Pico do Penedinho

Se você é daqueles que gostam de ter uma vista privilegiada dos destinos em que vão, esse é o local correto se forem visitar Penedo no Rio de Janeiro.

Penedo é uma cidade linda e cheia de charme, que encanta a todos com sua bela arquitetura inspirada na Finlândia. Isso devido a cidade ser a única colônia finlandesa do Brasil. Agora seria inadmissível ir até Penedo e não apreciar ela de cima. Há uma trilha leve e fácil a ser feita que te levará ao topo do Pico do Penedinho.

 

Informação importante

Para acessar o local é necessário pegar uma autorização na Casa de Chocolate. Isso, devido o pico estar situado em uma propriedade particular. Dessa forma, o proprietário tem controle das pessoas que entram. A Casa de Chocolate fica na rua que te leva ao pico e para pegar essa formalização é bem simples e rápido. Basta chegar na chocolataria e avisar o que necessita. Eles lhe darão uma grande folha, repleta de informações que te alertam e te passam algumas regras a serem cumpridas enquanto estiverem dentro da propriedade. Aconselho todos a lerem cuidadosamente, pois há informações de grande valia, como alguns cuidados a se ter lá dentro. Se está se perguntando o preço que se paga, fique tranquilo, pois ali você não desembolsará dinheiro algum. O acesso ao pico é gratuito.

 

Horário de Funcionamento

Se você quer subir o Pico do Penedinho saiba que terá que fazer isso no período da manhã. Eles abrem diariamente ao público às 09h e fecham as portas às 13h. Sendo que só podem entrar até às 12h. Depois disso, eles esperam apenas aqueles que já estão la dentro saírem.

 

Sobre o passeio

Ao chegar na portaria da casa, deve-se tocar a campainha (como toda casa desconhecida que vai). A caseira nos recebeu e solicitou as autorizações que permitem nossa subida. A partir disso ela só mostrou por onde se iniciava a trilha. A trilha é bem tranquila, mas um pouco ingrime. Todavia em aproximadamente meia hora você chega ao topo. Fomos de tênis, mas não tem necessidade, já que não há pedras soltas e o solo é bem firme.

Eu levei garrafinhas de água para fazer esse passeio e também indico vocês a levarem. Isso, porque no caminho não há nenhuma bica, nem fonte de água em que podem beber. E como a trilha é um pouco inclinada, você pode se cansar. Algo que devo mencionar é que a trilha é praticamente inteira aberta. São poucas as partes em que a vegetação faz sombra. Então passem muito protetor solar. Aliás, muitos indicam fazê-la no inverno, eu fiz no auge do verão e achei suportável.

Pelo caminho, você já vai admirando a beleza de Penedo. Vai vendo as casas diminuírem e aparecerem ao fundo outras. Verá como a maioria dos estabelecimentos da cidade tem piscina (fato curioso que notei) e verá uma imensa área verde que rodeia a cidade. Quando chegarem ao topo, darão de frente com uma Cruz, essa demarca o fim da trilha. Ela está posicionada no ápice, a 600 metros de altitude. Ao seu redor, você tem uma vista panorâmica de 360° da cidade. Na verdade, dali consegue avistar outras cidades vizinhas, como Itatiaia e Resende.

 

 

Como chegar

É possível ir até a propriedade com veículo próprio e a pé. Vi muitas pessoas indo de bike e é super tranquilo, por mais que seja uma subidinha. Caso decida ir de carro, saiba que não há estacionamento no local, mas é tranquilo estacionar na rua. Se forem a pé, da Casa de Chocolate até lá, irão levar cerca de 20 minutos. A propriedade fica na mesma rua que a Casa de Chocolate, na Rua Harry Bertell. Por lá, você verá muitas placas sinalizando onde fica o local. Mas para facilitar para vocês, fica após a Pousada Mirante do Penedo.

Definitivamente foi um passeio que adorei fazer em Penedo. Ter a oportunidade de ver toda a cidade do topo foi incrível. Sem contar nos morros ao redor, que compõem e se juntam com Penedo, deixando a paisagem ainda mais linda. Eu recomendo a todos, a destinarem uma hora e meia de um dia de vocês e irem conhecer o local. Sei que será uma das melhores vistas que terão da região.

 

Salve esse post no Pinterest!

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!