios das agências são feitos em barcos grandes, o número de pessoas que vão nele, também são maiores. As paradas do passeio são predefinidas e o tempo nas paradas também. Então em minha opinião, vale mais à pena fechar um passeio particular, ainda mais se estiverem em um grupo fechado de pessoas. Pois o valor com as agências saem em média de R$ 215,00 por pessoa do tour tradicional, então pagando um pouquinho mais, compensa muito mais.

Agora se estão em poucas pessoas, ou se não se importam de ir com mais muitas pessoas, façam o passeio e apreciem a ilha por outro ângulo. Dessa vez, do mar. Como todo o passeio é feito de barco, você verá a orla de Noronha e poderá mergulhar em águas profundas em determinada parte do passeio. Sem contar que é nesse passeio que você consegue ver os golfinhos de Noronha. Então vamos explicar como ele funciona:

Esse passeio dura apenas meio período e é o período matutino. Isso, pois é o momento que os golfinhos gostam de mostrar suas belezas ao povo. O tour tem 03h de duração e sai da Praia do Porto aproximadamente às 08h. Pelo pier, você adentra um catamarã e escolhe um lugar confortável. Indico pegarem um cantinho de sombra, ok? Porque o passeio inteiro embaixo do sol, ninguém merece. DICA: Passem protetor solar!

Logo que o barco sai, ele passa por algumas ilhas secundárias, porque não se esqueçam Fernando de Noronha não é apenas uma ilha e sim um arquipélago, onde nos hospedamos na ilha principal, mas é repleto de ilhas secundárias e ilhotas. Perto do Morro de São José é onde os golfinhos aparecem, logo no início do passeio. Foi uma das melhores partes desse passeio, porque eram muitos, eles saltavam e brincavam perto do barco.

Depois o barco navega pela Baía dos Golfinhos e segue para o Morro Dois Irmãos na Praia da Cacimba do Padre. O barco não para nessa parte, ele somente passa a diante, com rumo a Ponta da Sapata (parte extrema da ilha). O passeio só percorre a parte do mar de dentro, ou seja, a parte voltada ao continente, ele não vai para o mar de fora, parte voltada à África.

No regresso ele faz uma parada na Baía do Sancho e fica parado por aproximadamente 40 minutos. Durante esse tempo, você pode pular e mergulhar no local. Indico a todos a fazerem isso, lembrem-se que você estará bem no fundo, não dando pé. Então se não souber nadar, ou não tiver confiança, entre com boia “macarrão” que tem no barco. Outra dica: levem snorkel, pois a água é cristalina e belíssima. Nessa parada, você consegue olhar o Morro Dois Irmãos, então uma foto ali ficará perfeita!

O passeio só faz essa parada e depois já regressamos à Praia do Porto. Chegamos cerca de 11h da manhã. Durante o passeio, o guia fica ao microfone, contando mais sobre a história local e também contando algumas curiosidades. Eles também fornecem serviço à bordo, só que esse é pago a parte. Eles oferecem refrigerantes, água e cervejas.

Para aqueles que querem fazer o “mergulho de reboque”, saibam que nesse passeio eles NÃO FAZEM essa atividade. Para saber como funciona esse passeio, entre aqui, que dou mais informações e uma dica é que é possível fazer o passeio de barco tradicional pela manhã e à tarde o Entardecer VIP que é o passeio com o “mergulho de reboque”. Acho uma ótima ideia juntarem os dois em um único dia, pois você já fica pela região do Porto e faz os passeios que partem dali.

 

Comments

comments

Deixe um comentário