Praia Preta

Uma das mais populares praias de Ilha Grande é a Praia Preta que fica pertinho da Vila do Abraão.

Quando eu falei pertinho, quis dizer pertinho mesmo. Porque para chegar na Praia Preta basta você seguir uma trilha no final esquerdo da praia da Vila do Abraão, não será necessário andar muito e já estará nela. O acesso é realmente muito fácil, a trilha é toda plana e não há desníveis nem dificuldade para realizá-la. Em aproximadamente 15 minutos você já chega na praia. Haverá placas sinalizando. Pelo caminho você verá algumas casas, comércios e grande área verde repleta de árvores. O caminho no geral tem bastante sombra e é quase todo fechado em vegetação. Lindo de ser percorrido. Essa trilha que dá acesso é conhecida na ilha como T1 ou circuito do Abraão. Ela te leva a outros lugares após a Praia Preta, como o Poção, o Aqueduto e alguns mirantes.

Se está tentando entender o motivo do nome da praia, ao chegar lá você vai pensar “tinha que ser esse nome mesmo”. Isso porque a areia da praia ter a coloração preta. A areia na verdade faz uma mistura entre preto e dourado, e não é sujeira. Isso acontece devido a areia possuir minerais de metais pesados, como a monazita. E fiquem tranquilo que isso não afeta na água, nem nos humanos. Então não há problemas de nadar no local.

No canto esquerdo da praia, deságua um rio de água doce. Este encontra com o mar, sendo possível tomar um banho de água salgada e depois de água doce. Eu particularmente amo lugares assim. A praia não possui ondas muito fortes e geralmente o mar é calmo. Com certeza é um ótimo lugar para passar o dia e também para matar a curiosidade de ver uma praia com a areia preta.

Se voltarem para a trilha e continuarem, vocês ainda estarão na Praia Preta, mas lá irão se deparar com as Ruínas do Lazareto. Este era um antigo posto de quarentena para imigrantes europeus que chegavam ao Brasil, por volta do século XIX. Depois o local, se transformou em uma prisão e atualmente só ficaram as ruínas do local, e sofre risco de desabamento.

A praia fica tão próxima da Vila do Abraão que não tem motivo para não visitá-la. Vá e desbrave-a, tenho certeza de que irá se apaixonar por sua singularidade.

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!