Pratos típicos alemães que você deve experimentar na Alemanha!

Já teve curiosidade em saber mais sobre a gastronomia alemã? Caso sim, venha conferir alguns pratos típicos e claro que se forem para a Alemanha devem experimentar.

 

1. Pretzel ou Bretzel

Na Alemanha o Pretzel é chamado de Bretzel. Ele é um dos pães mais básicos e tradicionais dessa nacionalidade. Esse pão tem formas redondas e no seu centro há o formato de um nó. É de praxe eles mergulharem esse alimento em uma solução de bicarbonato de sódio antes de irem ao forno. Existem opções simples, que contam apenas com sal sob eles e também opções mais elaboradas, sejam doces e salgadas. As doces você pode ver eles banhados de coberturas, como chocolate e calda de amêndoas. Já nas opções mais  elaboradas salgadas vocês encontrarão Bretzels recheados e/ou cobertos, como queijo. Definitivamente não pode sair da Alemanha sem experimentar esse alimento.

 

2. Wurst

Em alemão Wurst significa salsicha e cada região da Alemanha que for tem a sua específica. A mais tradicional que é composta de carne de porco e vitela é a Bratwurst, já a branca é chamada de Weisswurst é composta apenas por vitela. Eles tem o hábito de comer wurst a qualquer hora do dia, servem as mesmas cozidas, sendo o mais comum servir com o pretzel, mostarda e chucrute.

 

3. Spatzle e Käsespätzle

Definitivamente esse prato é uma escapatória para os vegetarianos que passam pelo país, mas todos podem comê-la, pois é deliciosa. O prato é formado por um macarrão bem pequeno com um molho de queijo tradicional (Käsespätzle) e cebola frita em cima. Outra opção é servi-lo junto com uma carne. Um prato muito saboroso e fácil de ser encontrado, quase todo restaurante terá ele no cardápio. A massinha do macarrão é feita com farinha de trigos e ovos que normalmente são cozidas. Geralmente essa massa é servida direto da panela e depois jogam em cima o queijo ficando um prato perfeito e delicioso.

 

4. Lekbuchen

Esse é um doce que você encontrará muito durante o inverno e natal alemão. Ele é um biscoito doce que se assemelha a um pão de mel fino. Há diversos formatos desses doces, mas o mais tradicional é o com formato de coração com canela, anis, cardamomo e gengibre. Muitas vezes você verá com frases escritas, de amor, divertidas, nomes de cidades, entre outras. Vocês devem experimentar e também uma ótima opção de souvenir.

 

5. Schnitzel

Esse prato é uma versão alemã do nosso bife à milanesa, mas de forma exagerada e gigante. Todavia ele na maioria das vezes é feito de carne de porco e também encontrará de vitela. Eles vem acompanhados de batatas e uma fatia de limão, para vocês espremerem sob a casquinha do empanado da carne e fica com um gosto delicioso. Peça esse prato apreciando uma boa cerveja alemã, ficará uma combinação perfeita.

 

6. Eisbein

Muitos não tem coragem de comer esse prato, eu mesma fiz cara feia quando vi, só que já me rendi e gostei do prato. Ele é o joelho do porco cozido, preparado em especiarias e servido com batatas e chucrute. Tem regiões que o servem com um purê de ervilha, mas o joelho sempre saboroso.

 

7. Strudel

Mais uma opção de doces aparecendo para vocês aqui e o Strudel para mim é a melhor de todas. Confesso que a origem dele é austríaca, mas muito presente na Alemanha. Ele é um folhado com algum recheio doce, açúcar, canela e pouca migalhas de pão. Na maioria das vezes ele é servido quente e pode acompanhar de um creme ou sorvete. O que eu mais gosto é o de maçã, de frutas vermelhas e de nozes. Há opções salgadas, como o quark que é de queijo, só que sou sincera prefiro os doces.

 

8. Kartoffelklösse

A palavra Kartoffel siginifica batata em alemão, então esse prato é feito com esse alimento maravilhoso. Ele é uma bola de massa de batata que se assemelha a uma almôndega. Seu prepara é em água quente, como o nhoque, mas de forma grande. Sempre vem acompanhado de um molho, na maioria das vezes um molho de cerveja escura. Você pode comê-lo puro ou acompanhado de uma carne. Tem também quem recheie as bolas com alguma carne ou algum outro alimento, então aí irá do seu paladar.

 

9. Sauerkraut

Muitos consideram esse um dos principais pratos típicos da Alemanha, porque ele está presente em diversos pratos. Porque na verdade ele é mais um acompanhamento, do que um prato em si. No Brasil os chamamos de chucrute, ou seja, repolho azedo. Você pode encontrar ele no repolho roxo e no repolho branco. Eu particularmente acho os dois saborosos e uma ótima opção para escolherem de acompanhamento.

 

10. Königsberger

Se assemelha uma almôndega e é uma ótima opção mais barata de carne. Eles são formados com diferentes tipos de carnes, mas não carnes nobres. Esses bolinhos de carne são servidos com um maravilhoso molho bechamel e alcaparras que o deixam levemente salgado. É um prato que encontrará por toda a Alemanha e muito gostoso.

 

11. Fischbrötchen

Você encontrará esse prato mais para o norte do país e nas cidades litorâneas. Claro que se forem nos mercados de peixe acharão muitos lugares que vendem esse prato. Ele é um sanduíche recheado com molho, rodelas de picles e uma fatia de peixe, ou até mesmo dele inteiro, porém limpo. Então não deixe de experimentar esse sanduíche de peixe e me conta depois o que achou.

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário