Passeio de Bondinho no Pão de Açúcar

Conhecer o Pão de Açúcar é algo que quase todo turista tem vontade de fazer no Rio, mas não basta só vê-lo, tem que subir e andar de bondinho.

O morro do Pão de Açúcar chama a atenção com sua beleza e ao seu lado está o Morro da Urca que compõe o cenário perfeito e um dos principais cartões postais da cidade. Em 1908 o engenheiro Augusto Ferreira Ramos começou a investir em um sonho: fazer um teleférico que ligasse a Praia Vermelha aos dois morros. Só que grande parte da sociedade considerava isso loucura. Achavam que era um sonho alto para um brasileiro naquele momento, porque só haviam dois projetos parecidos, na Suíça e na Espanha.

Ele simplesmente não ligou para que os outros pensassem e iniciou definitivamente o projeto. Em 1912 foi inaugurada a primeira parte do teleférico em que ligava a Praia Vermelha ao Morro da Urca. Passado alguns meses liberaram o segundo trecho que chegava até o Pão de Açúcar. Com isso se tornou não só um meio de transporte, mas um ponto turístico que te leva a ter uma das melhores vistas da cidade maravilhosa e uma experiência inesquecível.

Em mais de 100 anos de funcionamento o Bondinho vem conquistando o coração de turistas do mundo inteiro e também dos cariocas. Cerca de 47% das pessoas que sobem são estrangeiros e querem desfrutar desse lugar lindo. Ainda acho que os brasileiros não dão tanto valor aquilo que tem, mas espero que isso mude. E se você ainda não foi, reveja e coloque-o em seu roteiro pela cidade.

Eu já havia ido ao Rio quando pequena e voltei muitos anos depois com 21 anos. Fui visitar uma amiga que morava na cidade e ela me deixou escolher apenas 1 ponto turístico, já que ela conhecia todos e não tinha paciência para essas “turistagens”. E claro que escolhi o Bondinho do Pão de Açúcar. Se eu me arrependi? Jamais. Amei muito a experiência e tenho vontade de voltar a subir.

O acesso ao bondinho é na Estação Praia Vermelha. Dependendo do dia, pode ser que pegue um pouco de fila, então tente fazer o passeio o mais cedo que puder. O horário de funcionamento dele é das 08h às 20h50m, mas a bilheteria fecha às 19h50m. Há casos específicos que ela fica aberta até mais tarde, isso quando tem evento em cima de algum dos morros pelo qual o bondinho passa. O ingresso você pode comprar na bilheteria do local ou pelo site e custa R$ 110,00 a inteira. Estudantes, idosos, jovens com carteirinha do IDjovem, profissionais da rede pública do Rio, portadores de necessidades especiais e apenas um acompanhantes destes pagam meia, ou seja, R$ 55,00. Vale ressaltar que crianças até 05 anos não pagam para entrar.

 

 

 

 

 

 

 

Na estação você pegará o teleférico que te levará ao Morro da Urca, esse tem 200 metros de altura. Em cima do morro você verá a grande infraestrutura do lugar. O local conta com anfiteatro, áreas para eventos, banheiros, lanchonete e muito mais. Desse ponto é possível admirar a Baía de Guanabara e consegue ver outros pontos turísticos que estão espalhados pela cidade.

Depois é só pegar mais um trecho de bondinho que te levará até o topo da atração. Que é em cima do Morro Pão de Açúcar. O local tem 395 metros de altura e há uma infraestrutura para melhor receber os turistas. Lá você encontrará restaurante e loja de souvenires. E não preciso dizer que uma belíssima vista da cidade maravilhosa.

Mais informações

Bondinho do Pão de Açúcar

Endereço: Avenida Pasteur 520, Urca. Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 2546-8433

Site: Bondinho do Pão de Açúcar

 

Salve esse post no Pinterest!

 

Comments

comments

Deixe um comentário