Poço Encantado

Ir para Chapada Diamantina e não colocar em seu roteiro o Poço Encantado é inadmissível. Um lugar maravilhoso e que deixarão vocês abismados com tamanha beleza.

O Poço Encantado é uma gruta que age como ponto de observação, isso mesmo, OBSERVAÇÃO. Então não pode entrar na água. Já aviso desde o começo, para você não se frustrar ao visitar o local. O poço está localizado fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina em uma propriedade particular, essa explorada pelo proprietário para o turismo. Normalmente esse passeio sai da cidade de Lençóis, podendo retornar a mesma, ou podendo seguir rumo até uma outra cidade da região, muitas vezes Mucugê. Mas não achem que é porque sai de Lençóis que a atração seja perto, pois ela fica cerca de 140km de lá, em rodovias e estradas de chão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para acessar a gruta, os funcionários do lugar te darão equipamentos obrigatórios, como: capacete e lanterna. Também é obrigatório ir de tênis, pois de sapato aberto pode acabar machucando o pé. A trilha que é necessário fazer para chegar ao poço é tranquila, mas confesso que cansativa. Toda em escada e com corda para auxiliar, que tem finalidade de ser um corrimão. Ou seja, para descer todo santo ajuda, mas a volta é uma subidinha que prepara as “pernocas”.

Na entrada do poço, ainda do lado de fora você já consegue ver a grandiosidade do lugar. Uma gruta toda envolvida por uma área verde que esbanja na fauna e principalmente na flora. Ali fica o guia do próprio estabelecimento, esse quem vai entrar com você e lhe dar as informações sobre o local. Quando se entra na gruta, as lanternas do capacete de todos já começam a acender, para iluminar o caminho a ser percorrido. O caminho é delimitado por uma corda, já que em muitas partes pode ser perigoso transitar, devido as estalactites e estalagmites existentes.

Em menos de 10 minutos na escuridão você já vê o Poço Encantado e já vai se encantando por ele. Nós paramos em frente a ele e ficamos o observando por uns 20 minutos que é o período de tempo permitido para ficar lá dentro por grupo. O guia nesse momento pede para que desliguemos as lanternas, celulares e apreciamos a cor e beleza do local.

Nesse momento o instrutor também dá algumas informações, como que a gruta possui 110 metros de comprimento, 70 metros de largura e mais de 60 metros de profundidade. Sua coloração extremamente azul se dá pelos minérios das rochas do local e da água. No topo da gruta há um grande fecho que entra incidência de luz no interior da gruta. Dependendo da época do ano em que for, você poderá contemplar o momento em que o s raios solares entram diretamente e alcançam a superfície. Isso acontece de abril a setembro e normalmente entre 10h e 13h30m. Mesmo se não for nesses meses, tentem ir nesse período, pois é o momento mais iluminado e que você verá a água totalmente azul. Outra dica, se forem em feriados, tentem chegar o mais cedo possível, pois o lugar pode encher e formar uma grande fila.

Passado o tempo ali dentro, voltamos até a recepção do local que possui uma ótima infraestrutura, com lanchonete e restaurante. No dia em que eu fui, eu casei esse passeio com o Poço Azul que fica nas proximidades. Acredito que seja uma ótima dica para vocês mencionar isso. Fui com um passeio organizado pela Chapada Adventure Daniel, que nos levou em ambas as atrações, para visitar ambas sai o valor de aproximadamente R$ XXX,XX. Todavia se não fecharem com agência e forem direto ao poço, terão que pagar apenas a entrada de R$ 30,00 por pessoa. Lembrando que crianças menores de 12 anos, não podem entrar na atração.

Eu não acho que ir sem uma agência seja uma boa ideia, pois o caminho até o Poço Encantado não é muito bem sinalizado e a internet nas cidades da região não funcionam bem, então se perder será muito fácil. Vale muito à pena ter alguém para lhe acompanhar e dar informações quando necessário. Eu amei muito ir ao Poço Encantado e fiquei admirada com a cor da água, pois ela era absurdamente muito azul. Outra coisa que adorei, foi não conseguir ver aonde era a superfície da água, pois ela se espelha tão lindamente. Simplesmente fascinante.

Mais informações:

Poço Encantado

Site: Chapada Adventure Daniel

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!