Pôr do Sol no Morro do Pai Inácio

Em meio a tanta natureza é claro que não pode deixar de apreciar um dos momentos mais lindos do dia. Então venho apresentar o local para assistir o pôr do sol mais bonito da Chapada Diamantina, no Morro do Pai Inácio.

O Morro do Pai Inácio é um cartão postal da chapada, que com certeza precisa estar em seu roteiro. Independente de sua idade, você precisa conhecê-lo. No topo do mesmo você terá uma vista fabulosa da Chapada Diamantina, sendo que essa poderá ser vista em 360º.

Ele está localizado no município de Palmeiras, no norte da chapada e o acesso se dá pela BR-242. Eu fui a partir de Lençóis e achei o local relativamente perto. Cerca de 30 minutos para chegar até lá. Todavia eu não fui direto para o pôr do sol, eu fechei com a Chapada Adventure Daniel o passeio da Gruta Lapa Doce + Pratinha + Morro do Pai Inácio. Portanto já havia passados por todos esse lugares lindos e finalizei em grande estilo. Só que a minha volta, depois do pôr do sol foi direto e bem rápido.

O caminho até a o Morro do Pai Inácio é bem sinalizado e cheio de placas indicativas, então ao chegarmos no pé do morro, pegamos uma estrada de terra de uns 05 minutinhos  e estacionamos o carro. Passamos por uma guarita em que é necessário registrar-se antes de subir. O preço da minha entrada já estava inclusa, pois a agência com que eu fechei já havia cuidado de tudo, porém o valor para acessá-lo é de R$ 12,00 por pessoa.

 

Como funciona a trilha?

A subida é um pouco íngreme, mas nada impossível. Na verdade ela é bem tranquila de ser feita e é considerada de nível fácil. Você levará uns 20 minutos para chegar até o topo, ou se for que nem eu que vai tirando fotos de tudo, levará um pouco mais. Em alguns momentos você estará bem perto de desfiladeiros, então por favor tomem cuidado. Nas partes que seriam mais complicadas de subir, eles já possuem uma infraestrutura de escadas e corrimão para ficar mais fácil de percorrer o trajeto.

 

Melhor momento para ir!

Você pode ir ao local o ano todo, mas eu indico irem em dias com poucas nuvens. Se não ficará difícil de assistir o pôr do sol. Já com relação ao horário para chegar lá, eu sugiro que chegue no local por volta de 16h30 ou 17h, pois o incrível é assistir o pôr do sol. Como toquei em horário, já vou falar sobre o horário de funcionamento que é das 08h às 18h e abre todos os dias da semana.

 

Lenda que envolve o local

Sabia que o Morro do Pai Inácio está envolvido em lendas e no folclore da região? Isso mesmo, e na lenda dizia que um escravo namorava escondido a filha de um grande fazendeiro. Com o tempo, a moça engravidou e o escravo teve que fugir. Infelizmente ele nunca mais voltou, pois na fuga ele subiu o morro correndo dos capangas do fazendeiro e pulou de lá com um guarda chuva aberto. Se sobreviveu ou se morreu ficará no pensamento de cada um de vocês e para sempre no coração da bela moça que ficou com seu filho.

 

Mais informações:

Morro do Pai Inácio

Site: Chapada Adventure Daniel

 Salve esse post no Pinterest!

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!