Por quê visitar o Mercado Municipal de São Paulo?

Um dos pontos turísticos mais visitados da grande São Paulo é o Mercado Municipal, famoso Mercadão. Se não sabe porque conhecê-lo, continue lendo e veja motivos para visitá-lo.

 

Ponto Gastronômico

Claro que irei começar com esse motivo, porque não sei se há algo melhor nessa vida do que comer. No Mercadão há diversas barracas que abrangem diferentes públicos, com alimentos variados e de diversos preços. Lá você pode experimentar frutas exóticas, sucos, frios, queijos, produtos em conservas, bebidas, carnes, peixes, cereais e muitos outro produtos. Além das barracas com essa grande variedade de produtos há muitos restaurantes para você se deliciar.

 

Compras

Todos aqueles itens que mencionei acima e muitos outros, como especiarias, souvenires, produtos de higiene pessoal e muitos outros estão à venda no mercadão. Então não deixe de comprá-los para testar em casa. Não será sempre que você verá pitaya importada, ou muitos outros elementos exóticos. Se quer se jogar na cozinha de casa com produtos diferentes, lá é o local certo para você comprar. Só que já aviso, não é o lugar mais barato, então pesquise entre as barracas e compre onde for melhor para o seu bolso.

 

Pratos Típicos Paulistanos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sim, podemos considerar que ali dentro surgiu a venda de alguns pratos que se tornaram típicos em São Paulo. O sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau com certeza se enquadram nesse quesito. Chega difícil ter que escolher entre um ou outro quando vai ao local. Mas já aviso que comer os dois é algo bem complicado, porque ambos são grandes. Minha dica é se estiver acompanhado, cada um pede um e vocês dividem ambos. Há muitas barracas que vendem esses produtos e com a popularidade deles, vieram derivações e atualmente pode escolher muitos outros sabores de pastéis e muitos outros recheios para incrementar seu pão com mortadela.

 

Gratuito

Passear no Mercado Municipal de São Paulo é de graça, ou seja, não precisará gastar nada para estar em um dos prédios mais bonitos da capital do estado. E o melhor é que você pode visitá-lo todos os dias da semana, pois ele abre diariamente das 06h às 18h com exceção aos domingos que encerram as portas às 16h.

 

Localização

O Mercadão está muito bem localizado em São Paulo. Ele se encontra perto de muitas outras atrações turísticas da cidade, como a Pinacoteca do Estado, a Rua 25 de Março, Farol Santander, o Catavento, Museu da Língua Portuguesa, a Sala São Paulo, a Catedral da Sé, o Teatro Municipal e muitos outros. Então é possível conhecer toda a região a pé. Vocês vão andar um pouquinho, porque entre um e outro vão pequenas caminhadas, mas com certeza dá para fazer esse percurso a pé.

 

Ponto de Informação Turística

No local há um centro de informação turística que pode te auxiliar em relação ao turismo na cidade. Lá você pode pegar mapas e guias de São Paulo e também ter dicas de um bom roteiro a se fazer. Acho bem interessante pegarem os materiais impressos, como mapa de pontos turísticos e de metrô. Sempre me ajuda, pelo menos.

 

Fotografe

Você pode fotografar o quanto quiser. O lugar é cenário perfeito para fotos “instagramáveis” e para recordação. As bancadas de grutas são coloridas e belas, os vitrais são maravilhosos e tem muitos outros cantinhos que podem ser explorados. Tenho certeza que tirará uma foto bonita ali dentro.

 

Local histórico e de arquitetura impressionante

O mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1993 e teve o “dedo” em sua criação de Ramos de Azevedo (renomado artista). O prédio foi construído com colunas em estilo grego, jônico e dórico. Conta com telhas de vidros, clarabóias e muitos vitrais que chamam atenção daqueles que por ali passam. Pelos vitrais entram uma luz natural de forma colorida que embeleza mais ainda o local. No total são 32 painéis que estão subdivididos em 72 vitrais. Esses foram feitos pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho.

 

Curiosidades

Você sabia que ali trabalham aproximadamente 1.500 funcionários? E que ao todo são movimentados mais de 350 toneladas de alimentos por dia no local? Que a quantidade de boxes no Mercadão são 290? E que a metragem do prédio é de 12.600 m²? Isso tudo é verdade e tinha que compartilhar com vocês!

 

Salve esse post no Pinterest!

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!